Embratur

Embratur segue tendência digital na maior feira de turismo da França

por — publicado 05/10/2018 00h00,
última modificação 05/10/2018 18h09

Foto por: Irakerly Filho

Estande da Embratur na Top Resa 2018

Estande da Embratur na Top Resa 2018

Além de ações de relacionamento com representantes do trade, Instituto troca experiência com influenciadores digitais internacionais

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) encerrou a participação, de quatro dias, com 15 entidades públicas e privadas brasileiras, em mais uma edição da IFTM Top Resa, uma das maiores feiras de turismo da Europa. O evento aconteceu entre 25 e 28 de setembro, na capital Paris. Amazonas, Bahia, cidade de Foz do Iguaçu (PR), Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e litoral norte de São Paulo, foram os destinos turísticos representados no mercado, juntamente a operadores de turismo brasileiros.

Rio Grande do Norte, Bahia e Foz do Iguaçu apresentaram atrativos turísticos das regiões em capacitação. Além disso, o embaixador do Brasil na França, Paulo Campos, e o conselheiro Alberto Luiz Fonseca, também visitaram o espaço do Brasil na feira.   

O evento, que reúne empresas e profissionais internacionais para troca de informações, palestras e workshops, realização de negócios, aproximação e fortalecimento do relacionamento com clientes da cadeia produtiva do turismo, promoveu um movimento diferenciado este ano. A “Village des Influenceurs” (ou vila de influenciadores em tradução livre) reuniu 32 influenciadores digitais internacionais para troca de ideias e possíveis parcerias com o trade presente na feira.  

De acordo com Mariana Freitas, da Coordenação-Geral de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa da Embratur, durante os quatro dias, oito profissionais ficaram à disposição dos expositores da feira para um ambiente de interação. “Ali, o trade internacional teve a oportunidade de trocar informações para posteriores ações em conjunto, para divulgação de atrativos, produtos e destinos turísticos. Além de ser uma ótima chance de conhecermos o trabalho em ambiente digital, que tem sido o foco do trabalho de promoção do Instituto neste momento”, destacou a representante da Embratur no evento. Os influenciadores foram divididos por categorias como viagens a lazer, com família, negócios, aventura e esporte.

A França é um mercado promissor, já que é o principal emissor de turistas europeus para o Brasil. “Os franceses buscam imersão cultural em suas viagens, como consta no Panorama de Comercialização da Embratur, produzido a partir da visão do trade francês em relação ao Brasil. Nesse sentido, nosso País possui uma diversidade enorme de recursos a oferecer no mercado. A participação do Instituto na 40ª edição da IFTM Top Resa visa dar continuidade a ações que permitem uma exposição contínua da Marca Brasil, com o objetivo de elevar o fluxo de franceses para os destinos brasileiros”, afirmou a chefe de divisão da Coordenação-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Regina Motta.

Segundo ela, as ações do Instituto na feira focaram no aumento da competitividade aérea, para o fortalecimento e manutenção de novas rotas da Europa para o Brasil. Durante a feira, no dia 25 de setembro, a Air France-KLM e a GOL comemoraram um ano de parceria. Representantes da Embratur e das empresas aéreas estiveram reunidos para definir colaboração na articulação de criação de mais frequências de voos.

Para a presidente da Embratur, Teté Bezerra, o trabalho conjunto desenvolvido entre as empresas aéreas e o Instituto permite não apenas a sinergia de malha aérea entre diversas cidades europeias e o Brasil, mas também mostra o aumento da procura de turistas pelo País. “Com mais opções de voos, juntamente às nossas ações de divulgação dos destinos e atrativos turísticos brasileiros, como os novos produtos digitais lançados [Visit Brasil Market Place e os portais Parques Temáticos e Surf Brasil], haverá maior conforto, vantagens nos serviços e ofertas de frequências aéreas para o turista que deseja conhecer o Brasil”, disse.  

A Air France-KLM realiza, atualmente, cinco voos diretos semanais para a capital cearense, sendo três de Amsterdã e dois de Paris. As operações da companhia europeia para Fortaleza serão diárias em breve. A partir de 2 de abril de 2019, o destino brasileiro receberá mais uma frequência da KLM, às terças-feiras, totalizando quatro voos semanais para Amsterdã. As saídas extras já estão à venda nos mais diversos canais. Com a adição, o grupo Air France-KLM passará a ter 45 voos semanais para o Brasil, totalizando mais de 1,3 milhão de assentos.

Foi realizada, ainda durante a Top Resa, uma ação de relacionamento no estande da Embratur entre representantes do trade brasileiro e da empresa aérea Aigle Azur, para promoção do voo Paris-Campinas, em São Paulo. A companhia francesa tem codeshare (que é um acordo de cooperação pelo qual uma companhia aérea transporta passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra) com a brasileira Azul.

 

 

 

Voltar ao topo