História

A EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - foi criada em 1966 por meio do Decreto-Lei nº 55/1966, que criou também o Conselho Nacional de Turismo e definiu uma política nacional para o setor. Desde então, o turismo brasileiro trilhou muitos caminhos, ganhou profissionalismo e amadureceu. Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a EMBRATUR passou a cuidar exclusivamente da promoção e do apoio à comercialização dos produtos turísticos do Brasil no exterior. A partir de então, o Ministério do Turismo pôs em prática uma política pública baseada em um modelo de gestão descentralizado e orientado pelo pensamento estratégico. Além disso, foi implementado um novo modelo de gestão para a EMBRATUR, em que o Plano Aquarela - Marketing Internacional do Brasil e a Marca Brasil passaram a nortear e dar unidade às ações de promoção do Brasil no exterior.

Do ponto de vista da nova forma de comunicação, a EMBRATUR teve, pela primeira vez, uma estratégia e um plano de ação formatados a partir de pesquisas realizadas dentro e fora do país, implementando ações voltadas para o trade turístico, a imprensa e o público consumidor. Assim, foram criados o projeto Caravana Brasil, bem como uma gerência exclusiva para apoiar a captação e a promoção de eventos internacionais no Brasil. Além disso, houve a implementação de uma área de Relações Públicas para construir uma relação de proximidade junto aos meios de comunicação e a abertura dos Escritórios Brasileiros de Turismo no exterior (EBTs).

Os resultados obtidos demonstram o acerto dessa estratégia. Hoje, o segmento é um dos principais itens na pauta de exportações do país. O Brasil também se firmou como um dos principais destinos mundiais de eventos, principalmente com os adventos da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016.

 

Regimento Interno da EMBRATUR 

Voltar ao topo