Embratur

Brasil apresenta produtos turísticos e fomenta negócios para o mercado argentino

por — publicado 30/09/2018 00h00,
última modificação 30/09/2018 11h18

Foto por: Roberto Castro/MTur

Estande brasileiro com muito movimento no dia de abertura da feira, em Buenos Aires

Estande brasileiro com muito movimento no dia de abertura da feira, em Buenos Aires

Embratur marca presença na FIT Buenos Aires, lança novos produtos digitais e viabiliza negócios para aumentar número de turistas internacionais no Brasil

A 23ª edição da FIT Latina América (Feira Internacional de Turismo da América Latina) foi aberta neste sábado (29), em Buenos Aires, com a presença marcante do Brasil por meio do estande da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O instituto apresenta para o mercado argentino, principal emissor de turistas para o Brasil, e para toda América do Sul, os novos produtos digitais que acompanham a tendência de digitalização do setor e promove a participação de secretarias de estado e profissionais do setor para fechamento de negócios.      

A presidente da Embratur, Teté Bezerra ressalta a importância de constantemente estreitar os laços com os principais consumidores e vendedores internacionais do Brasil – o turista argentino e o trade local.

“A FIT é  um evento estratégico assim como o mercado argentino. A Argentina envia para o nosso pais 40% do total de turistas estrangeiros que visitam nossos destinos. Em números, isso significa 2,5 milhões de turistas e a receita de US$ 1,5 bilhão por ano”, destaca.

Teté Bezerra lembra que o evento abre também a oportunidade de intensificar conversas e ações de integração da promoção turística no continente. O Brasil já tem ações em andamento com a Argentina, através de roteiros integrados para mercados remotos, como a China, com destaque para Foz do Iguaçu, destino que abriga as Cataratas do Iguaçu, patrimônio natural que pertence as dois países.   

O ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, concorda que ambos os países e os vizinhos sul-americanos precisam trabalhar juntos seus produtos.  

“A FIT é, provavelmente, a feira de turismo mais importante da América do Sul é uma grande oportunidade para o Brasil se consolidar em um mercado muito fiel, como o argentino. Somos os nossos principais clientes e precisamos trabalhar juntos. Não apenas para aumentar o fluxo de um lado e de outro, mas para captar terceiros mercados, ressalta Santos”.

O ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz também esta em Buenos Aires e considera importante a forte presença do Brasil na feira. “Este evento oportuniza reunir tanto os operadores emissores de turistas quanto o cliente final, que pode conhecer os destinos nacionais. Estamos presentes aqui há muitos anos, pois durante a FIT são fechados negócios na esperança que o turismo continue a crescer para continuarmos gerando emprego e renda”, pondera.       

A Embratur participa da FIT com um estande moderno, com o uso de muita tecnologia, seguindo a tendência do setor de turismo que, a cada dia, se torna mais digital e próximo das inovações tecnológicas. O espaço tem 178,5 m² e conta com 24 co-expositores, sendo metade empresas privadas e metade parceiros públicos. Estão presentes secretarias municipais e estaduais de turismo de diferentes regiões, além de empresas, operadoras e representantes da hotelaria nacional que poderão fechar negócios nos quatro dias de feira. 

Santa Catarina é um dos entes da federação que marca forte presença na feira. O governador do estado Eduardo Pinho Moreira destaca que o estado é um dos que mais recebe turistas argentinos, especialmente para a temporada de verão. 

 “Apenas na última temporada de verão, 1,2 milhão de argentinos frequentaram o nosso estado. Aqui na FIT estão reunidos mais de 50 países e milhares de expositores, além da presença de autoridades do Mercosul e do mundo, o que mostra sua importância. O turismo é a indústria que mais cresce e por isso temos que estar presente para estreitar relacionamento e estimular esse fluxo”, afirma o governador.

FIT BUENOS AIRES

A 23ª Edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina acontece até o dia 2 de outubro no Centro de Exposições La Rural, em Palermo. A edição deste ano segue a linha de inovação do setor e reúne todo o turismo com uso de tecnologia. Em 16,4 mil metros quadrados de exposição, estão reunidos 1,5 mil expositores e, segundo os organizadores, a feira pretende bater recorde de visitantes, com a presença de mais de 100 mil pessoas.

Voltar ao topo