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  • Embratur leva estratégia de atuação para Espanha

    Embratur leva estratégia de atuação para Espanha

    Pela 11ª vez consecutiva, o Instituto levará as novidades dos destinos turísticos brasileiros para a FITUR MadriDestinos e produtos brasileiros estarão expostos na 35ª edição da Feira Internacional de Turismo de Madri (FITUR), entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que vai levar 34 coexpositores, entre representantes de estados e do trade turístico, terá como destaque os segmentos Sol e Praia, Cultura, Ecoturismo e Aventura.“Desde 2003, a Embratur participa da feira em Madri, que é um dos mais importantes instrumentos de promoção do Brasil como destino turístico, além de ser uma excelente oportunidade para fortalecer a Marca Brasil no mercado espanhol”, afirmou o presidente da Embratur, Vicente Neto.Entre as ações previstas no estande brasileiro, estão promoção de encontros comerciais entre operadores de emissivo e receptivo; reuniões dos representantes do Instituto com operadores de turismo e companhias aéreas que atuam na Espanha; atividades interativas para público final de marketing digital, atrações culturais e degustação da gastronomia brasileira. Além disso, haverá distribuição de material promocional e brindes.De acordo com a organização do evento, a FITUR vai concentrar a oferta de 9.107 empresas de 165 países e a presença de cerca de 200 mil visitantes de todo o mundo, dos quais 120 mil são profissionais do setor.Atualmente, 38 voos semanais ligam a Espanha ao Brasil, que operam com saídas de Madri e Barcelona. Em 2013, 169.751 mil espanhóis visitaram o País.Game na FeiraDurante a feira, ficará disponível para o público o game “Brasil Quest”, lançado pela Embratur. O jogo tem como inspiração os atrativos turísticos de 12 cidades brasileiras, que aparecem no formato de ilustração ao fundo, enquanto o usuário joga.“O Brasil Quest foi criado para diversificar as formas de promoção turística internacional. O Instituto busca dar uma atenção especial para os meios digitais, que, cada vez mais, são as principais fontes de informação para os turistas estrangeiros. Em 2013, 37% dos visitantes internacionais que vieram ao Brasil buscaram informações na internet”, avalia o presidente. 

  • Gastos de visitantes internacionais em 2014 somaram Us$ 6,914 bilhões, novo recorde

    Gastos de visitantes internacionais em 2014 somaram Us$ 6,914 bilhões, novo recorde

    Impulsionados pelos gastos realizados durante a Copa do Mundo FIFA 2014, as despesas de estrangeiros que vem a turismo no Brasil chegaram a US$ 6,914 bilhões no ano passado, o maior volume nos últimos dez anos, conforme dados divulgados hoje pelo Banco Central. Em dezembro, essas despesas somaram US$ 524 milhões. Na comparação com o desempenho de 2013, o resultado do ano passado representou um crescimento de 3%.Na comparação com outros produtos e serviços que trazem dólares para a economia brasileira, a entrada de divisas com turismo perde apenas para minério de ferro, soja triturada, óleos brutos de petróleo, açúcar em cana e farelo, e resíduos da extração de óleo de soja, conforme dados da balança comercial de 2014, divulgados no começo de janeiro pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.O saldo de quase US$ 7 bilhões no ano passado deixado no País pelos visitantes internacionais gerou, por exemplo, uma receita maior que a exportação de carne de frango (US$ 6,892 bilhões), café cru em grãos (US$ 6,041 bilhões) e automóveis de passageiros (US$ 3,195 bilhões). “Esses números comprovam a importância do turismo para a economia brasileira, gerando empregos e mais renda para a população”, afirmou o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto.Em dez anos, desde 2005, a entrada de divisas por meio do turismo registrou alta de 79%, segundo os dados do Banco Central. Junho e julho do ano passado, meses em que a Copa do Mundo de futebol foi disputada no Brasil, registram gastos mensais recordes dos turistas estrangeiros no Brasil: US$ 797 milhões e US$ 789 milhões, respectivamente. Mais de 1 milhão de visitantes internacionais estiveram no Brasil durante o período da Copa.​ “Os resultados de 2014, confirmam que a cadeia produtiva do turismo nacional e internacional tem amplo potencial para continuar crescendo e se tornar um segmento cada vez mais importante para o desenvolvimento do País. Estamos no caminho  certo e sabemos que, daqui para frente vamos chegar a números ainda melhores até os Jogos Olímpicos de 2016”, conclui Neto. 

  • Entrada de turistas sul-americanos cresce três vezes acima da média

    Entrada de turistas sul-americanos cresce três vezes acima da média

    Nos últimos quatro anos em que há dados consolidados sobre a entrada de visitantes estrangeiros, o fluxo de turistas sul-americanos no Brasil cresceu bem acima da média. Em 2009, cerca de 2 milhões de sul-americanos vieram ao Brasil. Em 2013, esse número saltou para 2,936 milhões, conforme dados do Ministério do Turismo. O ingresso geral de estrangeiros no Brasil cresceu 12% no quadriênio 2003-2013. Já o número de visitantes sul-americanos teve aumento de 40%: um resultado três vezes acima da média. Com esse crescimento, o volume de turistas sul-americanos passou a representar mais da metade dos estrangeiros que visitam o país. “Em regra, o turismo transfronteiriço é intrarregional. Estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) aponta que 80% das pessoas que viajam a outro país procuram destinos em sua própria região”, lembra o presidente da Embratur, Vicente Neto. “Até pouco tempo, o Brasil representava um ponto fora da curva desse gráfico mundial”. Novo posicionamentoO presidente da Embratur avalia que o resultado dos últimos anos começa a reposicionar o Brasil no mercado mundial de turismo. Com o aumento da captação de visitantes sul-americanos, o Brasil passa a um novo patamar do número de turistas. “A aposta da Embratur mostrou-se acertada”, afirma Vicente, sobre a decisão da instituição de focar nos países vizinhos. “Sem demérito a outros pólos emissores de turistas ao Brasil, decidimos centrar nossos esforços nos países que têm maior potencial imediato de crescimento do fluxo pela maior proximidade”, afirma. Para 2015, a Embratur planeja uma nova ação que deve render bons frutos para a América do Sul. É a versão para as Olimpíadas do Goal to Brasil. Um sucesso premiado em suas 14 edições ao longo de 10 meses, o modelo de evento realizado nos principais mercados emissores de visitantes ao Brasil vai ser retomado este ano, voltado para os Jogos Olímpicos e com grande participação dos países sul-americanos.

  • Ministro e presidente da Embratur discutem estratégias de promoção para 2015

    Ministro e presidente da Embratur discutem estratégias de promoção para 2015

    Ministro do Turismo, Vinícius Lages, reúne-se com presidência e diretoria da Embratur para falar sobre agenda de promoção turística internacional para este ano O presidente da Embratur, Vicente Neto, recebeu na última semana o ministro do Turismo, Vinícius Lages para um encontro com assessores e diretores do Instituto para tratar do calendário de feiras internacionais para 2015 e de novas estratégias de promoção internacional do Brasil com foco nos Jogos Olímpicos de 2016, que será no Rio de Janeiro.Na oportunidade, Neto falou sobre as ações promocionais previstas para este ano nos principais eventos internacionais, entre elas o Rock in Rio Las Vegas (Estados Unidos), que acontecerá em maio, e FITUR (Feira Internacional de Turismo), que ocorrerá na próxima semana (de 28 de janeiro a 01 de fevereiro), em Madri (Espanha).“Esse encontro serviu para alinharmos nossa atuação tanto no mercado nacional como internacional e debatermos maneiras consistentes de mostrarmos nossos produtos turísticos e nosso potencial, ainda mais agora que estamos a 18 meses das Olimpíadas de 2016”, destacou Neto. “Além de ser uma oportunidade de tratarmos pontos importantes em torno do desenvolvimento do turismo brasileiro”, completou.Na reunião, as autoridades também discutiram sobre a participação do Brasil na Expo Milão 2015, evento na Itália com duração de seis meses (01 de maio a 31 de outubro) e que conta com a presença de cerca de 150 países. “Estamos trabalhando com afinco e focados nas ações prioritárias. Teremos diversas ações para promover o destino Brasil por meio da gastronomia, diversidade cultural e natural. Dentre as iniciativas programadas estão ações digitais, rodadas de negócios, ação para público final, press trips, entre outras”, finalizou. Além dos representantes da Embratur, a reunião contou com a presença do secretário-executivo, Alberto Alves; diretora de marketing do Ministério do Turismo, Luciana Paiva Fernandes; secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz e o coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Finanças, Luiz Otávio Tavares.

  • Embratur lança game no Facebook

    Embratur lança game no Facebook

    O jogo interativo permite que os usuários criem sua própria república A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) lançou o “The Republic of Me”, um game que permite ao usuário do Facebook criar seu próprio país, de acordo com sua preferência e perfil. “O jogo tem o objetivo de gerar interação e engajamento do público na rede social. O Instituto busca dar uma atenção especial para os meios digitais, que, cada vez mais, são as principais fontes de informação para os turistas estrangeiros. Em 2013, 37% dos visitantes internacionais que vieram ao Brasil buscaram informações na internet”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto. Ao acessar a página do Visit Brasil no Facebook, cada participante poderá escolher o símbolo da bandeira, além de selecionar amigos para serem secretários das áreas mais importantes da sua nação, conforme as características mais marcantes de cada amigo, como happy hour, gastronomia e diversão. “Em tom bem descontraído, os usuários podem criar leis e personalizar a moeda de sua república com uma foto de seu rosto, por exemplo”, completou o diretor de Marketing da Embratur, Sérgio Flores. O jogador indica também o principal entretenimento na área do esporte, evento ou música, elegendo a “paixão nacional” do povo. Além disso, tem a opção de criar suas próprias leis e de nomear qual capital brasileira irá receber sua embaixada. No final do game, é gerado um vídeo que pode ser compartilhado no Facebook e que mostra a nação de cada participante. O jogo já está disponível no link: http://on.fb.me/1KCxJH2.

  • Venha conhecer e se divertir no maior Carnaval do mundo

    Venha conhecer e se divertir no maior Carnaval do mundo

    Embora o Carnaval seja comemorado também em outros países, em especial aqueles onde a Igreja Católica tem mais tradição, foi no Brasil que essa festa popular encontrou sua maior expressão, ajudando a construir uma cultura nacional. Com quatro dias de duração, a festa do Carnaval acontece 40 dias antes da Páscoa, neste ano a partir de 14 de fevereiro, e termina na quarta-feira de cinzas, o primeiro da Quaresma no calendário cristão ocidental. Embora seja visto por alguns como um acontecimento profano, é um momento de muita diversão e alegria para todos que participam.As comemorações estão espalhadas por todo o País, desde cidades maiores a pequenos vilarejos, mas as festas de maior destaque estão no Rio de Janeiro, com o tradicional desfile das escolas de samba; em São Paulo, cujos primeiros registros são de 1604; em Salvador (Bahia), onde os blocos de matrizes africanas, indígenas, afoxés, samba e reggae levam milhares de pessoas às ruas; e em Recife e Olinda, cidades pernambucanas onde o frevo é o destaque para acompanhar o maior bloco carnavalesco do mundo e os coloridos bonecos gigantes de Olinda, com mais de dois metros de altura. No Rio de Janeiro, cidade de belas praias, uma das características do Carnaval é o envolvimento de moradores das comunidades mais pobres, que fazem essa festa um dos principais acontecimentos do ano. Em dois dias de desfile, as 12 escolas principais passam pelo Sambódromo, uma bonita festa colorida, inúmeros carros alegóricos e passistas fantasiados. E com participação de brasileiros de todos os cantos do País e de todas as classes sociais, além de visitantes de diversas partes do mundo. Mas a diversão também está nos blocos de rua _são mais de 400 no Rio_, onde grupos de amigos, famílias e desconhecidos aproveitam para brincar. Além disso, clubes da cidade costumam organizar eventos mais fechados.Na época do Carnaval, o samba passa ser praticamente a música oficial do Rio de Janeiro (e de outras cidades brasileiras). Numa definição simples, o samba é uma das expressões culturais do Brasil, criado pelos descendentes dos negros que vieram da África escravizados nos séculos XVI e XVII.  Com um ritmo contagiante, o samba, termo de origem africana, é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos, tamborim) e acompanhado por violão e cavaquinho.  E para quem quiser aprender, as quadras das escolas cariocas são um excelente local de visita.Já em Pernambuco, o Galo da Madrugada, criado em 1978 e considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, costuma arrastar mais de 1 milhão de pessoas pelas ruas de Recife, com uma excelente orquestra de frevo e muita diversão, que começa pela manhã e não tem hora para acabar. A menos de 10 quilômetros, a festa se completa em Olinda, onde uma das principais atrações, além das diversas ladeiras dessa cidade-patrimônio da humanidade, são as dezenas de bonecos gigantes, os quais o mais conhecido é O Homem da Meia Noite.Mais ao sul, na Bahia, o Carnaval de Salvador, onde alguns dizem que o samba nasceu, a festa costuma durar mais que os quatro dias tradicionais. E aqui, atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. E as opções de diversão são muitas: nos blocos de rua; nos camarotes organizados por artistas; nas arquibancadas; ou em clubes. Durante o período de Carnaval, mais de 2 milhões de foliões participam da festa. Um dos pontos fortes é o chamado arrastão, no qual trios elétricos comandados por artistas locais, partindo de pontos diferentes, se encontram num ponto da orla da cidade.Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o palco do samba em São Paulo, na região Sudeste do Brasil, acontece no Sambódromo do Anhembi. O desfile do Grupo Especial das escolas de samba acontece na sexta-feira, um dia antes da data oficial de início do Carnaval, e no sábado. A cada ano, mais de 100 mil pessoas acompanham esse desfile, além de outras que se divertem nos clubes e blocos de rua da cidade.Em 2014, segundo pesquisa do Ministério do Turismo, o Carnaval atraiu cerca de 6,6 milhões de turistas, entre brasileiros e estrangeiros, e acrescentou R$ 6,1 bilhões à economia brasileira. De acordo com as estimativas, o Rio de Janeiro foi o estado que mais atraiu turistas durante os dias de festa, especialmente a capital, Búzios, Cabo Frio, Petrópolis, Angra dos Reis e Paraty. A projeção é que 1,2 milhão de turistas tenham visitado a região, o que representou um movimento de R$ 1,1 bilhão na economia.O segundo local mais visitado, conforme a pesquisa, foi São Paulo e seus arredores (Santos, Guarujá, Ubatuba e Ilha Bela), com 960 mil turistas e um acréscimo de R$ 885 milhões na economia. E na terceira posição está Recife e adjacências (Olinda, Cabo e Porto de Galinhas) com 850 mil turistas e R$ 787 milhões. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Evento, o Carnaval em Salvador atraiu 550 mil pessoas, com receita de R$ 1 bilhão. No total, os eventos ligados à essa festa popular geram cerca de 250 mil empregos diretos e indiretos.Como diz uma música do compositor baiano Dorival Caymmi, “o samba da minha terra deixa a gente mole, quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole. Quem não gosta do samba bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé”.Vicente Neto, presidente da Embratur

    • Clipping

      MERCADOS E EVENTOS - Embratur: turista de negócios gasta quatro vezes maisO gasto médio diário do turista estrangeiro que visita o Brasil a negócios ou para participar de eventos é de US$ 329,39 por dia, o que representa quatro vezes mais do que o visitante a lazer, que é de US$ 73,77. Os dados foram aferidos na pesquisa “Impacto Econômico Dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil” desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Embratur. A pesquisa foi realizada em 19 eventos internacionais nas cinco regiões do País, entre os meses de abril e setembro deste ano, e ouviu 1.726 participantes.“Com uma permanência média de sete noites, a maioria dos entrevistados informou que pretende retornar – 38,6% em no máximo dois anos. A imagem do país é positiva para 74% e mais, 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro. Essa base quantitativa é muito importante para a Embratur”, destacou o presidente do órgão, Vicente Neto.O estudo mostra que a cidade mais visitada por turistas estrangeiros de Negócios e Eventos é o Rio de Janeiro, com 33,4%, em seguida vem São Paulo (16,4%), Manaus (6%), Foz do Iguaçu (5,8%), Belém (4,4%), Salvador (4,3%). Dos entrevistados, 67,2% estiveram no Brasil pela primeira vez e 60,4% dos que já visitaram o País estiveram aqui por motivo de Negócios e Eventos. As cidades mais visitadas na viagem anterior foram Rio de Janeiro (27,5%), São Paulo (21,6%), Florianópolis (4,9%), Salvador (4,6%) e Foz do Iguaçu (3,6%). “Os turistas que visitaram a cidade de realização do evento pela primeira vez somam 86,7%”, afirmou Neto.Sobre a cidade-sede do evento, 74% dos entrevistados disseram que a imagem é positiva. Sobre a receptividade dos atendentes locais e das pessoas, 92,6% avaliaram como muito boa ou boa.Em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados divulgados em maio pela ICCA , entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54. O ranking divulgado mostra que o país permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas. Veja abaixo o perfil do turista de Negócios e Eventos que visita o Brasil:- 20% são da América do Norte;- 16,2% são da América do Sul;- 23% são da Europa;- 58,6% são homens;- 41,4% são mulheres;- 54,4% dos turistas têm entre 25 e 44 anos;- 97,4% têm nível superior;- 41,9 % têm renda acima de US$ 4.000. Saiba mais: http://zip.net/bcqwwP

    • Notícias Embratur leva estratégia de atuação para Espanha

      Pela 11ª vez consecutiva, o Instituto levará as novidades dos destinos turísticos brasileiros para a FITUR MadriDestinos e produtos brasileiros estarão expostos na 35ª edição da Feira Internacional de Turismo de Madri (FITUR), entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que vai levar 34 coexpositores, entre representantes de estados e do trade turístico, terá como destaque os segmentos Sol e Praia, Cultura, Ecoturismo e Aventura.“Desde 2003, a Embratur participa da feira em Madri, que é um dos mais importantes instrumentos de promoção do Brasil como destino turístico, além de ser uma excelente oportunidade para fortalecer a Marca Brasil no mercado espanhol”, afirmou o presidente da Embratur, Vicente Neto.Entre as ações previstas no estande brasileiro, estão promoção de encontros comerciais entre operadores de emissivo e receptivo; reuniões dos representantes do Instituto com operadores de turismo e companhias aéreas que atuam na Espanha; atividades interativas para público final de marketing digital, atrações culturais e degustação da gastronomia brasileira. Além disso, haverá distribuição de material promocional e brindes.De acordo com a organização do evento, a FITUR vai concentrar a oferta de 9.107 empresas de 165 países e a presença de cerca de 200 mil visitantes de todo o mundo, dos quais 120 mil são profissionais do setor.Atualmente, 38 voos semanais ligam a Espanha ao Brasil, que operam com saídas de Madri e Barcelona. Em 2013, 169.751 mil espanhóis visitaram o País.Game na FeiraDurante a feira, ficará disponível para o público o game “Brasil Quest”, lançado pela Embratur. O jogo tem como inspiração os atrativos turísticos de 12 cidades brasileiras, que aparecem no formato de ilustração ao fundo, enquanto o usuário joga.“O Brasil Quest foi criado para diversificar as formas de promoção turística internacional. O Instituto busca dar uma atenção especial para os meios digitais, que, cada vez mais, são as principais fontes de informação para os turistas estrangeiros. Em 2013, 37% dos visitantes internacionais que vieram ao Brasil buscaram informações na internet”, avalia o presidente. 

    • Artigos Venha conhecer e se divertir no maior Carnaval do mundo

      Embora o Carnaval seja comemorado também em outros países, em especial aqueles onde a Igreja Católica tem mais tradição, foi no Brasil que essa festa popular encontrou sua maior expressão, ajudando a construir uma cultura nacional. Com quatro dias de duração, a festa do Carnaval acontece 40 dias antes da Páscoa, neste ano a partir de 14 de fevereiro, e termina na quarta-feira de cinzas, o primeiro da Quaresma no calendário cristão ocidental. Embora seja visto por alguns como um acontecimento profano, é um momento de muita diversão e alegria para todos que participam.As comemorações estão espalhadas por todo o País, desde cidades maiores a pequenos vilarejos, mas as festas de maior destaque estão no Rio de Janeiro, com o tradicional desfile das escolas de samba; em São Paulo, cujos primeiros registros são de 1604; em Salvador (Bahia), onde os blocos de matrizes africanas, indígenas, afoxés, samba e reggae levam milhares de pessoas às ruas; e em Recife e Olinda, cidades pernambucanas onde o frevo é o destaque para acompanhar o maior bloco carnavalesco do mundo e os coloridos bonecos gigantes de Olinda, com mais de dois metros de altura. No Rio de Janeiro, cidade de belas praias, uma das características do Carnaval é o envolvimento de moradores das comunidades mais pobres, que fazem essa festa um dos principais acontecimentos do ano. Em dois dias de desfile, as 12 escolas principais passam pelo Sambódromo, uma bonita festa colorida, inúmeros carros alegóricos e passistas fantasiados. E com participação de brasileiros de todos os cantos do País e de todas as classes sociais, além de visitantes de diversas partes do mundo. Mas a diversão também está nos blocos de rua _são mais de 400 no Rio_, onde grupos de amigos, famílias e desconhecidos aproveitam para brincar. Além disso, clubes da cidade costumam organizar eventos mais fechados.Na época do Carnaval, o samba passa ser praticamente a música oficial do Rio de Janeiro (e de outras cidades brasileiras). Numa definição simples, o samba é uma das expressões culturais do Brasil, criado pelos descendentes dos negros que vieram da África escravizados nos séculos XVI e XVII.  Com um ritmo contagiante, o samba, termo de origem africana, é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos, tamborim) e acompanhado por violão e cavaquinho.  E para quem quiser aprender, as quadras das escolas cariocas são um excelente local de visita.Já em Pernambuco, o Galo da Madrugada, criado em 1978 e considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, costuma arrastar mais de 1 milhão de pessoas pelas ruas de Recife, com uma excelente orquestra de frevo e muita diversão, que começa pela manhã e não tem hora para acabar. A menos de 10 quilômetros, a festa se completa em Olinda, onde uma das principais atrações, além das diversas ladeiras dessa cidade-patrimônio da humanidade, são as dezenas de bonecos gigantes, os quais o mais conhecido é O Homem da Meia Noite.Mais ao sul, na Bahia, o Carnaval de Salvador, onde alguns dizem que o samba nasceu, a festa costuma durar mais que os quatro dias tradicionais. E aqui, atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. E as opções de diversão são muitas: nos blocos de rua; nos camarotes organizados por artistas; nas arquibancadas; ou em clubes. Durante o período de Carnaval, mais de 2 milhões de foliões participam da festa. Um dos pontos fortes é o chamado arrastão, no qual trios elétricos comandados por artistas locais, partindo de pontos diferentes, se encontram num ponto da orla da cidade.Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o palco do samba em São Paulo, na região Sudeste do Brasil, acontece no Sambódromo do Anhembi. O desfile do Grupo Especial das escolas de samba acontece na sexta-feira, um dia antes da data oficial de início do Carnaval, e no sábado. A cada ano, mais de 100 mil pessoas acompanham esse desfile, além de outras que se divertem nos clubes e blocos de rua da cidade.Em 2014, segundo pesquisa do Ministério do Turismo, o Carnaval atraiu cerca de 6,6 milhões de turistas, entre brasileiros e estrangeiros, e acrescentou R$ 6,1 bilhões à economia brasileira. De acordo com as estimativas, o Rio de Janeiro foi o estado que mais atraiu turistas durante os dias de festa, especialmente a capital, Búzios, Cabo Frio, Petrópolis, Angra dos Reis e Paraty. A projeção é que 1,2 milhão de turistas tenham visitado a região, o que representou um movimento de R$ 1,1 bilhão na economia.O segundo local mais visitado, conforme a pesquisa, foi São Paulo e seus arredores (Santos, Guarujá, Ubatuba e Ilha Bela), com 960 mil turistas e um acréscimo de R$ 885 milhões na economia. E na terceira posição está Recife e adjacências (Olinda, Cabo e Porto de Galinhas) com 850 mil turistas e R$ 787 milhões. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Evento, o Carnaval em Salvador atraiu 550 mil pessoas, com receita de R$ 1 bilhão. No total, os eventos ligados à essa festa popular geram cerca de 250 mil empregos diretos e indiretos.Como diz uma música do compositor baiano Dorival Caymmi, “o samba da minha terra deixa a gente mole, quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole. Quem não gosta do samba bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé”.Vicente Neto, presidente da Embratur

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