EMBRATUR

Olimpíada brasileira tem ampla divulgação na Europa

por — publicado 11/03/2016 00h00,
última modificação 11/03/2016 17h24

Foto por: Divulgação

Arialdo Pinho (Ceará), Vinícius Lummertz (Embratur), Roberto Rocha (Maranhão), Celina Tourinho (Piauí) e Rafael Felismino (Embratur)

Arialdo Pinho (Ceará), Vinícius Lummertz (Embratur), Roberto Rocha (Maranhão), Celina Tourinho (Piauí) e Rafael Felismino (Embratur)

Missão do turismo por Portugal, França e Alemanha contou com apoio dos mascotes olímpicos, firmou parcerias e atraiu turistas para a Rota das Emoções 

Para promover a Olimpíada e Paralimpíada 2016 no exterior, o time da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi reforçado com os mascotes Tom e Vinicius em duas grandes feiras internacionais: a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), em Portugal, e a ITB Berlin, na Alemanha. “Os mascotes foram importantes para atrair a atenção do trade, de turistas e de atletas olímpicos nos estantes do Brasil, ajudando a disseminar as mensagens e os valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico”, afirmou Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, que acompanhou ambos os eventos. 

Segundo Lummertz, a viagem ao Brasil para assistir os Jogos no Rio de Janeiro e em outras quatro cidades-sedes que abrigarão as partidas de futebol será uma oportunidade para os visitantes conhecerem a diversidade do turismo brasileiro. Além da divulgação do mundial, o presidente da Embratur e uma comitiva brasileira se reuniram com o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, e com a secretária de Estado de Turismo daquele país, Ana Mendes Godinho. As autoridades estabeleceram atuação integrada para aumentar o fluxo de visitantes entre os dois países. 

Em seguida, Vinícius Lummertz partiu para Paris, onde se encontrou com o ministro do Comércio Exterior e Turismo da França, Mathias Fekl. A principal pauta da reunião foi a necessidade das duas nações firmarem acordo bilateral em prol do turismo internacional. “Brasil e França precisam estreitar relações e trocar mais experiências”, completou. O presidente estava acompanhado, entre outras autoridades, pelo ministro brasileiro Henrique Eduardo Alves. 

Na oportunidade, Lummertz afirmou que é preciso buscar referências mundo afora para construir uma gestão que responda às necessidades do mercado turístico e possibilite ao Brasil competir com outros países no mesmo patamar. Segundo ele, é preciso diminuir a burocracia e estimular os negócios turísticos no Brasil, que chegam a influenciar 53 diferentes setores da economia: “A Embratur está pronta para encarar esse desafio”. 

Saindo da França, a comitiva brasileira seguiu para a Alemanha, onde, no dia 10 de março, apresentou o destino Rota das Emoções (Jericoacara/CE, Lençóis Maranhenses/MA e Delta do Parnaíba/PI) a jornalistas e operadores de turismo que participaram da ITB Berlin. “Estamos otimistas quanto à forte presença de visitantes estrangeiros que assistirão os Jogos e que devem aproveitar a taxa cambial para visitarem outros destinos brasileiros, como as belezas naturais da Rota das Emoções”, disse Vinícius Lummertz.  

Lummertz acredita que a localização da Rota, no Nordeste do Brasil, com trajetos mais próximos da Europa e também dos EUA, será fundamental para desenvolver esses destinos: “O turista internacional procura destinos com belezas naturais, conforto, tranquilidade e segurança. É exatamente o que temos em Lençóis, Delta e Jeri. Tudo isso a poucas horas de voo da Europa e dos Estados Unidos”. 

BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa

A 28ª edição da BTL, que teve o Brasil como País homenageado, foi realizada em Lisboa e contou com a presença de mais de 1.000 expositores. Os três primeiros dias do evento foram dedicados a profissionais do turismo e os dois últimos dias para o público em geral. Segundo a organização, a BTL é uma oportunidade para o trade encontrar compradores profissionais, analisar tendências e conhecer o mercado nacional e internacional. Já o público, pode conhecer novos destinos, comparar propostas e comprar a preços competitivos. A programação incluiu conferências, workshops, encontros empresariais, entre outras atividades. 

ITB Berlin 2016

A ITB Berlin é considerado fórum central para o marketing e para a comunicação no setor das viagens, além de ser a maior feira de serviços deste setor. O evento possibilita ao expositor se dirigir tanto ao profissional do ramo como ao público geral. O Brasil participou da feira com dois espaços: um estande de 405m² com multiprodutos e outro de 18m² no pavilhão LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). O País contou com a participação de expositores do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e do Rio de Janeiro.

Voltar ao topo