Embratur

Presidente do Fornatur pede apoio pelo fortalecimento da Embratur

por — publicado 27/09/2017 00h00,
última modificação 27/09/2017 10h54

Foto por: Embratur

Alisson Andrade (Embratur), durante 3ª Reunião Extraordinária do Fornatur

Alisson Andrade (Embratur), durante 3ª Reunião Extraordinária do Fornatur

Para Felipe Carreras, o turismo no Brasil só terá destaque no cenário internacional se o PL 2724/2015, de transformação da Embratur, for aprovado 

O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, pediu apoio aos representantes do setor para pressionar os parlamentares de cada estado pela aprovação do projeto de lei que sugere a transformação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em Serviço Social Autônomo. O pedido foi feito durante a 3ª Reunião Extraordinária do Fornatur, realizada nesta terça-feira (26), no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). 

“Proponho que a pauta da aprovação do PL, junto a outros temas de esforço de fortalecimento do turismo, seja inserida na nossa agenda institucional. Só iremos melhorar nossos números turísticos com uma Embratur valorizada e com orçamento aquecido”, disse o presidente do Fornatur. 

Os representantes dos estados brasileiros debateram sobre Cadastur, Lei Geral do Turismo, Lei de Incentivos Fiscais para o Turismo no Brasil e demais demandas, como a facilitação de vistos e o incentivo para a aviação nacional. 

O coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Alisson Andrade, também esteve presente e reforçou pela consolidação do setor. Ele falou, ainda, das ações desenvolvidas pelo Instituto e apresentou as atividades que serão executavas durante a realização da 45ª Abav Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, que vai de 27 a 29 de setembro, em São Paulo. 

Alisson Andrade aproveitou a oportunidade para convidar a todos os secretários e representantes das secretarias de Turismo dos Estados para conhecer os estudos realizados pela Embratur sobre a atuação do Brasil no exterior, no que tange a sua imagem e comercialização de destinos. 

“O Seminário de Inteligência Competitiva é uma ação que inserimos na agenda do Instituto, pela importância de posicionamento dos destinos brasileiros no mercado global. Além disso, é fundamental para todos conhecer a atual participação do Brasil no turismo mundial e quais são nossos principais concorrentes, por exemplo”. 

A atividade será realizada nesta quarta-feira, dia 27, às 17h, na Vila do Saber - espaço na feira voltado à capacitação e troca de experiência. 

O representante do Instituto vai apresentar informações, obtidas com base em estudos realizados pela Embratur, por meio dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) localizados na Europa, Américas do Sul e do Norte e Japão. Alisson também irá discorrer sobre conjuntura socioeconômica, perfil de consumo e estrutura de mercado nos continentes. 

Para ele, as informações que serão apresentadas têm como objetivo subsidiar as estratégias de promoção dos destinos brasileiros, assim como auxiliar os empresários a fechar negócios no exterior. “Além disso, os dados podem ser extremamente relevantes para gestores turísticos governamentais”, completa Alisson Andrade. 

A Embratur também apoia o Programa Comprador Convidado (hosted buyers). Durante a feira, deverão ser promovidas mais de mil reuniões entre marcas expositoras e profissionais com poder de decisão em empresas nacionais previamente selecionadas pelo volume de negócios com o turismo.

Além disso, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, está presente hoje na abertura oficial da ABAV Expo, e participará de reuniões, entre elas, com empresa de tecnologia especializada na comercialização de destinos turísticos. Dentro da agenda, também está incluída participação na mesa redonda “Brasil: potência no turismo mundial. É possível?”.

Voltar ao topo