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Brasil apresenta Resorts e fomenta negócios com mercado sul-americano

por — publicado 03/10/2018 00h00,
última modificação 03/10/2018 15h56

Foto por: Divulgação

Leila Holsbach, da Embratur, com Alberto Cestrone e  Ricardo Domingues da ABR

Leila Holsbach, da Embratur, com Alberto Cestrone e Ricardo Domingues da ABR

Rodada de negócios e seminários para divulgar diversidade de atrativos brasileiros no segmento são fruto de parceria entre a Embratur e Associação Brasileira de Resorts

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) promoveu, no início de outubro, em Buenos Aires, durante a FIT (Feira Internacional de Turismo da América Latina), o diversificado potencial brasileiro no segmento de resorts para o mercado sul-americano. Os seminários e rodada de negócios com operadores do continente tem o objetivo de subsidiar os buyers internacionais com informações sobre o leque de opções de empreendimentos que o país oferece e possibilitar o fechamento de negócios.

Os encontros com profissionais dos mercados argentino, uruguaio e paraguaio contam com o apoio do Comitê Descubra Brasil e representam o primeiro passo da parceria entre o instituto e a ABR (Associação Brasileira de Resorts) para promoção internacional dos meios de hospedagem. Nesta quarta-feira (03), foram realizados, na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, um seminário e uma rodada de negócios que reuniu 17 resorts nacionais e 58 empresas, entre operadoras e agencias de viagens argentinas. Na segunda-feira anterior (01), no pavilhão da FIT, foi realizada reunião com o comitê Descubra Brasil Uruguai, que contou com a participação de oito operadoras e 15 resorts brasileiros.

No próximo dia 10, será a vez do mercado paraguaio. São esperados 70 operadores e agentes locais. A apresentação será na Embaixada brasileira em Assunção e acontece dias antes da abertura da FitPar (Feira Internacional do Turismo do Paraguai).

Para a presidente da Embratur, Teté Bezerra, as ações com o trade sul-americano são fundamentais para mostrar aos compradores internacionais que o Brasil tem diversos empreendimentos de qualidade e criam um ambiente de negócios para estimular a vinda de mais turistas do continente para o Brasil.

“Temos variados resorts espalhados por todo o território e com grande quantidade de leitos e atrações. É mais um exemplo da diversificação de oferta que o Brasil apresenta para o mercado internacional. Além dos empreendimentos localizados no litoral, temos também resorts no interior, com foco no Ecoturismo”, destaca.

O presidente da ABR, Alberto Cestrone, afirma que a parceria com a Embratur é fundamental para a promoção do potencial do país no segmento para o mercado internacional. Segundo ele, os eventos reúnem agentes de viagens interessados nos resorts brasileiros e espera mais ações para estimular o mercado sul-americano.

“Uma das prioridades da Resorts Brasil é retomar o mercado internacional. A ação com operadores do Uruguai, Argentina e Paraguai é um início promissor, uma vez que são mercados que respondem de maneira rápida,” avalia.

O espaço de crescimento no mercado internacional é considerável. O perfil dos hóspedes nos resorts brasileiros é 91% nacional e apenas 9% internacional, de países como Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos e Paraguai.

A diversidade de atrações em todas as cinco regiões brasileiras é considerada uma vantagem competitiva. De acordo com a assessora da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto, Leila Holsbach os produtos brasileiros do segmento estimulam também a economia local dos destinos.

“Existem opções variadas para os mercados argentino, uruguaio e paraguaio. Os atrativos são diversos e o turista estrangeiro encontra, por exemplo, resorts com pensão completa e meia pensão. O conceito de resort no Brasil não é exclusivamente voltado para que o turista permaneça todo o tempo no empreendimento. O visitante usufruí tudo o que o destino tem a oferecer, conhece a cidade e tem acesso aos restaurantes e ao comércio local”, explica.

Segundo Leila, a parceria entre a Embratur e a ABR pode trazer resultados positivos para o Brasil e a previsão é promover ações pontuais durante todo o ano de 2019 para incrementar esse fluxo internacional de turistas nos resorts brasileiros.

A Associação Brasileira de Resorts foi fundada em 2001 e reúne 52 empreendimentos localizados em 13 estados brasileiros. Os resorts associados geram mais de 10 mil empregos diretos e disponibilizam 15 mil quartos. Em 2017, receberam 4,5 milhões de hóspedes, com faturamento total de aproximadamente R$ 2 bilhões.

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