Embratur

Embratur participa de lançamento do Investe Turismo em Recife

por — publicado 02/07/2019 00h00,
última modificação 09/07/2019 18h15

Foto por: Embratur

Apresentação cultural no lançamento do programa que beneficiará rotas de PE

Apresentação cultural no lançamento do programa que beneficiará rotas de PE

Gilson Machado, presidente da autarquia, defende mais investimentos para o setor 

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, defendeu, em Recife, nessa segunda-feira (01), durante lançamento do Programa Investe Turismo, a ampliação dos investimentos no setor, como forma de estimular a economia da região Nordeste.  Segundo ele, é preciso “destravar os gargalhos” da economia, investir na melhoria da infraestrutura, na formação e na capacitação profissional.

“Não consigo imaginar o bom funcionamento do Nordeste, a alavancagem de toda a região, sem pensar no setor do turismo”, afirmou Gilson Neto, durante a solenidade, com a presença de autoridades e representantes do setor.

Criado pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, o objetivo do programa Investe Turismo é acelerar o desenvolvimento de 30 rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos. O investimento será de R$ 200 milhões em 158 municípios.

Em Pernambuco, o programa incluiu investimentos em três rotas: Costa História e Mar (Recife, Olinda, Ipojuca e Fernando de Noronha); Costa Náutica Coroa do Avião (Ilha de Itamaracá e Igarassu); e História, dos Arrecifes e dos Manguezais (Tamandaré).

O presidente da Embratur destacou que essas regiões receberão apoio em diversas áreas, como o fortalecimento da governança, por meio de agenda entre setor público e privado, e melhoria de serviços e atrativos turísticos, com foco em micro e pequenas empresas. O programa incluiu também apoio para comercialização, por meio de campanhas promocionais, participação em eventos estratégicos, além da atração de investimentos e acesso a linhas de crédito.

“Esse programa vai contribuir para aumentar os atrativos e ampliar o número de turistas brasileiros e estrangeiros que visitam todos os anos a região”, disse Gilson Neto. Segundo dados oficiais, Pernambuco recebeu em 2018 cerca de 5,9 milhões de turistas. No período, o total de turistas estrangeiros aumentou 45,7% em relação a 2017, com destaque para Argentina e Itália como principais emissores.

 

Voltar ao topo