Destaque

  • Botânicos latino-americanos reúnem-se em Salvador

    Botânicos latino-americanos reúnem-se em Salvador

    Embratur apoiou a captação do XI Congresso Latino-americano de Botânica que deve atrair cerca de dois mil participantesAcontece durante toda esta semana em Salvador, o XI Congresso Latino-americano de Botânica que levou cerca de dois mil especialistas e estudantes à capital baiana. O evento foi captado com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O tema central do Congresso será “Botânica em América Latina: conhecimento, interação e difusão”.A apresentação e a divulgação dos novos avanços científicos nessa área; as mais recentes tecnologias e as oportunidades de capacitação dos profissionais latino-americanos; além de Conferências Magistrais focadas em temas como a Evolução da Paisagem latino-americana em 120 milhões de anos e a biodiversidade do Continente, também fazem parte da programação do Congresso, que começou no dia 19 e termina na próxima sexta-feira, 24. Estão previstas ainda excursões científicas à Chapada Diamantina. “A Embratur apoia a captação de eventos de relevância turística, sem esquecer a importância para outras áreas e setores - como neste caso a científica - não só para o Brasil, mas principalmente para todo o continente latino-americano”, disse Maria Katavatis,  da Coordenação-Geral de Congressos, Negócios e Incentivos da Embratur.Segmento MICEEm dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados do ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54.Os 315 eventos realizados no ano passado trouxeram ao Brasil 126 mil visitantes, que permaneceram em media 3,8 dias no País, gerando um movimento de US$ 137 milhões.Ranking divulgado em maio deste ano mostra que o Brasil permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, passado de 7º para 9º no ranking de 2013.O Brasil ocupa ainda a primeira posição na lista de países sul-americanos que mais apoiam a captação e a realização de eventos do segmento. Em 2013, o Brasil recebeu 61% dos eventos realizados na América do Sul.

  • Embratur participa da FIT com 40 co-expositores

    Embratur participa da FIT com 40 co-expositores

    Feira Internacional de Turismo acontecerá em Buenos Aires de 25 a 28 de outubroA Argentina, país que mais envia turistas para o Brasil, sediará a 19ª edição da  FIT (Feira Internacional de Turismo da América Latina 2014), que acontece de 25 a 28 de outubro, em Buenos Aires. “Participamos da Feira desde a primeira edição em 1995, e nesse momento é muito importante estarmos presente no mercado argentino, pois eles estão decidindo sobre as férias de janeiro. A FIT é voltada para o trade turístico e para o público final, dois públicos que se interessam pelas novidades dos nossos produtos turísticos”, explica a assessora da Presidência da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Leila Holsbach.Para esta edição, a Embratur vai participar com um estande de 351,5 m² e reunirá 40 co-expositores, sendo 56% institucionais e 44% privados. Terá também representantes de todas regiões do Brasil e do trade turístico nacional. Para animar quem estiver na FIT estão programadas apresentações de MPB, capoeira, samba de gafieira, forró, frevo, baião e xaxado.A FIT se posicionou como uma das feiras de turismo mais importantes do mundo e da América Latina.  O evento reúne protagonistas do setor turístico e tem como objetivo contribuir na renovação e inovação das ofertas e tendências do setor. A proposta de realização da FIT Argentina também é respaldada pela qualidade dos profissionais participantes, com grande poder de decisão e objetivos comerciais definidos, resultando em uma exposição com excelente e diversificada oferta turística.“A Argentina é o principal mercado de atuação dentro da América do Sul. Os argentinos sempre buscam as novidades no Brasil, principalmente no segmento Sol e Praia. Eles têm o hábito de viajar, por isso que a FIT nos dá a oportunidade de promoção turística do Brasil”, destaca Leila Holsbach.Mercado Argentino -  O Anuário Estatístico de Turismo 2014, Ano Base 2013, do Ministério do Turismo, mostra que cada vez mais os argentinos visitam o Brasil. Em 2012, foram 1.671.604 turistas, já em 2013, esse número aumentou para 1.711.491.De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional, de 2006 a 2012, do Ministério do Turismo, 79% dos turistas da Argentina visitam o Brasil por motivo de Lazer, desses, 79% buscam Sol e Praia e 16% Natureza, Ecoturismo ou Aventura. O estudo diz também que a permanência média dos argentinos é de 10 dias e os destinos mais visitadas são: Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Armação dos Búzios (RJ) e Bombinhas (SC).Sobre a frequência de visitas ao Brasil, 80% dos turistas argentinos já estiveram no país outras vezes, e 98% pretendem voltar. Em relação ao grau de satisfação, 93% disseram plenamente atendidos. Sobre a infraestrutura, os itens limpeza pública, segurança pública, serviços de taxi, transporte público e sinalização turística, receberam mais de 87% de avaliação positiva.A avaliação dos turistas argentinos sobre a infraestrutura turística mostra que aeroportos, rodovias, restaurantes, alojamento e diversão noturna foram avaliados positivamente por mais de 83%. Sobre os serviços turísticos, os guias de turismo, as informações turísticas, a hospitalidade e a gastronomia agradaram a mais de 90%.Outro detalhe importante e que vale a pena destacar é que segundo levantamento da Embratur referente ao mês de outubro de 2014, existe hoje 263 frequências semanais de voos da Argentina para o Brasil.Assessoria de ImprensaTel: +55 61 2023.8517www.embratur.gov.brwww.twitter.com/embraturnewswww.facebook.com/embraturbrasilwww.instagram.com/embraturbrasil21/10/2014

  • Destinos para Negócios e Eventos em destaque nos EUA

    Destinos para Negócios e Eventos em destaque nos EUA

    Embratur participa da IMEX America e apresenta produtos e destinos brasileiros para representantes do segmento MICEPara fortalecer os destinos do Brasil, que está entre os 10 países que mais recebem congressos e convenções associativas, conforme ranking da ICCA (Internacional Congress and Convention Association), a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) estará presente na 4ª edição da IMEX America, uma feira internacional do segmento de Reuniões, Incentivo, Congressos e Eventos – MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events). A feira acontece entre os dias 14 e 16 de outubro, em Las Vegas.A novidade da organização do evento é o lançamento de um aplicativo de localização dos estandes para os que visitam a feira pela primeira vez. “Os Estados Unidos são o segundo maior mercado emissor de turista ao Brasil e é considerado um país prioritário na agenda de promoção da Embratur. Para este ano, a IMEX America promete reunir maior número de pessoas, devido ao aumento de expositores e de serviços, conforme anunciou a organização”, disse Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos do Instituto. A feira é uma das principais do segmento MICE e reunirá profissionais da indústria do turismo de todas as partes do mundo. A organização do evento também oferece seminários e workshops organizados por renomadas associações e instituições, como a ICCA. São esperados 10 mil visitantes nos três dias de evento.No estande do Instituto, 27 coexpositores apresentarão o Brasil como destino de eventos e negócios. “O expositor tem a oportunidade de apresentar seus produtos, realizar networking e garantir a realização de uma agenda com compradores de alto nível”, destacou Marco Lomanto.Segmento MICEEm dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados divulgados em maio pela ICCA, entre 2003 e 2013 o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54.Mercado norte-americanoEm 2013, 592.827 norte-americanos estiveram no Brasil, registrando um aumento de 1,09% em relação ao ano anterior.  Atualmente, há 249 voos semanais que ligam Brasil aos Estados Unidos.O foco do trabalho da Embratur no mercado americano  tem sido no estreitamento da relação com o trade local e na otimização de oportunidades de promoção do Brasil. Durante a Copa de 2014, os americanos representaram cerca de 14,5% do total de visitantes no País.Foto externa: IMEX America 2012

  • Cinema e gastronomia brasileiros em cartaz na Colômbia

    Cinema e gastronomia brasileiros em cartaz na Colômbia

    1ª edição do Cine Fest Brasil Bogotá que começa amanhã (16) com apoio da Embratur, também contará com a presença da gastronomia do PaísA cultura brasileira estará em destaque entre os dias 16 e 19 de outubro, em Bogotá, durante o BRAFF (Brazilian Film Festival), que conta com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e Embaixada do Brasil e faz parte do Circuito Inffinito. Pela primeira vez na Colômbia, o festival levará ao público a oportunidade de conhecer mais sobre o cinema e a diversidade da gastronomia do País.“O cinema é, sem dúvida, um importante meio de promoção do País, pois divulga muitas vezes aspectos regionais, ainda mais unido à nossa gastronomia, também considerada uma ferramenta essencial da cultura do Brasil, agregando valor ao destino turístico”, disse o presidente da Embratur, Vicente Neto.Além das sessões de abertura e encerramento com filmes brasileiros, a Embratur preparou um roteiro de ações paralelas com o objetivo de potencializar os resultados de divulgação do Brasil como destino turístico. A programação contará com evento de abertura, que acontece na noite de hoje (15) e terá a presença de profissionais da cadeia produtiva do turismo da Colômbia, jornalistas, formadores de opinião, diretores e produtores de cinema. Está previsto um almoço de relacionamento com a imprensa colombiana amanhã (16), oportunidade em que os convidados poderão degustar a culinária brasileira.BRAFF - Brazilian Film FestivalA Embratur já apoiou a realização do Festival de Cinema em quatro países considerados prioritários para a promoção do Brasil, uma vez que o cinema e a gastronomia brasileiros fazem parte das principais ações promovidas pela Embratur mundo a fora. O intuito é aproveitar esse importante evento de difusão do cinema nacional e de abertura de novas oportunidades de negócios para a promoção dos destinos turísticos do País.A primeira edição aconteceu em Miami, nos Estados Unidos, em agosto de 2013. A segunda aconteceu em Londres em setembro, também do ano passado e, em outubro, os vizinhos uruguaios puderam conhecer a produção cinematográfica brasileira durante o Cine Fest Brasil Montevidéu.  Já em junho de 2014, o evento foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, e em agosto, mais uma edição em Miami.  

  • Embratur apresenta o Brasil para agentes de turismo na França

    Embratur apresenta o Brasil para agentes de turismo na França

    Parceria inédita entre o Instituto e o Grupo Air France KLM possibilita promoção do país no mercado francêsA Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apresentará destinos brasileiros nesta quarta-feira (15) durante um workshop promovido pelo Grupo Air France KLM em Paris. A apresentação será feita pela executiva do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) na França, Mariana Sarciotto. Aproximadamente 100 agentes de viagens das províncias francesas foram convidados para esse encontro que é uma oportunidade para aprender a promover e comercializar o destino Brasil, além da troca de informações e conhecimentos.A França, de acordo com os dados do World Travel Monitor – IPK 2012, é o quarto maior emissor de turistas do mundo com um volume de viagens internacionais de 31,3 milhões em 2012. Com relação a gastos no exterior, o Barômetro 2013 da OMT mostra a França em sexto lugar com 37,2 bilhões de dólares.Já em relação à emissão de turistas para o Brasil, segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo 2014, Ano Base 2013, do Ministério do Turismo, a França é o oitavo principal mercado, somando 224.078 visitantes em 2013, com um aumento de 2.49% em relação ao ano anterior.“A parceria entre a Embratur e o Grupo Air France KLM é para promover o voo da rota Brasília-Paris, e com a intenção de diversificar o Brasil no mercado francês, assim iremos mostrar as potencialidades turísticas da região centro-oeste”, destacou o Coordenador Geral de Mercados da Europa, Ásia e África da Embratur, Bruno Reis.Aumento de Voos – Segundo a gerência geral da Air France KLM Brasil e Cone Sul, o grupo vai ampliar a quantidade de voos na rota Brasília-Paris em junho de 2015. Hoje, eles operam três vezes por semana, em 2015 serão cinco voos semanais. Segundo a Air France, a rota é um sucesso e a ocupação foi de 80% nos primeiros seis meses de operação, por isso a companhia decidiu aumentar o número de voos.A Air France também vai inaugurar jatos com nova configuração de assentos no ano que vem. O primeiro voo com a nova configuração de assentos começa a funcionar na rota Paris-São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) em 6 de fevereiro de 2015. Depois disso, a intenção do grupo é que todos os jatos que atendem o mercado brasileiro estejam com a nova configuração em até um ano e meio. Assessoria de ImprensaTel: +55 61 2023.8517www.embratur.gov.brwww.twitter.com/embraturnewswww.facebook.com/embraturbrasilwww.instagram.com/embraturbrasil14/10/2014

  • Embratur promove Workshop

    Embratur promove Workshop "Brasil Destino Sensacional" no Peru

    Evento tem como principal objetivo divulgar os destinos turísticos do Brasil para o trade turísticoAconteceu ontem (16), em Lima, no Peru, a 5ª edição do Workshop “Brasil Destino Sensacional”, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Embaixada do Brasil em Lima e Comitê Descubra Brasil no Peru. Participam do evento cerca de 400 profissionais, incluindo agentes de viagens, operadores de turismo do mercado brasileiro e peruano, representantes das Secretarias de Turismo de Sergipe, Amazonas, São Paulo, Porto Alegre e Gramado, além do Buzios Convention Bureau, Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) e imprensa especializada.O workshop tem como objetivo apresentar ao trade local os principais atrativos turísticos que o Brasil oferece. Na oportunidade, as secretarias de turismo também participam com exposições sobre gastronomia, cultura, esportes e atrativos locais.“O modelo de ação implementado no Peru tornou-se referência na América do Sul como um evento que potencializa, no mesmo dia, a capacitação de agentes de viagem seguido de rodada de negócios. Nessa edição, a Embratur fará uma capacitação direcionada aos operadores e agentes de viagens sobre o Brasil com foco no Nordeste, sendo um momento importante de troca de experiências, informações e conhecimentos. Segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo 2013, Ano Base 2012, o Peru é o 14º maior emissor de turistas para o Brasil. Foram registradas a entrada de 91.996 visitantes”, explica o coordenador-geral do Mercado Americano da Embratur, Alexandre Nakagawa.No Peru, o comitê “Descubra Brasil” foi constituído em 2004 e tem a finalidade de aumentar o fluxo de turistas peruanos para o Brasil. Os comitês de promoção turística têm seu funcionamento junto aos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) das Representações Diplomáticas e Consulares do Brasil no exterior e seguem as diretrizes estratégicas estabelecidas pela Embratur. Assessoria de ImprensaTel: +55 61 2023.8517www.embratur.gov.brwww.twitter.com/embraturnewswww.facebook.com/embraturbrasilwww.instagram.com/embraturbrasil17/09/2014

    • Artigos Indústria de eventos movimenta mais de R$ 200 bilhões por ano

      A indústria de eventos movimentou no Brasil R$ 209,2 bilhões no ano passado, valor equivalente a 4,32% do PIB (Produto Interno Brasileiro). Na comparação com 2001, quando a renda anual da indústria de eventos foi de R$ 37 bilhões, houve um crescimento de 465%. Os dados são de uma pesquisa contratada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil).Realizada pelo Observatório de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, o estudo mostra que em 2013 o Brasil sediou 590 mil eventos, 95 deles nacionais e metade realizados nos Estados da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), a mais populosa do país. No total, esses eventos contaram com a participação de 202,2 milhões de pessoas, que gastaram, em média, R$ 161,80 por dia, somando gastos anuais de R$ 99,3 bilhões.A renda total da indústria de eventos é composta pela soma dos gastos feitos pelos participantes de feiras, congressos e outros eventos, pela receita gerada com a locação dos espaços destinados a esses encontros e pelo faturamento das organizadoras de eventos. De acordo com o estudo, a estrutura disponível no Brasil para realização de eventos conta com 9.445 espaços para feiras, congressos e eventos de diversas naturezas, totalizando uma área de 10,2 milhões de metros quadrados e 9,2 milhões de assentos.Vale lembrar que entre os grandes eventos de 2013, o Brasil foi sede da Jornada Mundial da Juventude, que trouxe ao país milhares de visitantes, especialmente da América Latina, e da Copa das Confederações. Embora esses dois eventos não sejam contabilizados no ranking elaborado anualmente pelo ICCA (International Congress and Convention), que não inclui eventos esportivos e religiosos, o Brasil está, desde 2006, entre os dez países do mundo, em um universo de 184 pesquisados, que mais recebem eventos.Em dez anos, o número de congressos e convenções de negócios internacionais realizados no Brasil cresceu 408%. Entre 2003 e 2013, o total de eventos internacionais passou de 62 para 315, conforme os dados do ICCA. No mesmo período, o número de cidades que sediaram eventos internacionais subiu 145%, passando de 22 para 54 e ainda há muito espaço para o crescimento do setor. Crescimento que beneficiou o Brasil, mas ajudou também os países latino-americanos. De 2003 a 2013, o número de eventos na região registrou alta de 163%, passando de 459 para 1.209, já o crescimento global foi um pouco menor: 98%. Na América do Norte, a alta foi de 45%.RankingPaísNº de eventos (2013)1Brasil3152Argentina2233Colombia1394Chile1105Perú646Uruguay627Panamá618Ecuador429Guatemala2710Costa Rica25 Na América Latina, como sede de eventos internacionais, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos, que recebeu 829 eventos em 2013, segundo dados do ICCA. Os 315 eventos realizados no ano passado trouxeram ao país cerca de 126 mil visitantes de outros países, gerando um movimento de US$ 137 milhões. Em um mundo cada vez mais globalizado, esse tipo de reunião contribui não apenas para movimentar a economia, mas também para ampliar o intercâmbio de conhecimento, ajudando com isso a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em 2012, por exemplo, os encontros da área de ciências médicas representaram 17%, seguido da área de tecnologia, com 14,5%.As expectativas para os próximos anos em relação ao segmento são promissoras. Além do trabalho desenvolvido pela Embratur nos últimos anos para captar esses eventos para cidades brasileiras, os grandes eventos internacionais (Rio 2012, Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo 2014 e Olímpiada 2016) projetaram o Brasil no mundo e vão alavancar o mercado.Por outro lado, o aumento da renda do brasileiro, fruto da inclusão social de milhões de pessoas, fez crescer a demanda por eventos artísticos e culturais. De acordo com o estudo do Sebrae/Abeoc Brasil, esse segmento vai continuar em ascensão nos próximos anos, mas ocorrerão mudanças no perfil do público, que ficará mais exigente. Haverá ainda a criação de novos nichos como eventos on-line, o que exigirá um maior preparo dos empreendedores da área.Por fim, os turistas de eventos estão entre os visitantes com maior nível educacional: 97% deles têm nível superior, conforme pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Embratur. Ou seja, podem ajudar a ampliar a boa experiência que tiveram durante sua permanência no Brasil, contribuindo para divulgar o país como destino turístico internacional. Essa pesquisa mostra ainda que 64% dos entrevistados informaram que o fato de o evento ter sido realizado no país influenciou positivamente na sua decisão de participar. E, a exemplo dos visitantes que aqui estiveram durante a Copa, a maioria pretende retornar ao país.RankingPaísNº de eventos (2013)1Estados Unidos8292Brasil3153Canadá2904Argentina2235México1586Colombia1397Chile1108Perú649Uruguay6210Panamá61 Vicente Neto, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)Leia o texto no jornal The Huffington Post: http://huff.to/1nqkn8h 

    • Clipping

      JORNAL DO TURISMO - Cinema e gastronomia brasileiros em cartaz na ColômbiaA cultura brasileira estará em destaque entre os dias 16 e 19 de outubro, em Bogotá, durante o BRAFF (Brazilian Film Festival), que conta com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e Embaixada do Brasil e faz parte do Circuito Inffinito. Pela primeira vez na Colômbia, o festival levará ao público a oportunidade de conhecer mais sobre o cinema e a diversidade da gastronomia do País.“O cinema é, sem dúvida, um importante meio de promoção do País, pois divulga muitas vezes aspectos regionais, ainda mais unido à nossa gastronomia, também considerada uma ferramenta essencial da cultura do Brasil, agregando valor ao destino turístico”, disse o presidente da Embratur, Vicente Neto.Além das sessões de abertura e encerramento com filmes brasileiros, a Embratur preparou um roteiro de ações paralelas com o objetivo de potencializar os resultados de divulgação do Brasil como destino turístico. A programação contará com evento de abertura, que acontece na noite de hoje (15) e terá a presença de profissionais da cadeia produtiva do turismo da Colômbia, jornalistas, formadores de opinião, diretores e produtores de cinema. Está previsto um almoço de relacionamento com a imprensa colombiana amanhã (16), oportunidade em que os convidados poderão degustar a culinária brasileira.Confira a programação no site oficial do evento: http://www.brazilianfilmfestival.com/bogota/2014/BRAFF – Brazilian Film FestivalA Embratur já apoiou a realização do Festival de Cinema em quatro países considerados prioritários para a promoção do Brasil, uma vez que o cinema e a gastronomia brasileiros fazem parte das principais ações promovidas pela Embratur mundo a fora. O intuito é aproveitar esse importante evento de difusão do cinema nacional e de abertura de novas oportunidades de negócios para a promoção dos destinos turísticos do País.A primeira edição aconteceu em Miami, nos Estados Unidos, em agosto de 2013. A segunda aconteceu em Londres em setembro, também do ano passado e, em outubro, os vizinhos uruguaios puderam conhecer a produção cinematográfica brasileira durante o Cine Fest Brasil Montevidéu. Já em junho de 2014, o evento foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, e em agosto, mais uma edição em Miami.Saiba mais: http://bit.ly/1nqkh0v

    • Notícias

      Embratur apoiou a captação do XI Congresso Latino-americano de Botânica que deve atrair cerca de dois mil participantesAcontece durante toda esta semana em Salvador, o XI Congresso Latino-americano de Botânica que levou cerca de dois mil especialistas e estudantes à capital baiana. O evento foi captado com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O tema central do Congresso será “Botânica em América Latina: conhecimento, interação e difusão”.A apresentação e a divulgação dos novos avanços científicos nessa área; as mais recentes tecnologias e as oportunidades de capacitação dos profissionais latino-americanos; além de Conferências Magistrais focadas em temas como a Evolução da Paisagem latino-americana em 120 milhões de anos e a biodiversidade do Continente, também fazem parte da programação do Congresso, que começou no dia 19 e termina na próxima sexta-feira, 24. Estão previstas ainda excursões científicas à Chapada Diamantina. “A Embratur apoia a captação de eventos de relevância turística, sem esquecer a importância para outras áreas e setores - como neste caso a científica - não só para o Brasil, mas principalmente para todo o continente latino-americano”, disse Maria Katavatis,  da Coordenação-Geral de Congressos, Negócios e Incentivos da Embratur.Segmento MICEEm dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados do ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54.Os 315 eventos realizados no ano passado trouxeram ao Brasil 126 mil visitantes, que permaneceram em media 3,8 dias no País, gerando um movimento de US$ 137 milhões.Ranking divulgado em maio deste ano mostra que o Brasil permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, passado de 7º para 9º no ranking de 2013.O Brasil ocupa ainda a primeira posição na lista de países sul-americanos que mais apoiam a captação e a realização de eventos do segmento. Em 2013, o Brasil recebeu 61% dos eventos realizados na América do Sul.

Vídeos

Entrevista Walter Ferreira para a revista Mercado e Eventos