EMBRATUR

Embratur apresenta ações estratégicas para 2016 na 1ª reunião do Fornatur no ano

por — publicado 29/01/2016 00h00,
última modificação 29/01/2016 16h39

Foto por: .

Tufi Michreff Neto, diretor de Administração e Finanças da Embratur, durante explanação no Fornatur

Tufi Michreff Neto, diretor de Administração e Finanças da Embratur, durante explanação no Fornatur

Fórum ocorreu em Brasília com a participação efetiva dos Estados e do Ministério do Turismo

A 85ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes do Turismo (Fornatur) teve o seu 1º encontro anual realizado na capital federal com a apresentação de dirigentes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), nesta quinta-feira (28). “A Embratur se faz presente para dialogar e dar transparência às ações planejadas para 2016. Buscamos contribuições dos Estados para aprimorar a efetividade das ações que fomentam a entrada de turistas estrangeiros e a geração de divisas”, afirmou Tufi Michreff Neto, diretor de Administração e Finanças do Instituto.
 
Dentre as diretrizes da Embratur para 2016, Tufi destacou: a potencialização das ações de promoção, aproveitando o período de exposição dos Jogos Rio 2016; o fomento a parcerias com vistas a ampliar a capacidade de atuação; a intensificação do uso de ferramentas digitais para facilitar o acesso a informações sobre o destino Brasil; o incentivo a ações em apoio à comercialização; e a intensificação da estratégia de abertura de mercados em países potenciais. O novo portal Visit Brasil também foi apresentado aos participantes do Fórum pelo diretor de Administração e Finanças da Embratur.
 
Representantes do Ministério do Turismo apresentaram o organograma da nova estrutura do órgão, que faz parte da redução de custos do governo federal. Já o diretor do Departamento de Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, Rogério Cóser, divulgou iniciativas voltadas à atração de investimentos internacionais.
 
Por sua vez, o secretário de Turismo do Governo do Distrito Federal e presidente do Fornatur, Jaime Recena, demonstrou preocupação com os cortes orçamentários para o turismo e destacou a importância de se encontrar uma alternativa, tendo em vista a importância do setor para a agenda econômica do Brasil, “O turismo pode e deve contribuir cada vez mais para a geração de emprego e renda”, enfatizou.
 
O encontro serviu ainda para receber as contribuições dos Estados para a finalização do Plano Nacional de Turismo 2016-2019, que é elaborado pelo Ministério do Turismo e apresentará orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade no Brasil para os próximos quatro anos.
 
Fornatur
O Fornatur se reúne periodicamente para incrementar o desenvolvimento do setor, estimular o empreendedorismo e aumentar o fluxo de visitantes no Brasil. É um colegiado formado por secretários estaduais e presidentes de órgãos estaduais de Turismo. Os representantes debatem temas relevantes do turismo nacional, incorporam as demandas regionais, expressam o pensamento e a ação do executivo estadual na gestão do turismo, constituindo um bloco de expressão técnica e política. Atua junto ao Conselho Nacional do Turismo, como órgão assessor do Ministério do Turismo, na elaboração e na implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do turismo brasileiro. Sob a coordenação do Ministério do Turismo, integra o Núcleo Estratégico do Turismo.

Voltar ao topo