EMBRATUR

Carnaval: o maior show da terra!

por — publicado 22/03/2017 00h00,
última modificação 22/03/2017 17h33

Artigo do presidente do WTCC (World Travel & Tourism Council), David Scowsill, publicado no Rio CVB News

O Carnaval no Rio de Janeiro tem sido chamado de “O Maior Show da Terra”. É a culminação do planejamento de um ano, quando cada escola de samba trabalha neste show magnífico, que transforma a cidade num espetáculo vibrante. É mais do que apenas um feriado e uma desculpa para festejar. É uma oportunidade para esquecer os problemas do dia. Junto ao futebol, o Carnaval é a imagem mais impressionante e é o que a maioria dos estrangeiros associa com a paixão e a herança do Brasil. 

Durante a semana de Carnaval, há muitas coisas para tentar o visitante. Desfiles de rua, blocos e bandas acontecem pela cidade do Rio, onde todos são bem-vindos a se juntar às festividades. Pode haver mais de 300 bandas acontecendo em qualquer ponto no tempo. O Baile no famoso Copacabana Palace é um imã para jovens e adultos, onde a vestimenta é formal, mas o festejo, informal. 

Este ano, o Rio Open Tennis Tournament no Jockey Clube estava agendado para a mesma semana, onde os profissionais batalham noite adentro para chegar ao próximo round. É incrível que a estrutura inteira do torneio é montada para o evento, e desmontada logo após, até o ano seguinte. 

Esta é a semana mais incrível para visitar o Brasil. Minha primeira experiência de Carnaval foi em 1988, quando eu desfilei no Salgueiro, a escola de samba. O mar de vermelho e branco, a organização e a reunião nas ruas traseiras, a entrada no Sambódromo, o barulho e a paixão – estas são coisas que vão estar comigo pelo resto da minha vida. Desta vez, fui convidado para assistir, ao invés de participar, e o padrão de entretenimento corporativo lá é de primeira. 

Depois da Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Rio de Janeiro está no caminho do crescimento novamente. A cidade tem tanto a oferecer o ano inteiro, muito mais do que apenas as praias de Copacabana e Ipanema. Os parques nacionais, museus, restaurantes, cultura, música, shows, danças e futebol – todos combinados para produzir uma oferta tentadora para viajantes a negócios e a lazer.

Voltar ao topo