EMBRATUR

Brasil e Portugal ampliam cooperação para inovar em turismo

por — publicado 16/03/2017 00h00,
última modificação 16/03/2017 12h40

Foto por: Embratur

Ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Portugal, Raphael Azeredo; presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; conselheiro da Embaixada, Pedro Paulo Taunay; e secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves

Ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Portugal, Raphael Azeredo; presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; conselheiro da Embaixada, Pedro Paulo Taunay; e secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves

Troca de experiências entre Embratur e os portugueses foi o ponto alto do primeiro dia de participação na BTL 

A agenda do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, no primeiro dia da 29ª edição da BTL começou extensa, com a participação em eventos paralelos, como palestras, visitas, articulações e diversas reuniões com representantes do trade e autoridades portuguesas. Dentre essas, cabe destacar o importante compartilhamento de conhecimentos durante a apresentação do Plano de Turismo de Portugal 2027. 

“Em um momento em que se torna latente a transformação da Embratur em uma agência moderna capaz de investir, contar com parcerias e captar mais visitantes estrangeiros para o Brasil, conhecer planos inovadores de turismo como este são essenciais para acrescermos às nossas práticas”, afirmou Lummertz, que representou o Brasil ao deixar a sua contribuição na quarta-feira (15), juntamente com representantes de outros mercados presentes, como o Reino Unido, a França e a Alemanha. 

A base do Plano de Turismo de Portugal, desenvolvido para otimizar o crescimento do setor até 2027, é focada em três pilares sustentáveis: o ambiental, o social e o econômico. O projeto é direcionado para uma maior dispersão dos turistas, dentro do País, durante o ano todo. O governo português quer crescer 4% ao ano até 2027. 

“O nosso objetivo é que o turismo tenha capacidade de gerar mais valor – nós sabemos que tem –, com capacidade de criação de empregos e geração de riquezas”, destacou Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, na apresentação da Estratégia 2027. “O turismo é fundamental para a economia”, arrematou o Vítor Neto, presidente do Conselho Estratégico da Bolsa de Turismo de Lisboa. 

No estande do Brasil na feira, também ocorreram encontros com o trade e parceiros para discutir a questão do transporte aéreo no mundo, tendências e desafios e possíveis parcerias com companhias aéreas. Vinicius Lummertz ainda participou da comemoração dos 50 anos do trecho Lisboa-Recife-Lisboa no estande da TAP e concedeu entrevistas à imprensa portuguesa. 

A maior feira poencializadora de network nos mercados que integram o turismo de Portugal teve início nesta quarta-feira (15) e segue até o domingo (19), em Lisboa. 

Pré-BTL

Na terça-feira (14), dia que antecedeu a BTL, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, se reuniu com os ministros portugueses, na Embaixada do Brasil em Portugal, ocasião em que foi discutido o incremento da presença brasileira no mercado português e definida a participação do Brasil na feira Mundo Abreu, que acontecerá 8 e 9 de abril, em Lisboa.

Voltar ao topo