Notícias

26/06/2015

Embratur e Apex reforçam sinergia pela promoção internacional do Brasil

Presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, recebeu o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, para discutir parcerias e promover produtos brasileiros no exteriorO presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, recebeu nesta quinta-feira (25) a visita do presidente da Apex Brasil, David Barioni Neto, em Brasília. O encontro reforça o movimento de aproximação do Instituto com o mercado, visando a captação de investimentos e a expansão de parcerias nacionais e internacionais. Durante a reunião, os executivos destacaram a atuação conjunta durante a Expo Milão, que tem programação até outubro deste ano, e demonstraram interesse em atuar em sinergia buscando a exposição e o posicionamento do Brasil no competitivo mercado exterior.Com base na atual fase de renovação que a Embratur passa, Lummertz propôs a criação de um grupo técnico de trabalho para verificar a possibilidade de integração das ações e sinergia entre o Instituto e a Apex. “A partir do desafio de modernizar a Embratur, estamos buscando oportunidades de alinhamento em todos os níveis do governo para gerar um ganho de eficiência que estimule a competitividade do Turismo brasileiro”, explicou.No encontro, os presidentes falaram sobre o trabalho que é realizado pelos dois órgãos e sobre como unir forças para potencializar a promoção internacional do País, já que a Embratur e a Apex-Brasil fazem um trabalho semelhante de divulgação dos produtos brasileiros e de projeção da imagem do Brasil no exterior. Também entrou na pauta a realização de ações integradas das entidades com consulados e embaixadas, além da importância de promover conjuntamente a gastronomia.Vinícius Lummertz sugeriu a participação da Embratur em ações da Apex, incluindo formadores de opinião e decision makers ligados ao Turismo. A Agência se colocou à disposição para dar prosseguimento ao diálogo e tratar demais assuntos de interesse. “Vamos fechar aqui algo concreto e colocar nossas equipes técnicas em contato. Temos estudos na Agência que podem nos auxiliar a identificar os mercados potenciais para futuras ações e parcerias”, concluiu David Barioni Neto.Apex-BrasilA Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial como rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. 

Artigos

Brasil avança em ranking mundial de competitividade do turismo 30/06/2015

Brasil avança em ranking mundial de competitividade do turismo

Artigo publicado originalmente em inglês no Huffington Post - Reino Unido. O Brasil avançou 23 posições e ficou em primeiro lugar entre os países da América Latina no ranking de competividade de turismo do Fórum Econômico Mundial, divulgado em maio último. Um dos fatores que contribuiu para esse resultado foram os investimentos realizados nos últimos anos para sediar grandes eventos, principalmente esportivos. Ao analisar 14 dimensões do segmento, o estudo, que compara dados de 140 países, mostra que entre nossos pontos fortes estão os recursos naturais, como parques nacionais, e recursos culturais.Com diversos parques abertos à visitação e lindas paisagens, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking quando se considera apenas as potencialidades dos recursos naturais. É preciso investir em infraestrutura nos parques nacionais de maneira a permitir o uso e a preservação desses espaços, gerando emprego e renda para as pessoas que vivem nas imediações. Entre 2006 e 2013, o número de visitantes nos Parques Nacionais brasileiros passou de 1,9 milhão para 6 milhões, segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). E isso deve-se as políticas de concessão e de parcerias público-privadas que serão ampliadas, inclusive com empresas internacionais com experiência na área.Mas podemos ir ainda mais longe. Um exemplo que pode inspirar o Brasil são os Estados Unidos, onde 282 milhões de pessoas visitaram, em 2012, os 401 espaços administrados pelo National Park Service, órgão responsável pelos parques norte-americanos e que gerou receita de US$ 30 bilhões e 252 mil empregos com as atividades de visitação desses parques. No Brasil, de acordo com o ICMBio, existem 320 unidades de conservação nacional que podem ser destinadas à exploração sustentável de recursos naturais, preservação o ecossistema e visitação para educação ambiental.De acordo com o estudo, os investimentos realizados para a Copa do Mundo, entre junho e julho de 2014, e as Olímpiadas de 2016 no Rio de Janeiro tiveram um papel importante no avanço do Brasil, que passou da 51ª para a 28ª posição no ranking das economias mais competitivas do mundo na área de turismo. O relatório destaca ainda os recursos culturais brasileiros, item no qual o País ficou na oitava colocação, com um avanço de 14 posições em relação ao ranking anterior, publicado em 2013. Em 2014,durante a Copa, os estrangeiros que visitaram mais de 450 cidades puderam conhecer parte da diversidade cultural do Brasil.O Brasil também melhorou seu desempenho no ranking em outros itens: infraestrutura aeroportuária (de 48º para 41º), número de estádios (de 63º para 3º), infraestrutura turística (60º para 51º), competitividade de preços (126º para 81º) e educação, com as melhorias apresentadas no ensino primário (60º para a 18º). Entre os pontos negativos, o relatório citou a abertura internacional (94ª para a 102ª colocação) e ambiente de negócios (queda da 119º para 126º). Para integrar o Brasil na cadeia produtiva internacional do segmento de turismo, a Embratur vai ampliar seu escopo de atuação, agora também com o objetivo de atrair investimento estrangeiros e melhorar o ambiente de negócios. 

Agenda de Eventos

    Indisponível no momento. Tente novamente mais tarde.

  • Portal Visit Brasil
  • Turismo Acessível
  • bannerbrasil2016
Voltar ao topo