EMBRATUR

Presidente da Embratur participa de ação contra o Aedes em Santa Catarina

por — publicado 13/02/2016 00h00,
última modificação 13/02/2016 19h47

Foto por: Secom Governo de SC

Vinícius Lummertz cumprimenta um dos militares engajado na campanha de mobilização contra o Aedes

Vinícius Lummertz cumprimenta um dos militares engajado na campanha de mobilização contra o Aedes

Vinícius Lummertz acompanhou mutirão de conscientização com o reforço das Forças Armadas

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, participou neste sábado (13) de ação do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, em Florianópolis (SC). A data marca uma grande mobilização nacional do Governo Federal contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika. A força-tarefa contou com a participação de 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica em todo o País. 

Em Santa Catarina, Lummertz esteve acompanhado de Tufi Michreff Neto, diretor de Administração e Finanças do Instituto. Junto do governador de Raimundo Colombo; da presidente da Caixa Econômica Federal e ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior; e de demais autoridades da prefeitura e do governo local, eles participaram da solenidade de abertura do “Dia D”, no Parque dos Coqueiros. 

Em seguida, foi iniciado o mutirão nas ruas de Florianópolis com agentes comunitários de Saúde, para orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito. Somente na região Sul, 23,7 mil militares reforçaram visitas às residências. 

“O Turismo está muito engajado nesse movimento. O governo federal colocou todos os recursos financeiros, tecnológicos e humanos necessários nessa luta em defesa da vida, agora a sociedade precisa fazer a sua parte”, afirma Vinícius Lummertz. O presidente lembra que, na Embratur, estão sendo executadas atividades de caráter mobilizador para conscientizar funcionários e parceiros da necessidade de erradicarem criadouros do mosquito em seus ambientes de trabalho e em suas casas. 

A mobilização deste sábado soma-se às constantes ações que a Embratur realiza desde o mês de janeiro, incluindo a adoção de medidas rotineiras, como vistoria e retirada de possíveis focos do mosquito, como prevenção e combate ao vetor no edifício-sede e nas demais instalações do Instituto. Também por meio de palestras educativas, os servidores e colaboradores estão sendo engajados na campanha. 

PLANO NACIONAL

O Dia Nacional de Mobilização Zika Zero faz parte dos esforços do Governo Federal previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Todos os órgãos federais estão mobilizados para atuar conjuntamente neste enfrentamento, que contará também com a participação dos governos estaduais e municipais. 

As visitas de rotina às residências para eliminação e controle do vetor ganharam o reforço das Forças Armadas e de mais de 266 mil agentes comunitários de saúde, além dos 46,5 mil agentes de endemias que já atuavam regularmente nessas atividades. A orientação é para que esse grupo atue, inclusive, na organização de mutirões de combate ao mosquito em suas regiões.

Voltar ao topo