Acesso a Informação

banner1

Perguntas Frequentes

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre a EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - e as ações no âmbito de sua competência.
 

 

 
                                      AÇÕES DA EMBRATUR

1) A Embratur está monitorando o preço das diárias dos hotéis no Brasil?

Foi criada uma comissão de trabalho entre o governo federal e entidades do setor privado com objetivo discutir e desenvolver novas metodologias de pesquisa de preços. “A ideia é conversarmos com setor e fazer um pacto que garanta à população os legados prometidos para a Copa de 2014 e grandes eventos”, disse Flávio Dino.

 



           CADASTRO E IDONEIDADE DAS EMPRESAS E PROFISSIONAIS DE TURISMO

1) Onde posso consultar o cadastro/registro de uma empresa ou profissional que atua no turismo?

Com a criação do Ministério do Turismo - Mtur, em 2003, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) passou a cuidar exclusivamente da promoção turística do Brasil no exterior. Os demais assuntos anteriormente atribuídos à Embratur foram transferidos para o Mtur, incluindo a responsabilidade pelo cadastramento das empresas e profissionais de turismo.

Para pesquisar os dados de uma empresa cadastrada junto ao Mtur, basta acessar o site do CADASTUR (www.cadastur.turismo.gov.br), que é o Sistema de Cadastro das empresas e profissionais do turismo, e digitar dados da empresa nos campos destinados à pesquisa de prestadores de serviços turísticos.

2) Como posso verificar se uma empresa de turismo é idônea?
O Ministério do Turismo – Mtur é o órgão responsável atualmente pelo cadastro das empresas e profissionais que atuam no turismo.  Para pesquisar os dados de uma empresa cadastrada junto ao Mtur, basta acessar o site do CADASTUR (www.cadastur.turismo.gov.br), que é o Sistema de Cadastro das empresas e profissionais do turismo, e digitar dados da empresa nos campos destinados à pesquisa de prestadores de serviços turísticos. Entretanto, salientamos que o MTUR não fornece atestado de idoneidade de empresas, mas apenas o Certificado de Cadastro da Empresa, que atesta que a empresa está legalmente constituída e em legal funcionamento. Para averiguar se existe qualquer queixa ou reclamação que desabone uma empresa, procure os órgãos de defesa do consumidor da sua região.
 

 

                               OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Posso enviar meu currículo para a EMBRATUR?
A EMBRATUR, por ser um órgão público, tem entre seus prestadores de serviços somente empresas selecionadas por meio de licitação. Por este motivo, não demandamos serviços diretamente a outros prestadores que não sejam os licitados. Caso tenha interesse, entre em contato com um de nossos prestadores de serviços para saber se há disponibilidade de vagas.

Como faço para apresentar minha empresa para prestação de serviços à EMBRATUR?

      As agências licitadas são:

            1) Relações Públicas: Ogilvy & Matter Brasil Comunicação Ltda., Máquina da Notícia Comunicação Ltda. e FSB Comunicação e Planejamento Estratégico Ltda.
            2) Propaganda e Publicidade são: Age Comunicações S.A.; Artplan Comunicação S.A.; e Neogama BBH Publicidade S.A.
            3) Comunicação Digital: Agência Click Mídia Interativa S.A.; e Monumenta Comunicação e Estratégias Sociais Ltda.

Sou tradutor. Como posso trabalhar para a
EMBRATUR?
Para se candidatar a uma vaga para estágio, encaminhe seu currículo para dgp@embratur.gov.br.

Para ser um servidor da EMBRATUR, é necessário participar de concurso público e ser aprovado no processo seletivo. O último concurso público, realizado em 2011, ainda está em vigência e não há, portanto, previsão de abertura de outro processo seletivo.

 

 

                               VISTOS E ENTRADA NO BRASIL

Como faço para tirar um visto de emprego para o Brasil?
Como posso tirar o visto para o Brasil?
O que é preciso para entrar no país?

Para obter informações sobre a entrada em nosso país, procure o consulado do Brasil em seu país para obter informações. Este link irá direcioná-lo para os contatos do consulado brasileiro em seu país (http://www.itamaraty.gov.br/o-ministerio/o-brasil-no-exterior).

Se prefeir, acesse o site do Ministério das Relações Exteriores, para maiores informações sobre esse assunto.

 

 

                                            VACINAÇÃO

Para os turistas que estiveram em trânsito nos últimos três meses ou que estejam vindo de determinados países - Angola, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, Colômbia, Equador, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné Bissau, Guiana Francesa Libéria, Nigéria, Peru, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Sudão, Venezuela e Zaire -, é necessário um certificado internacional contra Febre Amarela.

A vacina contra Febre Amarela também é recomendada a todos os turistas nacionais e estrangeiros que pretendam visitar as seguintes áreas brasileiras: todos os estados e municípios das regiões Norte (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins) e Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal); todos os municípios do Maranhão e de Minas Gerais; os municípios localizados ao sul do Piauí, oeste e sul da Bahia; norte do Espírito Santo; noroeste de São Paulo; e oeste dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

É importante lembrar que quase todo o litoral brasileiro é considerado sem risco de contração da doença. Essa área vai do Rio Grande do Sul ao Piauí, com exceção do norte do Espírito Santo e do sul da Bahia.

Não esqueça: é necessário vacinar-se com antecedência mínima de 10 dias da partida da viagem.

Dúvidas e outras vacinas: consulte o Consulado Brasileiro mais próximo ou a Embaixada Brasileira de seu país para esclarecer suas dúvidas e obter mais informações sobre vacinação no Brasil.

 

                                  MATERIAL  PROMOCIONAL  

Vou viajar a trabalho e preciso de material sobre o Brasil.
Vou representar o Brasil em um evento da minha empresa. A Embratur pode ceder materiais do Brasil?

A Embratur possui uma área de marketing que gerencia a emissão de material promocional.
Para solicitar materiais, encaminhe um email para promotional@embratur.gov.br

 

                         BALANÇO DO TURISMO INTERNACIONAL

Qual o balanço do setor de turismo no Brasil?
O ano de 2011 foi o melhor ano da história do turismo brasileiro. Foram registrados mais de 5,4 milhões de turistas estrangeiros, número recorde, e cerca de US$ 6,7 bilhões de entrada de divisas oriundas da atividade. O valor supera a meta traçada inicialmente, que foi de US$ 6,4 bilhões.

Esse desempenho não só cumpriu todas as metas como levou a um crescimento acima da média mundial. O Brasil entra agora em um novo patamar, que irá consolidar o país com um destino competitivo no mercado internacional. Esses indicadores favoráveis derivam do notável esforço de nossos empresários e profissionais do turismo, associado aos programas dos governos federal, estaduais e municipais, que vêm investindo crescentemente em infraestrutura e promoção turística.

Os destinos que registram a maior entrada de turistas estrangeiros são, em primeiro e segundo lugar, São Paulo e Rio de Janeiro. Em terceiro lugar, vem Foz do Iguaçu, em quarto, Florianópolis, seguido de Salvador. Esses dados são referentes a 2010, enquanto que os dados de 2011 serão divulgados no segundo semestre de 2012.