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Brasil prioriza Jogos Rio 2016 no combate ao Zika Vírus 25/05/2016

Brasil prioriza Jogos Rio 2016 no combate ao Zika Vírus

Webinar, realizado com apoio da Embratur para mais de 400 representantes do trade norte-americano, tratou sobre o controle do mosquito Aedes aegypti no País A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com apoio da Embaixada do Brasil em Washington, participou no último dia 12 de maio da realização de webinar sobre o Zika Vírus para 460 agentes de viagem. O treinamento online foi promovido em parceria com a associação norte-americana ASTA (American Society of Travel Agents), com o objetivo de tratar sobre o impacto do vírus no turismo. O diplomata brasileiro Raphael Nascimento discursou sobre como o Brasil está respondendo ao problema e mostrou as medidas tomadas pelo País para sediar a Olimpíada e a Paralimpíada Rio 2016. De acordo com o representante da Embaixada, desde o início da epidemia no continente americano, o País está na vanguarda da produção de conhecimento sobre o vírus e na linha de frente da batalha contra seu avanço. “Além do controle do vetor, a resposta brasileira ao vírus inclui o monitoramento da doença, a provisão de financiamento adicional para combate ao mosquito, o incentivo à pesquisa, a capacitação de agentes de saúde, a assistência à população afetada e a cooperação internacional”, informou Nascimento aos representantes do trade norte-americano. O diplomata reforçou ainda as diversas medidas que estão sendo implementadas in loco para eliminar focos de reprodução do Aedes aegypti, tais como: visitas regulares e agendes de saúde a todos os locais de construção; remoção ou tratamento dos reservatórios utilizados nas construções; varreduras diárias em todos os locais de competição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos; designação de equipes de saúde ambiental para controlar a população de mosquito nas áreas de competição e de aglomeração de pessoas. “O Brasil está fazendo a sua parte na luta global contra o Zika”, reafirmou Raphael Nascimento. Além do representante do Brasil, o webinar contou com a apresentação de palestrantes do México, Porto Rico, e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos.  

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Divulgação da Embratur ganha visibilidade internacional 16/05/2016

Divulgação da Embratur ganha visibilidade internacional

Redes sociais da imprensa latina repercutiram a notícia com 11,4 milhões perfis potencialmente alcançados  A ocupação da rede hoteleira do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos chamou atenção da imprensa internacional nos últimos dias. A RCN Notícias (Colômbia), a Agência Télam (Argentina) e a Univisión Notícias (Estados Unidos), além da imprensa venezuelana Sunoticiero e o El Mundo, repercutiram fortemente, em suas redes sociais, a reportagem “Rede hoteleira já registra 90% de ocupação para os Jogos Rio 2016”, divulgada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), no dia 11 de maio. O assunto provocou um crescimento, em apenas 24 horas, de 8,6 milhões para 11,4 milhões de perfis potencialmente alcançados.  Foram identificadas 213 menções ou replicações, de acordo com os próprios monitoramentos em redes sociais como Facebook e Twitter, feito de 11 a 13 de maio. Somente entre os dias 12 e 13 foi detectado um aumento de 130% de citações sobre o volume anteriormente observado.  “Isso mostra que estamos no caminho certo, unindo esforços entre Embratur, Rio de Janeiro, Comitê Olímpico e o trade turístico para a promoção do Brasil no exterior, antes, durante e após o período dos Jogos”, afirmou o presidente substituto do Instituto, José Antônio Parente. Segundo ele, desde o anúncio da Olimpíada e Paralimpíada, o Brasil tem reforçado a ideia de que está muito bem preparado para receber grandes eventos como deste porte.  A notícia divulgada pela Embratur destaca que houve um aumento considerável na ocupação hoteleira para o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro. O número, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) 2016, foi de 90% de quartos reservados até o momento.  De acordo com a pesquisa, os hotéis cinco estrelas apresentam um resultado ainda mais promissor, com 98% dos quartos vendidos. Nos três estrelas, a média é de 87,94%. Ipanema e Leblon são os bairros mais procurados, com 98,33% das reservas, ultrapassando inclusive o bairro Olímpico - Barra da Tijuca, que registra 96,69%.  “Grandes redes internacionais receberam, recentemente, ampliação e melhorias para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Passamos a contar com um parque hoteleiro moderno e diversificado. Além da infraestrutura turística do País, a hospitalidade dos brasileiros deixará uma imagem positiva para o mundo”, enfatizou Parente.

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Imprensa argentina repercute amplamente o Tour da Tocha Olímpica 10/05/2016

Imprensa argentina repercute amplamente o Tour da Tocha Olímpica

Ações da Embratur para promover a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 reforçam a divulgação do Brasil naquele País  O Clarín, a principal publicação da imprensa argentina, repercutiu fortemente a chegada da tocha olímpica pelo Brasil, na última semana. Foram três dias dedicados ao tema pelo grupo que possui tiragem atual de quase 250 mil exemplares. Segundo o jornal, “a mítica tocha passa por cidades imperdíveis”.  No dia 2 de maio, o Clarín ilustra sua matéria de página inteira com informações e fotos de destinos brasileiros que “valem a pena conhecer”, como Brasília (DF), Caldas Novas (GO), Chapada dos Guimarães (MT) e Bonito (MS). Além disso, apresenta detalhes do Mapa do Revezamento da Tocha Olímpica no Brasil, do Ministério do Turismo. Nos dias 3 e 4 de maio, a publicação dedicou-se a mostrar a preparação para a recepção da tocha em Brasília e especificações dos pontos de sua visita.  “O tour da tocha é uma excelente oportunidade para revelar, internacionalmente, as belezas naturais, riquezas culturais e atrativos turísticos em todos os estados brasileiros”, afirma Marcos Sales, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Segundo ele, a Embratur trabalha com afinco para promover nossos destinos para este que é o maior emissor de turistas ao País.  A cada ano aumenta o número de turistas argentinos que vem o Brasil. Um exemplo disto é que, em 2015, houve um crescimento de 16% em relação a 2014. Dos 6.305.838 de turistas do mundo que estiveram no País, no ano passado, 2.079.823 eram argentinos. Já em 2014, foram 1.743.930 de visitantes, conforme o Anuário Estatístico de Turismo 2016/Ano Base 2015 do Ministério do Turismo. Atualmente, existem 253 voos semanais ligando os dois países.  Entre as ações do Instituto para a Argentina, destacam-se as capacitações para agentes e operadores de viagens, o apoio à ampliação da malha aérea, parcerias institucionais e a participação anual na maior feira internacional daquele País, a FIT Argentina.

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