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  • Jornalistas argentinos conhecem Minas Gerais

    Jornalistas argentinos conhecem Minas Gerais

    Profissionais de imprensa visitarão as cidades de Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto e conhecerão toda a diversidade encontrada no estadoO Comitê Visite Brasil da Argentina, com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e Secretária de Turismo de Minas Gerais realiza o 3º “Fampress” do ano ao estado mineiro. A viagem acontece entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro e reúne sete jornalistas dos principais veículos argentinos.O presidente da Embratur, Vicente Neto, explicou que os profissionais de imprensa visitarão as cidades de Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto. “A programação prevê uma partida de futebol no estádio Mineirão, palco de jogos da Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil”.Neto explica, ainda, que a programação foi preparada com o objetivo de apresentar aos jornalistas os principais atrativos turísticos encontrados em Minas Gerais. “O estado é diverso, a gastronomia é marcante, o acervo histórico é vasto e também oferece arte moderna a céu aberto em Inhotim, por exemplo.Para finalizar, o presidente destacou que o “fampress”, também conhecido como press trip, é uma ferramenta eficiente de promoção dos destinos turísticos. “Os jornalistas voltam para seus países com imagens exclusivas e conteúdo diversos sobre o que os destinos podem oferecer e produzem matérias que reforçam as outras ações realizadas para inserir o Brasil no imaginário dos turistas de todo o mundo”, disse.

  • Embratur apresenta novidades na WTM Londres

    Embratur apresenta novidades na WTM Londres

    Os quase 50 mil visitantes esperados terão a oportunidade de conhecer a nova versão do Brasil Quest, o game do Instituto que promove atrações das cidades brasileirasComeça na próxima segunda-feira (3) a 35ª edição da World Travel Market (WTM), em Londres, um dos eventos mais importantes e significativos da indústria mundial do turismo. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa do evento pela 19ª vez e a novidade desta edição é que, além do grande estande institucional, com a presença de 46 coexpositores, os visitantes conhecerão a nova versão do Brasil Quest.Para transmitir os valores, conceitos e informações turísticas do Brasil, foi criado o jogo para os sistemas operacionais Android e iOS, em que o público-alvo tem o contato com a cultura do País de maneira lúdica e divertida. O game virtual tem atrativos turísticos e monumentos icônicos de 12 cidades brasileiras, que servem de cenário para que o personagem descubra as atrações locais.“Com ilustrações e trilhas sonoras pensadas para cada cidade, o jogador tem a oportunidade de conhecer um pouco da cultura de cada região de um País tão diverso e único. Com isso, não foi criado apenas um game de turismo, mas uma experiência de contato com o Brasil. O nosso objetivo é que o turista desperte a curiosidade sobre o Brasil e venha vivenciar a experiência no País”, explica o presidente do Instituto, Vicente Neto.O aplicativo está disponível para smartphones e tablets em todo o mundo, sendo que os países que mais baixaram foram os Estados Unidos e Reino Unido. “É pertinente a utilização da aplicação na WTM, pois será uma oportunidade de divulgar a segunda versão da ferramenta. Além disso, a feira será realizada no Reino Unido, nação que ocupa a terceira posição entre os países que mais fizeram download do game desde que foi criado, em 2012, e, por isso, tem grande aceitação desse tipo de instrumento de promoção”, completou Vicente Neto.O evento será realizado em quatro dias e irá oferecer uma grande diversidade de programação focada em treinamentos, debates e discussões sobre tópicos relacionados à indústria do turismo, abordando também áreas como tecnologia e viagens on-line, cruzeiros, companhias aéreas, luxo e hotelaria.O estande do Brasil receberá, ainda, visita de empresários brasileiros do setor de turismo que participarão de uma viagem Benchmarking, promovida por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Turismo, a Embratur e o SEBRAE. A viagem técnica tem como foco os megaeventos esportivos, com o intuito de identificar e aplicar as melhores práticas utilizadas em Londres para o turismo de incentivo nos produtos e destinos brasileiros.Durante a feira, ministros e especialistas do turismo irão participar de conferência para aprimorar as ações do setor, com o tema central “Turismo e megaeventos: a construção de um legado duradouro". Além do ministro do Turismo, Vinicius Lages, representantes dos ministérios da África do Sul, Tunísia, Jamaica, Líbano, Qatar, Espanha e Portugal, e de entidades privadas, como Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, pela sigla em inglês) discutirão medidas sobre a realização de grandes eventos. Viagem técnicaO projeto Benchmarking do Ministério do Turismo é subdividido em Vivências Brasil, versão nacional, e Excelência em Turismo, versão internacional. O objetivo é proporcionar aos empresários do setor o incremento na qualidade da oferta e a melhoria nas práticas da operação turística, por meio da realização de viagens técnicas para a observação de produtos turísticos nacionais e internacionais já consolidados em determinados segmentos, tais como esportivo, cultural, sol e praia, ecoturismo, aventura, rural, entre outros. 

  • Embratur faz balanço positivo da FIT 2014

    Embratur faz balanço positivo da FIT 2014

    Feira aconteceu em Buenos Aires e reforçou a busca do mercado argentino pelos destinos turísticos brasileirosA assessora da Presidência da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Leila Holsbach, faz um balanço positivo da participação do Instituto nos quatro dias da  19ª  edição da FIT (Feira Internacional de Turismo da América Latina 2014), que aconteceu de 25 a 28 de outubro, em Buenos Aires. “A busca pelo Brasil  foi muito grande. O mercado argentino é fiel e consolidado ao nosso país e sempre busca novidades no segmento Sol e Praia. Eles têm a intenção de viajar e buscam prioritariamente os destinos brasileiros em sua totalidade”, destaca.Os dois primeiros dias do evento foram voltados para o público final e os dois últimos para o trade turístico. A Embratur participou com um estande de 351,5 m² e reuniu 40 co-expositores, sendo 56% institucionais e 44% privados.Leila também ressalta uma novidade anunciada durante a Feira. Desde maio, a Gol opera um voo semanal direto da Argentina para Fortaleza. A partir de dezembro, serão dois voos semanais. Segundo levantamento da Embratur referente ao mês de outubro de 2014, existe hoje 263 frequências semanais de voos da Argentina para o Brasil.Hoje e amanhã (29 e 30/10), a assessora da Presidência ainda cumpre agenda em Buenos Aires. Ela participa de evento da Resorts Brasil (Associação Brasileira de Resorts) na Embaixada do Brasil em Buenos Aires junto com o Comitê Visite Brasil Argentina, para discutir propostas no âmbito da efetivação de viagens.A Argentina é o país que mais envia turistas para o Brasil. O Anuário Estatístico de Turismo 2014, Ano Base 2013, do Ministério do Turismo, mostra que cada vez mais os argentinos visitam o País. Em 2012, foram 1.671.604 turistas, já em 2013, esse número aumentou para 1.711.491.Balanço – De acordo com o Comitê Organizador da FIT, o evento contou este ano com 57.689 visitantes, 1.316 expositores, sendo 888 nacionais e 428 estrangeiros, em um espaço de 18.259 m². A princípio, a 20ª edição da FIT está marcada para o período de 26 a 29 de setembro de 2015.A FIT se posicionou como uma das feiras de turismo mais importantes do mundo e da América Latina.  O evento reúne protagonistas do setor turístico e tem como objetivo contribuir na renovação e inovação das ofertas e tendências do setor. A proposta de realização da FIT Argentina também é respaldada pela qualidade dos profissionais participantes, com grande poder de decisão e objetivos comerciais definidos, resultando em uma exposição com excelente e diversificada oferta turística. 

  • Embratur apresenta atrativos do Nordeste na Argentina

    Embratur apresenta atrativos do Nordeste na Argentina

    44º Workshop da Associação Cordobesa de Agências de Viagens reuniu 1400 participantes e 100 expositoresCórdoba, segunda maior cidade da Argentina, sediou ontem (23) o 44º Workshop da ACAV (Asociación Cordobesa de Agencias de Viaje) e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou em conjunto com o Comitê Visite Brasil Argentina, a Embaixada Brasil em Buenos Aires e o  Consulado do Brasil em Córdoba. O evento contou com cerca de 1.400 participantes e 100 expositores.O executivo do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) América do Sul, Daniel Marques, realizou atendimento em espaço dedicado sobre os principais atrativos do Brasil, com foco na região Nordeste. “A Argentina é o país que mais envia turistas para o Brasil sendo considerado mercado prioritário para a Embratur. O Anuário Estatístico de Turismo 2014, Ano Base 2013, do Ministério do Turismo, mostra que em 2012, 1.671.604 turistas vieram para o país, já em 2013, esse número aumentou para 1.711.491. A estratégia da participação no evento foi, além de apoiar a principal Associação de Córdoba, realizar o mapeamento do trade turístico do interior do país. Com as informações obtidas, será possível atender o mercado na totalidade fomentando a comercialização do Brasil”, destacou o coordenador-geral do Mercado Americano da Embratur, Alexandre Nakagawa.Em todos os países da América do Sul a estratégia promocional do Brasil se sustenta na formação de “Comitês de Promoção”, constituídos pelas principais operadoras e companhias áreas. Das 22 empresas do Comitê Visite Brasil da Argentina, criado em 2001, cinco têm sede em Córdoba: Delfus, Bombini, Juan Toselli, Top Dest e Juliá. Além disso, a partir de junho deste ano, houve o acréscimo de 5 novos voos ligando a cidade de Córdoba a São Paulo, totalizando 12 frequências semanais. Assessoria de ImprensaTel: +55 61 2023.8517www.embratur.gov.brwww.twitter.com/embraturnewswww.facebook.com/embraturbrasilwww.instagram.com/embraturbrasil24/10/2014

  • Cresce conexão aérea do exterior para o Brasil

    Cresce conexão aérea do exterior para o Brasil

    Malha aérea internacional brasileira cresceu 4,92 % no acumulado deste ano comparado ao mesmo período de 2013. O destaque vai para Oceania/Ásia e África, segundo análise da Embratur, com base em dados do Guia Panrotas  A oferta de voos internacionais no Brasil registrou um aumento de 4,92% no acumulado de janeiro a outubro de 2014, comparado ao mesmo período do ano anterior, passando de 51.329 para 53.854. Todos os continentes apresentarem crescimento, mas Oceania/Ásia e África apontaram maior incremento de suas ofertas durante os dez meses deste ano em relação a 2013, segundo levantamento da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). “Os dados mostram oportunidade de crescimento para o turismo internacional brasileiro. A aviação é um elemento essencial para a atração de turistas e o Brasil é um destino de longa distância para a maior parte dos principais emissores de turistas no mundo, por isso a importância de se fazer avaliações, pois nos trazem um norte da situação geral”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto. “Oceania/Ásia e África, apesar de não terem ainda muitas ligações aéreas para o nosso País, apresentam este ano um crescimento bem maior que dos outros continentes, o que significa maior interesse desses mercados pelo Brasil”, completou ele. O número total de voos para a América Latina subiu 4,71% nos últimos dez meses - passando de 27.111, em 2013 para 28.389 em 2014. Os destaques foram para Cuba, com um aumento de 98,69% no número de voos no ano, indo de 22 para 43. Em seguida com 42,06% a mais, vem a Guiana Francesa que passou de 61 para 87 voos. Com aumento de 19,80%, os voos do Chile para o Brasil subiu de 3.126 para 3.745. O Uruguai obteve 18,38% de alta e até o momento registrou neste ano 2.504 contra 2.115 até outubro do ano passado. Mas foi o continente asiático que se destacou com o maior incremento na malha aérea com nosso País: aumento de 19,70% nos voos (passando de 1.270 em 2013, para 1.520, em 2014). Os números são resultado da entrada de novas rotas dos Emirados Árabes e Turquia. 113 novos voos, operados a partir de Marrocos ampliaram em 19,36% as ligações com a África. Também ajudou nesse desempenho novos voos de Togo para o  Brasil que passaram de 66 para 130. América do Norte e Europa obtiveram resultado positivo no acumulado do ano. Países norte-americanos registraram alta de 5,35%. Até agora são 12.299 voos contra 11.674 registrados no ano passado. Neste caso, a maioria sai dos Estados Unidos, que hoje conta com 11.981 frequências.   O conjunto de países da Europa passou a oferecer 10.578 voos com crescimento de 1,91% em relação ao mesmo período do ano passado. Os destaques são para Espanha, que incrementou sua conectividade com o Brasil em 16,39%, subindo de 1.481 para 1.724, e para Suíça, que foi de 304 para 322 voos, registrando aumento de 5,83%. Comparando apenas o mês de outubro deste ano com o mesmo período de 2013, a Europa obteve alta de 9,20%, tendo 1.044 voos contra 956 no ano passado. 

  • Brasil é tema de workshop em Milão

    Brasil é tema de workshop em Milão

    A Embratur foi convidada pelo TCI, grupo de turismo italiano, que conta com mais de 300 mil associados, para apresentação exclusiva do PaísA Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) irá apresentar o destino Brasil para representantes de 100 agências de viagens italianas em workshop, que será realizado no dia 12 de novembro, em Milão. O evento será promovido em parceria com o grupo turístico Touring Club Itália (TCI), que conta com mais de 300 mil clientes italianos cadastrados. “Pela primeira vez, o grupo, junto com a operadora italiana Naar, propôs o evento. Essa será uma excelente oportunidade de apresentação dos destinos brasileiros para os clientes do grupo, em um evento exclusivo do Brasil”, disse o coordenador-geral de Mercados Europeus do Instituto, Bruno Reis.Durante a realização do workshop, a TCI irá fornecer catálogo e publicação do Brasil, além de adesivar uma vitrine com destinos brasileiros. “O objetivo é incentivar e apoiar à comercialização, aumentando o fluxo de passageiros italianos para o Brasil”, comentou Bruno Reis.  A Itália é um dos mercados importantes para o turismo receptivo brasileiro. O país ocupa o sétimo lugar na classificação de emissores de turistas ao Brasil, com 233.243 visitantes em 2013, conforme o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo. 

    • Clipping

      JORNAL DE TURISMO - Embratur apresenta novidades na WTM LondresComeça na próxima segunda-feira, 3 de novembro, a 35ª edição da World Travel Market (WTM), em Londres, um dos eventos mais importantes e significativos da indústria mundial do turismo.A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa do evento pela 19ª vez e a novidade desta edição é que, além do grande estande institucional, com a presença de 46 coexpositores, os visitantes conhecerão a nova versão do Brasil Quest. Para transmitir os valores, conceitos e informações turísticas do Brasil, foi criado o jogo para os sistemas operacionais Android e iOS, em que o público-alvo tem o contato com a cultura do País de maneira lúdica e divertida.O game virtual tem atrativos turísticos e monumentos icônicos de 12 cidades brasileiras, que servem de cenário para que o personagem descubra as atrações locais. “Com ilustrações e trilhas sonoras pensadas para cada cidade, o jogador tem a oportunidade de conhecer um pouco da cultura de cada região de um País tão diverso e único. Com isso, não foi criado apenas um game de turismo, mas uma experiência de contato com o Brasil. O nosso objetivo é que o turista desperte a curiosidade sobre o Brasil e venha vivenciar a experiência no País”, explica o presidente do Instituto, Vicente Neto. O aplicativo está disponível para smartphones e tablets em todo o mundo, sendo que os países que mais baixaram foram os Estados Unidos e Reino Unido. “É pertinente a utilização da aplicação na WTM, pois será uma oportunidade de divulgar a segunda versão da ferramenta. Além disso, a feira será realizada no Reino Unido, nação que ocupa a terceira posição entre os países que mais fizeram download do game desde que foi criado, em 2012, e, por isso, tem grande aceitação desse tipo de instrumento de promoção”, completou Vicente Neto.O evento será realizado em quatro dias e irá oferecer uma grande diversidade de programação focada em treinamentos, debates e discussões sobre tópicos relacionados à indústria do turismo, abordando também áreas como tecnologia e viagens on-line, cruzeiros, companhias aéreas, luxo e hotelaria. O estande do Brasil receberá, ainda, visita de empresários brasileiros do setor de turismo que participarão de uma viagem Benchmarking, promovida por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Turismo, a Embratur e o SEBRAE. A viagem técnica tem como foco os megaeventos esportivos, com o intuito de identificar e aplicar as melhores práticas utilizadas em Londres para o turismo de incentivo nos produtos e destinos brasileiros. Durante a feira, ministros e especialistas do turismo irão participar de conferência para aprimorar as ações do setor, com o tema central “Turismo e megaeventos: a construção de um legado duradouro".Além do ministro do Turismo, Vinicius Lages, representantes dos ministérios da África do Sul, Tunísia, Jamaica, Líbano, Qatar, Espanha e Portugal, e de entidades privadas, como Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, pela sigla em inglês) discutirão medidas sobre a realização de grandes eventos. Viagem técnica O projeto Benchmarking do Ministério do Turismo é subdividido em Vivências Brasil, versão nacional, e Excelência em Turismo, versão internacional. O objetivo é proporcionar aos empresários do setor o incremento na qualidade da oferta e a melhoria nas práticas da operação turística, por meio da realização de viagens técnicas para a observação de produtos turísticos nacionais e internacionais já consolidados em determinados segmentos, tais como esportivo, cultural, sol e praia, ecoturismo, aventura, rural, entre outros.Saiba mais: http://bit.ly/13jUDBK

    • Notícias

      Nos nove primeiros meses deste ano, os turistas estrangeiros gastaram no Brasil 7,76% a mais do que no mesmo período de 2013. Foram US$ 5,427 bilhões de janeiro a setembro de 2014 contra US$ 5,036 bilhões em 2013. Em setembro, a receita cambial referente aos gastos de turistas estrangeiros no Brasil foi de US$ 493 milhões. Os números foram divulgadas nesta sexta-feira, 24, pelo Banco Central. A realização da Copa do Mundo no Brasil foi um dos fatores que ajudaram no bom desempenho verificado neste ano. Em junho e julho, meses de disputa da Copa, os visitantes internacionais gastaram US$ 1,586 bilhão, segundo dados do Banco Central. Em julho, a entrada de divisas, também recorde para o mês desde 1947, somou US$ 789 milhões, valor pouco abaixo dos US$ 797 milhões de junho. Na comparação com o mesmo período de 2013, houve aumento de 60%. O Brasil mais do que dobrou a entrada de divisas geradas por turistas internacionais (170,63%), de 2003 a 2013. Nesse período, a média mundial ficou em 119%, segundo dados da Organização Mundial do Comércio.

    • Artigos Indústria de eventos movimenta mais de R$ 200 bilhões por ano

      A indústria de eventos movimentou no Brasil R$ 209,2 bilhões no ano passado, valor equivalente a 4,32% do PIB (Produto Interno Brasileiro). Na comparação com 2001, quando a renda anual da indústria de eventos foi de R$ 37 bilhões, houve um crescimento de 465%. Os dados são de uma pesquisa contratada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil).Realizada pelo Observatório de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, o estudo mostra que em 2013 o Brasil sediou 590 mil eventos, 95 deles nacionais e metade realizados nos Estados da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), a mais populosa do país. No total, esses eventos contaram com a participação de 202,2 milhões de pessoas, que gastaram, em média, R$ 161,80 por dia, somando gastos anuais de R$ 99,3 bilhões.A renda total da indústria de eventos é composta pela soma dos gastos feitos pelos participantes de feiras, congressos e outros eventos, pela receita gerada com a locação dos espaços destinados a esses encontros e pelo faturamento das organizadoras de eventos. De acordo com o estudo, a estrutura disponível no Brasil para realização de eventos conta com 9.445 espaços para feiras, congressos e eventos de diversas naturezas, totalizando uma área de 10,2 milhões de metros quadrados e 9,2 milhões de assentos.Vale lembrar que entre os grandes eventos de 2013, o Brasil foi sede da Jornada Mundial da Juventude, que trouxe ao país milhares de visitantes, especialmente da América Latina, e da Copa das Confederações. Embora esses dois eventos não sejam contabilizados no ranking elaborado anualmente pelo ICCA (International Congress and Convention), que não inclui eventos esportivos e religiosos, o Brasil está, desde 2006, entre os dez países do mundo, em um universo de 184 pesquisados, que mais recebem eventos.Em dez anos, o número de congressos e convenções de negócios internacionais realizados no Brasil cresceu 408%. Entre 2003 e 2013, o total de eventos internacionais passou de 62 para 315, conforme os dados do ICCA. No mesmo período, o número de cidades que sediaram eventos internacionais subiu 145%, passando de 22 para 54 e ainda há muito espaço para o crescimento do setor. Crescimento que beneficiou o Brasil, mas ajudou também os países latino-americanos. De 2003 a 2013, o número de eventos na região registrou alta de 163%, passando de 459 para 1.209, já o crescimento global foi um pouco menor: 98%. Na América do Norte, a alta foi de 45%.RankingPaísNº de eventos (2013)1Brasil3152Argentina2233Colombia1394Chile1105Perú646Uruguay627Panamá618Ecuador429Guatemala2710Costa Rica25 Na América Latina, como sede de eventos internacionais, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos, que recebeu 829 eventos em 2013, segundo dados do ICCA. Os 315 eventos realizados no ano passado trouxeram ao país cerca de 126 mil visitantes de outros países, gerando um movimento de US$ 137 milhões. Em um mundo cada vez mais globalizado, esse tipo de reunião contribui não apenas para movimentar a economia, mas também para ampliar o intercâmbio de conhecimento, ajudando com isso a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em 2012, por exemplo, os encontros da área de ciências médicas representaram 17%, seguido da área de tecnologia, com 14,5%.As expectativas para os próximos anos em relação ao segmento são promissoras. Além do trabalho desenvolvido pela Embratur nos últimos anos para captar esses eventos para cidades brasileiras, os grandes eventos internacionais (Rio 2012, Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo 2014 e Olímpiada 2016) projetaram o Brasil no mundo e vão alavancar o mercado.Por outro lado, o aumento da renda do brasileiro, fruto da inclusão social de milhões de pessoas, fez crescer a demanda por eventos artísticos e culturais. De acordo com o estudo do Sebrae/Abeoc Brasil, esse segmento vai continuar em ascensão nos próximos anos, mas ocorrerão mudanças no perfil do público, que ficará mais exigente. Haverá ainda a criação de novos nichos como eventos on-line, o que exigirá um maior preparo dos empreendedores da área.Por fim, os turistas de eventos estão entre os visitantes com maior nível educacional: 97% deles têm nível superior, conforme pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Embratur. Ou seja, podem ajudar a ampliar a boa experiência que tiveram durante sua permanência no Brasil, contribuindo para divulgar o país como destino turístico internacional. Essa pesquisa mostra ainda que 64% dos entrevistados informaram que o fato de o evento ter sido realizado no país influenciou positivamente na sua decisão de participar. E, a exemplo dos visitantes que aqui estiveram durante a Copa, a maioria pretende retornar ao país.RankingPaísNº de eventos (2013)1Estados Unidos8292Brasil3153Canadá2904Argentina2235México1586Colombia1397Chile1108Perú649Uruguay6210Panamá61 Vicente Neto, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)Leia o texto no jornal The Huffington Post: http://huff.to/1nqkn8h 

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Entrevista Walter Ferreira para a revista Mercado e Eventos