Embratur

Notícias

Cultura e praias são paixões na Velha Bota

Cultura e praias são paixões na Velha Bota

Italianos adoram as praias brasileiras; Ecoturismo é potencial neste mercado Europeu Brasil e Itália possuem uma forte ligação afetiva. Boa parte do nosso País tem grande influência do povo italiano, que veio morar aqui há muito tempo atrás. Hoje, os visitantes, que são mais de 180 mil a cada ano, buscam desfrutar das nossas praias e do sol que brilha por aqui durante o ano todo. Os italianos viajam ao Brasil durante o inverno europeu, ou seja, no verão brasileiro, que coincide com as férias no mercado, ou então nos meses de julho e, principalmente, agosto, e nessa época dão preferência aos destinos mais ao norte do Brasil, principalmente as praias nordestinas, onde é sempre verão. Em 2017, as chegadas italianas representaram 2,6% de todas as chegadas internacionais. Os italianos gastaram mais de 26 bilhões de euros em viagens em 2017, e são responsáveis por cerca de 31 milhões de viagens internacionais. Ecoturismo e Sustentabilidade Uma tendência no mercado italiano, atualmente, é a valorização do ecologicamente responsável, devendo ser oferecidas estruturas adequadas aos turistas, como: locais com baixo impacto sonoro, com ar puro, atenção aos desperdícios, com possibilidades de se desconectar da tecnologia, e também afastar-se da poluição visual e auditiva das grandes cidades. Com este panorama, o Brasil tem boas chances de expandir o número de turistas da Itália, visto que o turista de lá prefere produtos completos, onde ele possa encontrar principalmente Sol & Praia, Cultura e Ecoturismo, o que descreve boa parte dos nossos principais destinos. A economia italiana está retornando à normalidade, com resultados positivos no mercado europeu, refletindo no aumento do poder de compra; a diferença cambial que favorece o Euro contra o Real está mais favorável a viagens para o Brasil.  

Artigos

O novo momento do turismo brasileiro

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) desembarcou semana passada em Madri, na Espanha, para divulgar o potencial turístico nacional para os mercados estratégicos durante a Fitur, importante feira do segmento. A missão faz parte da tradicional Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Exterior. A diferença desta participação do instituto em relação às anteriores está na forma que o mundo passa a olhar para o nosso país. O Brasil vive um novo momento. Um momento de abertura internacional que pode proporcionar grandes resultados econômicos ancorados ao setor de turismo. Após a posse do presidente Jair Bolsonaro, o turismo passou, oficialmente, a ser tratado como prioridade e como um vetor econômico. Em sua primeira missão oficial no exterior, em Davos, na Suíça, durante a reunião do Fórum Econômico Mundial, o mandatário comprovou essa nova realidade. Em sua fala, o presidente colocou o turismo sob o holofote, como parte central da agenda estratégica do governo. Hoje o país ocupa a 106ª posição, entre 136 países analisados no quesito “priorização do turismo”. A nova percepção sobre a importância do turismo na economia reduzirá esta lacuna. A manutenção do Ministério do Turismo, em meio a grande reforma ministerial, foi outra clara demonstração de que, a partir de agora, o turismo terá lugar de destaque na política desenvolvimentista do país. O ministro Marcelo Álvaro Antônio, o qual representei na missão em Madri, demonstrou sensibilidade ao ouvir os pleitos do trade nacional e apoiar propostas e reformas que, se combinadas, podem ser determinantes para que o Brasil mude de patamar no cenário internacional. Entre elas, destaca-se a modernização da Embratur, com a transformação da autarquia em uma agencia de promoção turística hábil e flexível, com orçamento mais robusto com a aproximação com a iniciativa privada. Esta evolução possibilitará o reposicionamento do país como destino turístico no exterior e fortalecerá a presença e a imagem nacional neste mercado cada vez mais competitivo. A presença do Brasil, como destino turístico na Espanha, serviu para apresentar oportunidades de negócios para os principais players globais do setor. Além de conhecer as novidades da Embratur e os inúmeros produtos e atrativos turísticos nacionais, os investidores puderam ter acesso as reformas e ações propostas pelo governo brasileiro e entender que, de fato, chegou a hora potencializar os negócios com o Brasil. Apresentar este novo momento do Brasil na Espanha é oportuno, pois historicamente o país investe em diversos segmentos brasileiros. Nos anos 1990 e durante a grande crise econômica, em 2011, grandes empresas escolheram o Brasil para aportar recursos e gerar resultados financeiros. A aposta no Brasil deve voltar para a mesa. Além disso, o país ibérico se reinventou por meio do turismo. Um bom exemplo a ser seguido pelo Brasil, que atravessa uma fase de retomada e é vocacionado para o setor. Durante a feira de turismo, Fitur, lançamos mais um produto digital da Embratur - O Visit Academy - plataforma de capacitação online para agentes e operadores internacionais. O treinamento visa certificar agentes "especialistas em Brasil" que poderão realizar as mais acertadas indicações de roteiros e destinos. O novo produto reforça a nova atuação do instituto, mais moderna e conectada aos avanços tecnológicos que remodelaram o mercado e a comercialização de viagens em todo o mundo.   Este alinhamento com as melhores práticas mundiais é fundamental para potencializar os números. A modernização da atuação no exterior, combinada, com esse processo de abertura internacional do país, que está no cerne do governo do presidente Bolsonaro, geram boas perspectivas. Esta política é positiva para diversos setores econômicos, entre eles, o turismo. Para que o novo momento reflita resultados práticos, o enfrentamento aos entraves será incisivo. A segurança jurídica, a melhoria do ambiente de negócios e a desburocratização de processos são itens prioritários para o setor de viagens. Medidas como a abertura total das companhias aéreas ao capital estrangeiro; o fortalecimento da promoção internacional; a criação de áreas especiais de interesse turístico com isenções tributárias e a isenção de vistos para países estratégicos já estão sendo tomadas. São ações que, entre outros fatores, visam reduzir o Custo Brasil, gargalo que trava o desenvolvimento do turismo internacional no país. A internacionalização do Brasil e o turismo como um dos protagonistas econômicos promovem uma mudança de eixo positiva. O novo momento do turismo brasileiro se deve a superação de uma das principais barreiras do setor – a falta de vontade política. Este novo momento será decisivo para o impulso do turismo e a definitiva retomada econômica brasileira. Teté Bezerra Presidente da Embratur   Artigo originalmente publicado no jornal Correio Braziliense, 31 de janeiro de 2019.

Vídeos

Embratur participa de ações na Espanha e abre o calendário anual de feiras

A Organização Mundial do Turismo (OMT) lançou em Madrid, capital da Espanha, o Centro Global de Inovação Turística - mecanismo criado para identificar e dar visibilidade às empresas que estão liderando a transformação do setor turístico em todo o mundo na era digital. A cerimônia, realizada dia 22 de janeiro, marcou a véspera da abertura da 39ª Fitur, Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das maiores do mundo.

Voltar ao topo