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Embratur estima mais de 2,4 milhões de estrangeiros no verão

por — publicado 05/12/2016 00h00,
última modificação 24/02/2017 12h51

Foto por: Embratur

Sucesso da Rio 2016 reforça atratividade de turistas estrangeiros para os melhores destinos de sol e praia no Brasil.

Sucesso da Rio 2016 reforça atratividade de turistas estrangeiros para os melhores destinos de sol e praia no Brasil.

Crescimento de 11% em relação ao ano passado deve ser impulsionado pela Rio 2016 e por campanha promocional no exterior

A menos de um mês para o verão no hemisfério Sul, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) estima a chegada de 2.420 milhões de turistas estrangeiros para a temporada no Brasil. O número representa crescimento de 11% em relação ao verão passado, quando o País recebeu 2.183 milhões de visitantes do exterior, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo.

O cálculo demonstra que o período, entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, corresponde a 1/3 do total de visitantes do exterior durante todo o ano de 2015 – fechado em 6,3 milhões – devido, principalmente, à alta atratividade dos estrangeiros pelos destinos de Sol e Praia. O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, aponta a promoção turística realizada pelo Instituto como um dos principais fatores para o crescimento, além do sucesso da Rio 2016.

“O Brasil está no imaginário das pessoas ao redor do mundo com o belíssimo espetáculo que apresentamos na Rio 2016. Nossa hospitalidade surpreendeu 98% dos visitantes dos Jogos e agora não seria diferente. A Embratur está explorando esse momento, que é impulsionado pelo câmbio favorável, para reforçar o convite a potenciais turistas e batermos novo recorde de fluxo estrangeiro nesse verão”, explica Lummertz.

Isenção de visto - A Embratur defende que a política de isenção de vistos de turismo adotada no período da Olimpíada e Paralimpíada do Rio (de 1º de junho a 18 de setembro de 2016) seja estendida, como forma de incrementar o setor e fortalecer a economia brasileira. A experiência com a medida representou aumento de 55,31% no número de estrangeiros com origem nos países beneficiados - Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, em relação ao mesmo período de 2015.

O posicionamento favorável do governo antes do verão poderia também contribuir para o crescimento de visitas de visitantes internacional. “Cálculos do MTur mostram que, caso a isenção seja permanente, o impacto na economia nacional alcançará US$ 175,2 milhões ao ano. Além disso, podemos analisar o caso da Argentina, que optou pela dispensa de vistos para norte-americanos em dezembro de 2015 e registrou aumento de 10% somente nos três primeiros meses do ano”, enfatizou Lummertz.

Tanto o ministro Marx Beltrão quanto o presidente Lummmertz já levaram a ideia de retomada da isenção para debate com o Ministério das Relações Exteriores e com a Casa Civil. Se a medida for aprovada pelo Governo, a tendência é que o novo período de isenção se estenda por dois anos.

Reforço na promoção - A alta procura dos turistas internacionais pelo verão brasileiro é impulsionada, entre outras medidas, pelas campanhas publicitárias da Embratur, que visam para aumentar o fluxo de estrangeiros no País. Para a próxima temporada, o Instituto preparou campanha provocativa que será veiculada até a virada do ano nas maiores emissoras de televisão do mundo: CNN, Fox, Discovery Channel e Natgeo.

A campanha já está no ar, em inglês e espanhol, na rede norte-americana de notícias CNN e, somente pela emissora, serão alcançados mais de 250 milhões de domicílios em 167 países. Nas demais, o agradecimento aos que viveram o País durante a Rio 2016 e o convite para experimentarem o verão brasileiro circulará em sete países da América Latina, 10 da Europa, no Canadá e em quatro das principais cidades dos Estados Unidos: Nova Iorque, Los Angeles, Chicago e Boston.  Confira o vídeo da campanha em inglês aqui e em espanhol, aqui.

O convite aos turistas estrangeiros para a melhor e mais quente estação do ano no Brasil vai além da mídia televisiva: os aeroportos na Argentina, Peru, Chile, Paraguai, Colômbia e Uruguai receberão ativações publicitárias com foco no verão brasileiro.

 

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