Embratur

Imprensa europeia aponta Pantanal como opção para conhecer a fauna brasileira

por — publicado 01/06/2016 00h00,
última modificação 02/06/2016 11h39

Foto por: Embratur

A alemã Nicole Biarnés, editora do portal Freibeuter Reisen, durante press trip no Mato Grosso do Sul

A alemã Nicole Biarnés, editora do portal Freibeuter Reisen, durante press trip no Mato Grosso do Sul

Divulgação de atrativos de Ecoturismo e Turismo de Aventura resulta de press trip promovida pela Embratur

Press trip realizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em maio propiciou à alemã Nicole Biarnés, editora do portal Freibeuter Reisen, uma das experiências mais gratificantes que uma visita ao Pantanal brasileiro pode oferecer. “Fui acordada por um barulho alto. Não eram de macacos, como eu esperava, mas de uma arara-azul que, contente, cantava na árvore próxima ao quarto em que eu dormia”, conta. 

Com planície de 210 mil quilômetros, que se espalha por três países e abriga mais de 650 tipos de aves, Mato Grosso do Sul ostenta um dos fenômenos mais bonitos do Centro-Oeste: a peregrinação de papagaios-verdadeiros, o famoso louro de penas verdes. Turistas aventureiros, aponta o portal, têm a chance de conhecer as mais de 80 espécies de mamíferos que povoam o território.

“A onça-pintada, uma das vistas mais cobiçadas, é um exemplo de como a riqueza da fauna brasileira é convidativa para quem gosta de associar viagem, aventura e natureza. Observar o sol se diluindo em cores no horizonte também é uma experiência única”, destaca a reportagem. Biarnés, que sonhava em chegar pertinho dos jacarés, indica como melhor ponto a ponte do Paizinho, onde os répteis se aglomeram para tomar banho de sol: “A imaginação chega a fabricar cenas dignas de filmes de terror”.

O segmento do Ecoturismo e do Turismo de Aventura, que movimenta US$ 265 milhões no mundo anualmente, aparece em 3º lugar na preferência dos turistas alemães, mercado considerado o 7º maior emissor mundial de turistas para o Brasil e o 2º emissor europeu, de acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo. Entre os destinos brasileiros preferidos no País, estão Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Manaus, Bonito e Pantanal.

“A demanda por este tipo de turismo é crescente e o Brasil tem se preparado para receber o visitante com excelência. Publicações como esta mostram nossas ofertas de Ecoturismo a potenciais turistas internacionais, contribuindo com a divulgação e comercialização dos destinos brasileiros”, comenta José Antônio Parente, presidente substituto da Embratur. Ele lembra que o Brasil ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta, segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF).

Veículo britânico endossa blogueira alemã

Correspondente do The Guardian na América do Sul, o repórter aventureiro Alex Bellos admite, em texto no veículo inglês, que o melhor lugar para ver animais selvagens no Brasil é o Pantanal, onde, segundo ele, “os bichos, muitas vezes, param na frente do turista, como se estivessem fazendo testes para documentário sobre a vida humana”.

O meio ideal para explorar a região, aponta o britânico, é cavalgando: “Introduzido por pecuaristas ao longo de gerações, o ‘cavalo pantaneiro’ é pequeno, dócil e de fácil manuseio para quem deseja praticar montaria, o animal é capaz de percorrer longas distâncias na água e em solo”. A Inglaterra é o 4º maior País emissor de turistas da Europa e 9º maior do mundo. Em 2015, 189 mil britânicos visitaram o Brasil.

Confira a íntegra da matéria em: http://bit.ly/1UhUqlx.

Voltar ao topo