Embratur

Gilson Machado Neto recebe representantes da organização da 24ª Surdolimpíada de Verão

por — publicado 02/09/2020 00h00,
última modificação 02/09/2020 16h17

Foto por: Divulgação

Presidente Gilson Machado Neto recebeu materiais promocionais da 4ª Surdolimpíada de Verão, que será realizada em Caxias do Sul em dezembro de 2021

Presidente Gilson Machado Neto recebeu materiais promocionais da 4ª Surdolimpíada de Verão, que será realizada em Caxias do Sul em dezembro de 2021

Nesta quarta-feira (2/9), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Gilson Machado Neto, recebeu, em seu gabinete, representantes do Comitê Plural da 24ª Surdolimpíada de Verão, que terá como sede o município de Caxias do Sul (RS) e será disputada entre 5 e 21 de dezembro de 2021. A madrinha do evento é a primeira-dama da República e presidente do Conselho do programa Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, a quem os representantes da organização da competição visitaram na véspera da reunião na Embratur.

Conhecida internacionalmente como Deaflympics, a Surdolimpíadas de Verão é um certame multidesportivo internacional que ocorre a cada quatro anos – no intervalo entre um evento e outro, a cada dois anos, ocorre também as Surdolimpíadas de Inverno. Será a primeira vez que um país da América Latina receberá o tradicional evento, realizado desde 1924, e são esperados mais de 4 mil atletas deficientes auditivos, oriundos de mais de 100 países, disputando em 100 modalidades esportivas.

Além de mostrar vídeos promocionais preparados pela organização do evento, com a participação da primeira-dama, os visitantes solicitaram ao presidente da Embratur auxílio para a divulgação da competição. “Devemos ter mais de 10 mil pessoas em Caxias do Sul e nas cidades vizinhas, pois os atletas vêm acompanhados”, explicou o presidente da 24ª Surdolimpíada de Verão, Emir José da Silva.

Gilson Machado Neto demonstrou que a Agência aguardará uma proposta a ser encaminhada para a gerente de Relacões Institucionais e Imprensa da Embratur, Adriana de Lucena, que viabilizou a reunião e é natural de Caxias do Sul. “Será um prazer ajudar a divulgar um evento tão importante e inclusivo. Vamos trabalhar para tornar viável que isso ocorra”, disse Gilson Machado Neto.

Em ambas as reuniões estiveram presentes o presidente da 24ª Surdolimpíada de Verão, Emir José da Silva, o secretário de esportes de Caxias do Sul, Gabriel Citton, e o vice-presidente da International Committee of Sport for the Deaf (ICSD), Gustavo Perazzolo, que é deficiente auditivo e esteve acompanhado de uma interprete de libras. Perazzolo foi responsável por batizar o presidente da Embratur em libras: por ser sanfoneiro, o gesto que identifica Gilson Machado Neto se assemelha ao movimento que é feito para tocar sanfona.

Ao final da reunião, foi entregue ao presidente da Embratur um vinho especial produzido na Serra gaúcha, oferecido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde a maior parte da competição será realizada. Também foram entregues materiais promocionais da 24ª Surdolimpíada de Verão incluindo máscara e camiseta.

Voltar ao topo