Embratur

Presidente Gilson Machado Neto salienta recuperação rápida do turismo interno em live da Festuris Gramado

por — publicado 18/06/2020 00h00,
última modificação 19/06/2020 13h01

Foto por: Divulgação

Gilson Machado Neto durante a live com os CEO´s da Festuris Gramado

Gilson Machado Neto durante a live com os CEO´s da Festuris Gramado

Nesta quinta-feira (18/6), o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, participou de live realizada pela Festuris Gramado – Feira Internacional do Turismo. Em 2019, durante sua 31ª edição, a Festuris contou com 2.700 marcas expostas, 17 mil participantes, 65 destinos internacionais presentes e mais de 4 mil agendas de reuniões, além de 250 palestras e workshops na área de conteúdo.

Ao abrir a live, os CEO's da Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello mencionaram a atenção especial que têm recebido da Embratur. “Agradecemos o carinho com a Festuris e a atenção que o presidente Gilson nos deu desde que assumiu a presidência da Embratur, inclusive participando da Festuris em 2019, e agora também aceitando o convite para esta live”, disse Marta.

Gilson agradeceu e afirmou que a Festuris é um dos eventos mais importantes para a América Latina. “Nossa participação ano passado foi excelente e cada vez mais a Festuris vem se superando”, disse.

Sobre o atual momento do Turismo, Gilson indicou que o ano de 2020 é de grandes perdas para o turismo por conta da pandemia mundial causada pelo Coronavírus. “Nosso setor foi o mais atingido, mas não só o nosso setor está sofrendo. Ainda assim temos também boas notícias”, salientou.

Perguntado sobre a atuação especial da Embratur com relação a divulgação do Turismo interno, Gilson indicou que a Agência vê positivamente o incremento do Turismo de curta distância. “O mundo vai demorar um tempo para se recuperar, mas a boa notícia par ao turismo interno é que o Brasil é exportador de turistas. Emitimos de 11 a 12 milhões de turistas enquanto recebemos 6,5 milhões. Com o aporte desses milhões de pessoas que não irão viajar do exterior, a gente já vê, em vários hotéis, as reservas para o final deste ano e para janeiro e fevereiro do ano que vem em níveis iguais aos do ano passado”.

Segundo o presidente da Embratur, o turismo de Natureza, onde há menos aglomeração de pessoas, será o principal contemplado. “ O Turismo ao ar livre será valorizado. O Turismo de negócios, por exemplo, será diferente, pois estamos nos acostumando a usar a tecnologia para fazer reuniões. Todos vão procurar segurança para se deslocar, com uso de equipamentos adequados de proteção individual, e o Turismo de natureza será o pulo do gato”, ressaltou.

Gilson mencionou uma nota divulgada pela Organização Mundial do Turismo em que o Brasil é reconhecido como o país de maior potencial de crescimento para o turismo no mundo, exatamente por conta de sua variedade de opções com relação ao turismo de natureza. “Nenhum país possui seis biomas como o Brasil. Temos a Amazônia, os Pampas, a Caatinga, o Cerrado, o Pantanal e a Mata Atlântica. Além disso ainda temos a nossa Amazônia Azul, com 8,5 quilômetros de costa, 800 ilhas, e a maior capacidade hídrica do mundo, que nos permite uma capacidade inigualável de pesca esportiva, mergulhos de contemplação. E não temos desastres naturais no Brasil”, detalhou.

Concordando com as palavras de Gilson e os dados apresentados, os CEOS da Festuris agradeceram a participação do presidente da Embratur. “Vamos melhorar nossa competitividade, mas primeiro vamos nos livrar dessa pandemia”, disse Eduardo Zorzanelo.

A FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo terá em 2020 a sua 32ª edição, marcada para entre 05 a 08 de novembro. A feira é realizada no Serra Park em Gramado, e é considerada pelo trade a mais efetiva plataforma de negócios da América do Sul, sendo a segunda maior em tamanho.

A Feira de Negócios é segmentada e reúne as principais tendências do turismo, atualmente o FESTURIS conta com: Espaço Termalismo e Bem-Estar; Espaço Viagem pela Cultura e Costumes; Espaço Business; Espaço Luxury; Espaço MICE & Experience; Sustentabilidade e Acessibilidade; Espaço LGBT; Espaço Entretenimento; Espaço Wedding e Espaço Gastronomia.

Voltar ao topo