Destaque

  • Exposição mostra arquitetura e diversidade do Brasil para o mundo

    Exposição mostra arquitetura e diversidade do Brasil para o mundo

    Realizada desde 5 de junho, a mostra se tornou o ponto de encontro na Flórida para a transmissão dos jogos da CopaO presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, visitou a exposição "12 Stadiums, 12 Cities: Brazil 2014 World Soccer Destination", que acontece em Coral Glabes, na Flórida, nos Estados Unidos. Realizada no Coral Gables Museum, a exposição começou no dia 5 de junho e se tornou o ponto de encontro para a transmissão do Mundial de futebol na cidade. Programada para acabar no dia 14 de setembro, a exposição apresenta os 12 estádios da Copa do Mundo FIFA 2014, a diversidade das cidades-sede e influência do futebol no estilo de vida do brasileiro. "A Copa fez com que o mundo voltasse os olhos para o Brasil e conhecesse diversas áreas que nós destacamos, entre elas, a arquitetura. Dos 12 estádios construídos, 10 foram projetados por arquitetos brasileiros, que deixaram a marca do País registrada em equipamentos mundialmente conhecidos", comentou Vicente. A visitação foi acompanhada pela curadora da exposição, Adriana Sabino, que detalhou todas as etapas para a montagem da instalação, que buscou trazer para o espaço características únicas do País, que pudesse incentivar o visitante a buscar mais informações sobre o Brasil e seus destinos. Evento internacional Por meio do seu programa de apoio à Captação e Promoção de Eventos, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apoiou a candidatura do Rio de Janeiro para sediar o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA) de 2020. A vitória da cidade foi anunciada dia 10 de agosto durante a Assembleia Geral da entidade, em Durbain, na África do Sul, na qual concorriam também Melbourne, na Austrália, e Paris, na França. O evento, que acontece a cada três anos, espera reunir 15 mil arquitetos e urbanistas de todo o mundo para discutir o futuro das cidades baseado no tema "Todos os Mundos”. ServiçoO que: "12 Stadiums, 12 Cities: Brazil 2014 World Soccer Destination"Quando: Até 14 de setembro de 2014Onde: Coral Gables Museum, 285, Aragon Avenue, Coral Gables – Flórida 33134  Veja mais fotos: http://on.fb.me/1oZpwnz

  • Embratur participa da Semana do Brasil em Nova York

    Embratur participa da Semana do Brasil em Nova York

    Evento é uma oportunidade para promover o país no mercado americano com a divulgação da cultura brasileiraA Semana do Brasil em Nova York, que acontecerá de 25 a 31 de agosto, terá as Mulheres Brasileiras como homenageadas. Esse é um evento que contribui para a divulgação da imagem do país nos Estados Unidos, por meio da promoção da cultura, do turismo e dos negócios brasileiros, impulsionando, assim, o destino Brasil junto aos 20 milhões de nova-iorquinos e aos turistas norte-americanos e estrangeiros que visitam Nova York.O objetivo da presença do Instituto na Semana do Brasil em Nova York 2014 é apresentar o destino turístico Brasil e mostrar os produtos dos segmentos trabalhados pela Embratur - Sol e Praia; Ecoturismo e Aventura; Cultura; Negócios e Eventos/Incentivo; Esportes e Produtos Focados. Além de ampliar as oportunidades de apoio à comercialização entre o trade dos EUA por meio de ação de promoção durante o evento. “Neste sentido, acredito que é um evento de grande oportunidade para a divulgação do Brasil como destino turístico para o mercado americano”, afirma Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.A participação da Embratur em Nova York será por meio de três iniciativas:  um Workshop/Apresentação Brasil, uma Vivência Brasileira – Feijoada para convidados do Instituto, além de uma Ação de Relacionamento com o trade turístico americano.A proposta da Apresentação Brasil é divulgar os Impactos da Copa 2014 e promover as Olimpíadas 2016. A Vivência Brasileira busca reforçar a presença do Brasil no mercado internacional por meio de apresentação da identidade nacional, com uso de elementos culturais como gastronomia, dança música e folclore. Já a Ação de Relacionamento abrirá espaço para a troca de experiências, sendo uma oportunidade para formar novos relacionamentos com entidades estrangeiras e incentivar os turistas para que visitem o Brasil. O público desses eventos são o trade turístico americano (operadores, agências de viagens), imprensa, formadores de opinião, empresários, empreendedores brasileiros e norte-americanos.  Semana - Três eventos compõem a Semana do Brasil nos Estados Unidos: Expo Brasil, Lavagem da Rua 46 e o After Party.A Expo Brasil reúne palestras, workshops, exposições de arte, apresentações culturais e sessões de networking. Este ano homenageia as mulheres, exaltando as suas conquistas e ressaltando o Turismo Étnico.  A Lavagem da Rua 46 é um desfile e festival cultural que acontece há seis anos em Nova York. O desfile começa na Times Square e atravessa a Rua 46 até a esquina com a Avenida Madison, onde um palco é montado para apresentações musicais de artistas brasileiros e internacionais. O After Party é o evento de encerramento da Semana do Brasil com show do grupo Pulsating Batucada. Mercado prioritário – Os Estados Unidos são o segundo país que mais emitem turistas ao Brasil. Segundo o Anuário Estatístico de Turismo 2013 do Ministério do Turismo, em 2012 o Brasil recebeu 586.463 turistas americanos.O foco do trabalho da Embratur nos Estados Unidos tem sido no sentido de estreitar a relação com o trade turístico e otimizar as oportunidades de promoção e divulgação do Brasil com o objetivo de aumentar a entrada de divisas no país em conjunto com o número de turistas que viajam ao Brasil. Serviço:Expo BrasilExposição: “Mulheres de Poder”Local: Galeria HSA            4 West 43rd, New York 10036Data: 25 a 30 de agostoHorário: 11h às 20hAlém da exposição, a Galeria HSA vai receber um desfile de moda da designer Mônica Anjos, uma exposição de fotografias de mulheres brasileiras reconhecidas por sua luta por um mundo melhor do fotógrafo Fred Pontes, palestras, networking e performances culturais.  Exposição: “Mulheres de Axé”Local: The New York State Office Building            163 West 125th St., New York 10027Data: 27, 29 e 30 de agostoHorário: 13h às 20 hAlém da exposição, o evento contará ainda com o lançamento do livro “Mulheres de Axé”, de Marcos Rezende e painel de debate sobre o Candomblé e mulheres religiosas no Brasil e em Nova York.  Lavagem da Rua 46Data: 30 de agostoDesfileHorário: 10h às 12hLocal: Início: Times Square & Rua 46            Final: Avenida Madison & Rua 46.  FestivalHorário: 12h às 16hLocal: Rua 46 entre as Avenidas 5º & Madison The After PartyLocal:  Webster Hall              125 E.11th St., New York,10003 Data: 31 de agostoHorário: a partir das 20h00Show: Pulsating Batucada Assessoriade ImprensaTel: +55 61 2023.8517www.embratur.gov.brwww.twitter.com/embraturnewswww.facebook.com/embraturbrasilwww.instagram.com/embraturbrasil22/08/2014

  • Gastos de visitantes estrangeiros durante a Copa superaram US$ 1,5 bilhão

    Gastos de visitantes estrangeiros durante a Copa superaram US$ 1,5 bilhão

    O aumento foi de 60% na comparação com o período de junho e julho de 2013Os visitantes estrangeiros que estiveram no Brasil em junho e julho, quando foi disputada a Copa do Mundo, gastaram US$ 1,586 bilhão, segundo dados do Banco Central. Em julho, a entrada de dívidas, também recorde para o mês desde 1947, somou US$ 789 milhões, valor pouco abaixo dos US$ 797 milhões de junho. Na comparação com o mesmo período de 2013, houve aumento de 60%."Os números mostram que o turismo é uma importante fonte de divisas para o Brasil", afirmou Vicente Neto, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Desde janeiro, os gastos dos turistas estrangeiros no Brasil somam US$ 4,434 bilhões, com um crescimento de 10,35% na comparação com o mesmo período de 2013. "Estamos trabalhando para melhorar ainda mais esses resultados", disse Neto.Mais de 1 milhão de visitantes internacionais estiveram no Brasil durante a Copa, dos quais 61% visitaram o país pela primeira vez, conforme pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) realizada para o Ministério do Turismo. Os gastos médios dos turistas foram de US$ 2.099, considerando uma permanência média de 15 dias. Australianos (US$ 3.349) e mexicanos (US$ 3.254) foram os que tiveram os maiores gastos.De acordo com a pesquisa, os quesitos mais bem avaliados pelos estrangeiros foram a hospitalidade, a gastronomia e a segurança pública. Nos aeroportos, conforme dados da Secretaria de Aviação Civil (SAC), o movimento foi de quase 18 milhões de passageiros, com um índice de atraso dos voos de apenas 7%.

  • Brasil nas telas de cinema de Miami

    Brasil nas telas de cinema de Miami

    Vinícius de Moraes é o homenageado do festival, que comemora o centenário de nascimento do poeta. A gastronomia brasileira também faz parte da ação de promoção do País nos Estados Unidos Ontem (20), o Colony Theatre, localizado na movimentada Lincoln Road, em Miami, no Estados Unidos, se transformou em uma vitrine do Brasil. O local foi escolhido para sediar a mostra oficial da 18ª edição do Brazilian Film Festival, que conta com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).Realizada entre os dias 16 e 24 de agosto, a mostra oficial contou com a presença do presidente da Embratur, Vicente Neto, diretores e atores brasileiros, entre eles, Reynaldo Gianecchini e Regina Duarte. A sessão estava lotada de jornalistas, formadores de opinião e apaixonados por cinema. “A cultura é uma das plataformas utilizadas pela Embratur para promover os destinos turísticos. Acreditamos que a sétima arte seja uma importante ferramenta para levar ao mundo imagens dos nossos destinos e inserir o desejo de conhecer o Brasil no imaginário daqueles que assistem aos filmes”, comentou Neto.O presidente explicou que o apoio da Embratur neste evento tem o propósito de contribuir para a diversificação da divulgação dos atrativos turísticos brasileiros. “Os norte-americanos estão em 2º no ranking dos que mais visitam o País, e trabalhamos para que o número continue crescendo. Pra isso, buscamos mostrar aos que já foram ao Brasil novas opções de viagem, e aos que nunca foram, queremos despertar o desejo de conhecer o Brasil e as experiências que podem ser vividas”, comentou.A edição do festival traz uma homenagem especial a Vinícius de Moraes, em comemoração ao centenário de nascimento de um dos cantores e compositores mais respeitados no cenário artístico mundial. Para completar a imersão brasileira, a gastronomia também se fará presente por meio do “Taste of Brazil”, uma parceria com restaurantes locais que estarão servindo pratos inspirados na culinária do Brasil.Agenda de imprensaDurante sua passagem por Miami, o presidente da Embratur está realizando uma série de encontros com importantes veículos de imprensa norte-americana, como Skift, Prevue e Travel + Leisure, Travel West & Travel Weekly, Miami Herald e Bloomberg. “Estamos apresentando aos veículos os avanços no turismo internacional, com foco nos resultados da Copa do Mundo 2014 e as estratégias de divulgação do País como sede das Olímpiadas”, explicou o presidente.Veja as fotos: http://on.fb.me/VHO6Nd 

  • Embratur renova seu canal de promoção internacional no YouTube

    Embratur renova seu canal de promoção internacional no YouTube

    Uma repaginação no BrandChannel da Embratur deixa página atualizada e com novos vídeos e novo layout. Canal Visit Brasil já está no arCom objetivo de seguir as novas tendências digitais, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) atualizou o seu BrandChannel (canal do Visit Brasil no YouTube), que já encontra-se disponível com novos vídeos de promoção internacional do Brasil.“A audiência de vídeos na internet é uma realidade. E essa forma de consumir conteúdo tem mudado a cada época. Hoje, os vídeos precisam ser mais curtos, mais interessantes, muitas vezes com retrato da vida real e conteúdos personalizados (memes)”, explicou Vicente Neto, presidente da Embratur.​ Por isso, o BrandChannel do Brasil tem o intuito de trazer uma busca que leve o turista a encontrar as experiências segundo as expectativas e valores que ele quer viver em sua viagem e apresentar o conteúdo de uma maneira estimulante de forma que o usuário não veja apenas um vídeo e sim traga experiências reais Diante desse cenário, os vídeos são usados por um visitante na etapa de preparação ondeele já decidiu o seu destino e está traçando o roteiro para a sua viagem. “Essa nova forma de consumir vídeos mudou o comportamento das pessoas na busca por informações. Isso impactou o turismo e fez com que ele tivesse uma nova abordagem em relação à escolha de seu destino”, disse Vicente.Com a reformulação do Brandchannel da Embratur, o visitante deverá ser alcançado em dois momentos distintos: de motivação, momento em que o turista pesquisará sobre diferentes experiências que poderá vivenciar em determinado local e no momento da pós-comercialização. O turista fez a compra da passagem e está pesquisando por mais detalhes da experiência que ele já escolheu viver.“Dessa forma, o Youtube é o canal que irá complementar essa pesquisa e até atiçar sua curiosidade para novas descobertas que ele não tenha encontrado em outros lugares. Os vídeos mostram maneiras diferentes de aproveitar a viagem”, disse Vicente.Acesse o canal com novos vídeos de promoção do Brasil: https://www.youtube.com/user/visitbrasil

  • Governo e representantes do trade turístico discutem diretrizes para o setor

    Governo e representantes do trade turístico discutem diretrizes para o setor

    Documento Referencial definirá novas políticas e o planejamento da área de Turismo para os próximos anos O ministro do Turismo, Vinicius Lages, abriu nesta quarta-feira (20), na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), as atividades do segundo dia de discussões para a elaboração do Documento Referencial 2015/2019, que servirá como base para o planejamento das demandas do setor do turismo para os próximos anos. “Esse é o momento de pensarmos nos desafios para um novo ciclo, uma política pública específica para o setor, como uma iniciativa de governo”, afirmou o ministro.Além do ministro, participaram da mesa de abertura o assessor da presidência da Embratur, Walter Ferreira, representando o presidente Vicente Neto; Oreni Braga, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Estado do Amazonas (Amazonastur); e Cláudia Pessoa, do Conselho Nacional de Turismo (CNT).Vinicius Lages pontuou algumas considerações para que sirvam como referência para os debates durante o dia. “O maior desafio do Brasil é consolidar sua economia de serviço, onde o turismo se insere”.Ele defendeu também três pilares que considera fundamentais para a área de turismo: a produção; a qualificação e a renovação; e a oferta turística no mercado. “É essencial pensarmos com o papel do Ministério do Turismo na questão do empreendedorismo e na oferta de serviços, cada vez mais qualificada e inovadora. Temos que pensar, ainda, na estruturação de produtos e destinos, na agenda de financiamento do setor e na atração de investimentos”.Lages ressaltou também a unidade do planejamento ideal, que passa pelas parcerias. “O Estado funciona como descentralizador de esforços com as Unidades das Federações em um trabalho conjunto”, destacou.Oreni Braga, que estava representando os secretários e dirigentes de turismo do Brasil, concorda com Vinicius Lages. “É essencial construir essa relação com os estados, municípios e o trade turístico. Essa parceria é muito importante para nós. Precisamos induzir os destinos, consolidar as cidades estratégicas”.Cláudia Pessoa falou sobre a qualificação na liderança. “Já conseguimos um passo importante, que é o convencimento dos prefeitos quanto à necessidade de uma política pública de turismo”.Oficinas – Após as primeiras considerações, os participantes se reuniram em grupos para debaterem a respeito de sete eixos temáticos: Gestão; Estruturas de Destinos; Ambiente de negócios e marco regulatório; Educação e qualificação; Investimento e Financiamento; Infraestrutura e Logística; e Posicionamento do Destino Brasil no mercado nacional e internacional.Participaram dos grupos, coordenadores e diretores da Embratur, representantes dos Ministérios do Turismo e do Planejamento, Controladoria-Geral da União, do Tribunal de Contas da União (TCU), do Conselho Nacional do Turismo, do setor acadêmico, além de diversos representantes do trade turístico.Ao final do dia, as propostas serão reunidas para um documento final e referencial que ficará pronto no final de setembro deste ano.  Assessoria de ImprensaTel: +55 61 2023.8517www.embratur.gov.brwww.twitter.com/embraturnewswww.facebook.com/embraturbrasil www.instagram.com/embraturbrasil 20/08/2014 

    • Clipping

      JORNAL CAZUMBÁ - Embratur lança album Encuentros en Brasil para televisãoCanções criadas para a série de TV estão disponíveis em mais de 100 serviços de distribuição de conteúdo. A ação faz parte de um pacote de iniciativas das estratégias para divulgar o Brasil no exterior.Em parceria com a gravadora Trama, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), por meio das agências beGIANT Advertainment e Neogama/BBH lançaram, nesta quinta-feira (14), um álbum eletrônico com canções criadas para o programa de TV “Encuentros en Brasil”. A ação faz parte de um pacote de iniciativas das estratégias da Embratur para divulgar o Brasil no exterior. Presentes em mais de 100 serviços de distribuição de conteúdo, como iTunes, Deezer, Spotify, Amazon e Rdio, as músicas compiladas foram compostas por cinco dos sete artistas que estrelaram a primeira temporada da série: o uruguaio Jorge Drexler, a chilena Francisca Valenzuela, a dupla peruana Alejandro y Maria Laura, a colombiana Andrea Echeverri e o brasileiro Paulinho Moska, diretor musical do projeto. As composições dos outros dois protagonistas do “Encuentros en Brasil” – Kevin Johansen e Natalia Lafourcade – serão disponibilizadas na internet pela Sony Music Argentina e pela Sony Music México, respectivamente. “A série já foi um sucesso, agora com o lançamento das canções criadas exclusivamente para o “Encuentros en Brasil”, em diversas plataformas, o público atingido será ainda maior, consequentemente, o Brasil terá uma maior exposição em todo o mundo”, afirma o presidente da Embratur, Vicente Neto. “As canções são verdadeiras declarações de amor ao Brasil”, afirma Guga Lemes, da beGIANT. “A qualidade musical dos artistas se reflete em cada uma das composições, tanto no que se refere às letras quanto às melodias”. Para Felipe Barahona, da beGIANT, o álbum é parte essencial do Encuentros en Brasil, porque o torna atemporal. “Este componente do projeto permite que o Brasil seja cantado para sempre, imortalizado na voz de grandes nomes da música latina”, destaca. “Com seu formato inédito, o Encuentros en Brasil é um marco na maneira de comunicar o Brasil como destino turístico”, lembra Alexandre Gama, da Neogama/BBH. “Envolver as mais diferentes plataformas num único projeto potencializou ainda mais os resultados obtidos”. Série de TV Transmitida pela rede HBO em 53 países e territórios da América Latina e do Caribe, a temporada inicial do programa “Encuentros en Brasil” mostra os bastidores da viagem de seis artistas latino-americanos pelo País. Os 12 episódios da série estrearam nos meses de maio e junho.Saiba mais:  http://bit.ly/1mhaowg

    • Notícias

      Evento é uma oportunidade para promover o país no mercado americano com a divulgação da cultura brasileiraA Semana do Brasil em Nova York, que acontecerá de 25 a 31 de agosto, terá as Mulheres Brasileiras como homenageadas. Esse é um evento que contribui para a divulgação da imagem do país nos Estados Unidos, por meio da promoção da cultura, do turismo e dos negócios brasileiros, impulsionando, assim, o destino Brasil junto aos 20 milhões de nova-iorquinos e aos turistas norte-americanos e estrangeiros que visitam Nova York.O objetivo da presença do Instituto na Semana do Brasil em Nova York 2014 é apresentar o destino turístico Brasil e mostrar os produtos dos segmentos trabalhados pela Embratur - Sol e Praia; Ecoturismo e Aventura; Cultura; Negócios e Eventos/Incentivo; Esportes e Produtos Focados. Além de ampliar as oportunidades de apoio à comercialização entre o trade dos EUA por meio de ação de promoção durante o evento. “Neste sentido, acredito que é um evento de grande oportunidade para a divulgação do Brasil como destino turístico para o mercado americano”, afirma Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.A participação da Embratur em Nova York será por meio de três iniciativas:  um Workshop/Apresentação Brasil, uma Vivência Brasileira – Feijoada para convidados do Instituto, além de uma Ação de Relacionamento com o trade turístico americano.A proposta da Apresentação Brasil é divulgar os Impactos da Copa 2014 e promover as Olimpíadas 2016. A Vivência Brasileira busca reforçar a presença do Brasil no mercado internacional por meio de apresentação da identidade nacional, com uso de elementos culturais como gastronomia, dança música e folclore. Já a Ação de Relacionamento abrirá espaço para a troca de experiências, sendo uma oportunidade para formar novos relacionamentos com entidades estrangeiras e incentivar os turistas para que visitem o Brasil. O público desses eventos são o trade turístico americano (operadores, agências de viagens), imprensa, formadores de opinião, empresários, empreendedores brasileiros e norte-americanos.  Semana - Três eventos compõem a Semana do Brasil nos Estados Unidos: Expo Brasil, Lavagem da Rua 46 e o After Party.A Expo Brasil reúne palestras, workshops, exposições de arte, apresentações culturais e sessões de networking. Este ano homenageia as mulheres, exaltando as suas conquistas e ressaltando o Turismo Étnico.  A Lavagem da Rua 46 é um desfile e festival cultural que acontece há seis anos em Nova York. O desfile começa na Times Square e atravessa a Rua 46 até a esquina com a Avenida Madison, onde um palco é montado para apresentações musicais de artistas brasileiros e internacionais. O After Party é o evento de encerramento da Semana do Brasil com show do grupo Pulsating Batucada. Mercado prioritário – Os Estados Unidos são o segundo país que mais emitem turistas ao Brasil. Segundo o Anuário Estatístico de Turismo 2013 do Ministério do Turismo, em 2012 o Brasil recebeu 586.463 turistas americanos.O foco do trabalho da Embratur nos Estados Unidos tem sido no sentido de estreitar a relação com o trade turístico e otimizar as oportunidades de promoção e divulgação do Brasil com o objetivo de aumentar a entrada de divisas no país em conjunto com o número de turistas que viajam ao Brasil. Serviço:Expo BrasilExposição: “Mulheres de Poder”Local: Galeria HSA            4 West 43rd, New York 10036Data: 25 a 30 de agostoHorário: 11h às 20hAlém da exposição, a Galeria HSA vai receber um desfile de moda da designer Mônica Anjos, uma exposição de fotografias de mulheres brasileiras reconhecidas por sua luta por um mundo melhor do fotógrafo Fred Pontes, palestras, networking e performances culturais.  Exposição: “Mulheres de Axé”Local: The New York State Office Building            163 West 125th St., New York 10027Data: 27, 29 e 30 de agostoHorário: 13h às 20 hAlém da exposição, o evento contará ainda com o lançamento do livro “Mulheres de Axé”, de Marcos Rezende e painel de debate sobre o Candomblé e mulheres religiosas no Brasil e em Nova York.  Lavagem da Rua 46Data: 30 de agostoDesfileHorário: 10h às 12hLocal: Início: Times Square & Rua 46            Final: Avenida Madison & Rua 46.  FestivalHorário: 12h às 16hLocal: Rua 46 entre as Avenidas 5º & Madison The After PartyLocal:  Webster Hall              125 E.11th St., New York,10003 Data: 31 de agostoHorário: a partir das 20h00Show: Pulsating Batucada Assessoriade ImprensaTel: +55 61 2023.8517www.embratur.gov.brwww.twitter.com/embraturnewswww.facebook.com/embraturbrasilwww.instagram.com/embraturbrasil22/08/2014

    • Artigos Amsterdam vive dias de clima tropical e brasilidade

      Música e gastronomia brasileiras são atrações do Viva Brasil Festival, evento realizado no mercado holandês com apoio da EmbraturAlguns dias após o encerramento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, onde a seleção e torcedores holandeses interagiram com grande simpatia com a população brasileira, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, visitou Amsterdam para prestigiar a abertura do Viva Brasil Festival. O projeto foi aprovado em edital por comissão e tem como objetivo promover a cultura brasileira na Holanda. Comemorando seus 20 anos, o Viva Brasil Festival foi realizado no último fim de semana, entre os dias 18 e 20 de julho, com o apoio da Embratur. A alegria do povo brasileiro foi representada pelogrupo Olodum, pela cantora Daniela Mercury e Tulipa Ruiz que fizeram o público dançar e viver um pouco de brasilidade no morno verão holandês. Também fizeram parte da programação músicos como Ed Motta, Tulipa Ruiz e Hamilton de Holanda. O público presente também prestigiou degustações de pratos típicos da culinária nacional.O presidente do Instituto, Vicente Neto, prestigiou a abertura do festival e destacou a importância da promoção do Brasil na Holanda, país prioritário na divulgação dos destinos brasileiros.“O Viva Brasil Festival é importante pois apresenta ao público europeu aspectos que traduzem fortemente a cultura brasileira, como a música e a gastronomia. Além disso, é fundamental para divulgar o trabalho de artistas que trazem ritmos e arranjos musicais bem brasileiros, podendo, assim, divulgá-los internacionalmente”, destacou o presidente.Mercado holandêsAlém do festival, o Instituto irá apoiar, no segundo semestre, a realização de visitas de jornalistas holandeses a destinos brasileiros e o Brazil Network Day, uma rodada de negócios organizada pela Embaixada Brasileira na Holanda. No início deste ano, a Embratur participou da Vakantiebeurs, uma importante feira de turismo do mercado holandês. Pela importância do mercado, há quase um ano funciona em Amsterdam um dos sete Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) que estão instalados da Europa.De acordo com a empresa de pagamento eletrônico Cielo, entre pessoas de 20 países, os holandeses que vieram ao Brasil durante a Copa do Mundo FIFA 2014 foram os campeões em gastos médios por compra, com R$ 446. Em 2012, o Brasil recebeu mais de 73 mil visitantes holandeses. 

Vídeos

DE CARA COM O LEGISLATIVO IMPACTOS COPA