Destaque

  • Gastos de estrangeiros no Brasil é 6,21% superior ao ano passado

    Gastos de estrangeiros no Brasil é 6,21% superior ao ano passado

    Os visitantes estrangeiros gastaram US$ 5,915 bilhões no Brasil de janeiro a outubro deste ano, conforme dados divulgados pelo Banco Central. Na comparação com os dez primeiros meses do ano passado, quando essas despesas somaram US$ 5.569 bilhões, houve um crescimento de 6,21%.Em outubro, a receita cambial referente aos gastos de turistas estrangeiros no Brasil foi de US$ 487,5 milhões, representando uma queda de 8,6% em relação aos US$ 533,4 milhões que entraram no mesmo mês de 2013. Num ano ruim para a economia mundial, o resultado positivo acumulado até outubro foi influenciado pelos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil entre junho e julho acompanhar a Copa do Mundo.Nos meses de junho e julho, os visitantes internacionais gastaram US$ 1,586 bilhão, segundo dados do Banco Central. Em julho, a entrada de divisas, também recorde para o mês desde 1947, somou US$ 789 milhões, valor pouco abaixo dos US$ 797 milhões de junho. Na comparação com o mesmo período de 2013, houve aumento de 60%.Desde 2003, quando a Embratur passou a se dedicar exclusivamente à promoção no exterior do Brasil como destino turístico, até 2013, o país mais do que dobrou a entrada de divisas geradas por turistas internacionais (170,63%). Nesse período, a média mundial ficou em 119%, segundo dados da Organização Mundial do Comércio.​

  • Cooperados brasileiros fazem avaliação positiva da EIBTM

    Cooperados brasileiros fazem avaliação positiva da EIBTM

    Embratur participou da Feira com 20 co-expositores que afirmaram ter sido uma boa oportunidade para a geração de negóciosO resultado da 27ª edição da The Global Meetings & Events Exibition (EIBTM), maior feira europeia voltada para o turismo de negócios, eventos e incentivos, foi bastante positivo para os 20 co-expositores brasileiros que foram a Barcelona, na Espanha. “Conversei com os cooperados e na visão deles a EIBTM teve um saldo muito bom. Tiveram vários agendamentos, fechamento de negócios e boas perspectivas para 2015 em relação ao segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress and Exhibitions). Eles já aguardam ansiosos a próxima edição da Feira”, destaca Delma Andrade, Coordenadora-Geral de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur.Delma ressalta, ainda, a grande procura pelos destinos brasileiros no estande da Embratur. “Organizadores de eventos, entidades cooperativas, operadores de turismo e companhias aéreas nos procuraram interessados nos mais diferentes aspectos do nosso País. Houve também uma grande procura de russos e poloneses pelo Brasil”.As Olimpíadas que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016 serão um incentivador do turismo de negócios e eventos. “Nas ações de promoção dos Jogos, previstas para 2015, podemos levar centros de convenções e divulgar também nossos estádios como espaços para realização de eventos. Sendo uma forma de promover ao mesmo tempo o lazer e os negócios”, explica a coordenadora.Os I Jogos Mundiais Indígenas que acontecerão em Palmas, capital de Tocantins, em setembro de 2015, também esteve na pauta da 27ª edição da EIBTM. Desde 1996, já ocorreram 13 edições nacionais dos jogos, e essa será a primeira em âmbito mundial, com presença já confirmada de 23 países.Segundo o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, os jogos vão atrair um público estimado em 100 mil pessoas nos 10 dias de evento, movimentando em torno de R$ 50 milhões, envolvendo a rede hoteleira, restaurantes, bares, o trade turístico e o comércio.MICE - O programa de apoio à captação para o segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress and Exhibitions) é, atualmente, um dos que mais tem contribuído para o incremento do fluxo de turistas para o Brasil. A mais recente classificação do País no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) reflete grandes conquistas: o Brasil foi classificado como o 9º do mundo que mais sediou eventos internacionais em 2013 e demonstrou um crescimento de 408% no período entre 2003 e 2013 em número de eventos sediados, evoluindo no mesmo período da 19ª posição para 9ª. O próximo ranking será divulgado em maio de 2015.Os turistas de Negócios e Eventos gastam em média US$ 329,39 por dia no Brasil, segundo a “Pesquisa de Impacto Econômico Dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil”, feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a Embratur. Esse valor é quatro vezes maior que as despesas dos visitantes internacionais que visitam o país em viagens de Lazer. 

  • Brasil presente em feira no Peru

    Brasil presente em feira no Peru

    Destinos turísticos serão apresentados durante a Feira Internacional de Turismo de ArequipaEntre hoje (20) e amanhã os destinos turísticos brasileiros serão destaque durante a 23ª edição da Feira AVIT (Feira Internacional de Turismo de Arequipa), no Peru. A iniciativa é do Comitê Descubra Brasil no Peru, Embaixada do Brasil e Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).Além do estande sobre o Brasil, a consultora do Escritório Brasileiro de Turismo na América do Sul, Alessandra Fernandes, realizará apresentações, detalhando os segmentos turísticos brasileiros para os operadores locais.Conforme os dados do Anuário Estatístico de Turismo, produzido pelo Ministério do Turismo, o Peru ocupa a 13ª posição no ranking de países que mais enviaram turistas ao Brasil no ano passado, quando 98.602 peruanos entram no País. Entre 2012 e 2013, houve um aumento de 7,18 % no número de entrada de turistas peruanos.Comitê Descubra BrasilNo Peru, o Comitê Descubra Brasil foi constituído em 2004 e tem a finalidade de aumentar o fluxo de turistas peruanos para o Brasil. Os comitês de promoção turística têm seu funcionamento junto aos Setores de Promoção Comercial das Embaixadas do Brasil no exterior e seguem as diretrizes estratégicas estabelecidas pela Embratur.

  • Turismo Cultural na pauta de evento em Olinda

    Turismo Cultural na pauta de evento em Olinda

    Embratur apresentará sua estratégia para o desenvolvimento do segmento. Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial acontece entre os dias 20 e 22 de novembroA diversificação do produto turístico no mercado internacional por meio da Cultura do Brasil é uma ação prioritária da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Diante disso, o Instituto vai participar do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, em Olinda (PE), de hoje (20) até sábado (22). O evento é realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Prefeitura Municipal de Olinda e tem o objetivo de disseminar o conhecimento de políticas públicas e de boas práticas relacionadas às cidades históricas brasileiras.O diretor de Produtos e Destinos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marco Lomanto, falará no dia 21 sobre as Políticas de Desenvolvimento para o Turismo Cultural no Brasil, com foco nas experiências  que promovem o Turismo Cultural, associado ao desenvolvimento sustentável e as impactos socioculturais e econômicos. “O Plano Aquarela, lançado em 2005, destacou que o Povo e a Cultura Viva como um dos principais motivos para se visitar o Brasil, segundo pesquisa com potenciais turistas. Assim, temos uma forte atuação dentro desse segmento, trabalhamos o Turismo Cultural em várias vertentes”, afirmou.Na oportunidade, Lomanto também apresentará o filme “Dance”, lançado pela Embratur e escolhido como “O Melhor Comercial da Copa do Mundo de 2014”, em concurso promovido pelo Meio & Mensagem. A peça fez parte da campanha publicitária internacional lançada pelo Instituto um mês antes do início da Copa do Mundo e convidou os turistas a desfrutarem dos múltiplos destinos culturais e naturais, assim como da alegria, hospitalidade e paixão do povo brasileiro pela dança e pelo futebol.A Embratur possui um projeto de Promoção dos 12 Patrimônios Culturais da Unesco no Brasil nos mercados prioritários de emissão de turistas para o País. Para isso, o Instituto vem desenvolvendo uma série de atividades, como a realização de workshops, press trips, material promocional, e exposições sobre o tema. Além disso, promove a participação de grupos culturais locais em feiras e eventos internacionais do Instituto.“A Embratur acredita que cultura e turismo têm uma relação de benefício mútuo que pode fortalecer a atratividade e a competitividade de regiões e países. E mais, sabe reconhecer a importância da cultura na relação com o turista, a comunidade local, os moradores e turistas”, destacou o diretor Marco Lomanto.Acordos - Outra estratégia para destacar o Turismo Cultural são os Acordos de Cooperação.  A Embratur tem trabalhado em um acordo junto ao Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a implementação de uma política pública que vise fortalecer e promover o Turismo Cultural no Brasil.O Instituto também firmou parceria este ano, por meio de Acordo de Cooperação,  com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de realizar viagens técnicas aos destinos nacionais e internacionais de reconhecida excelência ou referência, usando a metodologia do Benchmarking. No caso do Turismo Cultural, estas viagens técnicas serão às cidades reconhecidas como Patrimônio Cultural pela Unesco, como Cartagena, na Colômbia.Patrimônio Cultural - O Brasil tem 12 sítios reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade: o Plano Piloto de Brasília (DF) – primeiro patrimônio da Era Contemporânea no mundo; o Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO); o Centro Histórico de Olinda (PE); o Centro Histórico de São Luís (MA); os Centros Históricos de Diamantina e de Ouro Preto (MG); o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas (MG); o Centro Histórico de Salvador (BA); o Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (PI); as Ruínas Jesuítico-Guaranis de São Miguel das Missões (RS); a Praça de São Francisco na cidade de São Cristóvão (SE) e o Rio de Janeiro, primeira cidade do mundo a ser reconhecida no segmento de Paisagem Cultural, pela simbiose entre ocupação humana e natureza na cidade do Rio. 

  • Embratur incrementa promoção dos Jogos Mundiais Indígenas

    Embratur incrementa promoção dos Jogos Mundiais Indígenas

    Parceria com ministério do Esporte e divulgação durante EIBTM, em Barcelona, fazem parte do pacote de ações que Instituto planejou para divulgar o torneio A Embratur (Instituto Brasileiro o Turismo) e o Ministério do Esporte fecharam parceria para incluir os Jogos Mundiais Indígenas (JMI) no calendário de ações de promoção do Brasil como destino turístico de 2015. Depois do sucesso obtido em Londres no começo de novembro, onde o evento esportivo foi divulgado na WTM (Word Travel Market), os jogos, previstos para setembro, serão destaque na Fitur (Feira Internacional de Turismo), marcada para janeiro na Espanha e nas demais ações previstas até agosto. “Mais que um espetáculo, esses jogos contribuem também para a afirmação da identidade cultural indígena”, afirmou Ricardo Cappelli, secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, após reunião com o presidente da Embratur, Vicente Neto. “O sucesso da Copa do Mundo já demonstrou nossa capacidade de realizar grandes eventos esportivos. Os jogos indígenas reafirmam o Brasil como um país preocupado com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente e diversidade étnica”, disse. “Além de valorizar a riqueza cultural dos povos indígenas, os jogos ajudarão a promover outros segmentos do turismo como o ecoturismo e o turismo de aventuras”, destacou Vicente Neto. Para o presidente da Embratur, o torneio, com competições típicas como a corrida de toras e o futebol de cabeça (xikunahati), é também uma forma de mostrar a diversidade do Brasil. “Essa parceria, que conta também com a participação do governo local, ajuda a consolidar os eventos esportivos como importante plataforma do turismo”, completou Neto. Durante esta semana, a Embratur aproveitou a realização da 27ª edição da EIBTM, em Barcelona, para incrementar a divulgação dos JMI na Europa. Carlos Amastha, prefeito de Palmas (TO), cidade-sede dos JMI, concedeu entrevistas a veículos de comunicação presentes na maior feira europeia voltada para o turismo de negócios, eventos e incentivos. "A repercussão sobre a realização dos jogos na cidade tem sido ótima e Palmas tem vantagem de ser uma capital jovem e em crescimento, é mais fácil de trabalhar com projetos como esse. Estamos com uma janela para o mundo apontando para um megaevento promovendo a cidade e o seu entorno. Temos mais de 80 cachoeiras, comunidades indígenas, rica culinária entre outros atrativos que serão promovidos juntamente com os Jogos”, ressaltou o prefeito. Segundo ele, os jogos vão atrair um público estimado em 100 mil pessoas nos 10 dias de evento, movimentando em torno de R$ 50 milhões, envolvendo a rede hoteleira, restaurantes, bares, o trade turístico e o comércio. Os I Jogos Mundiais Indígenas acontecerão em Palmas, capital de Tocantins, em setembro de 2015. Os Jogos dos Povos Indígenas surgiram no Brasil em 1996 em Goiânia, iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, com apoio do Governo Federal. Desde então, 13 edições nacionais já ocorreram. Agora, com participação já confirmada de 23 países, será a primeira vez que os jogos acontecem em âmbito mundial. Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Austrália, Japão, Noruega, Rússia, China e Filipinas. Do Brasil, cerca de 22 etnias devem participar da competição; Apenas no Tocantins existem sete etnias com uma população de aproximadamente 10 mil pessoas. Também estão previstas disputas nas seguintes modalidades: tiro com arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida de velocidade rústica (100m), canoagem rústica tradicional, lutas corporais, futebol de campo, natação e atletismo. Foto de capa: Presidente da Embratur, Vicente Neto, e o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli. 

Agenda de Eventos

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    • Notícias

      Paralelo à reunião, o presidente e diretores do Instituto participam do 1º Encontro Nacional de Observatórios de TurismoO presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, e diretores do Instituto participam hoje do 1º Encontro Nacional de Observatórios de Turismo e, amanhã (28), da 45ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo, que serão realizados em Maceió (AL).“O evento servirá para discussão e troca de experiências de temas relacionados ao setor. O tema central do encontro será o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à economia do turismo”, explicou o presidente Vicente Neto.Durante a reunião do Conselho, Neto apresentará um balanço das ações desenvolvidas pelo Instituto durante este ano. “O trabalho de promoção turística do Brasil sempre busca ampliar o conhecimento do País e de toda sua diversidade, mostrando os nossos atrativos para viagens de negócios, lazer, família, esporte, aventura e natureza, por isso, consideramos de grande relevância apresentar aos participantes a atuação da Embratur”, destacou o presidente.O ministro do Turismo, Vinicius Lages, também participa, junto com o  diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, e a vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial do Turismo, Sofia Gutierrez.Os técnicos do Ministério falarão das experiências das entidades na implantação de sistemas estatísticos de turismo. Representantes de São Paulo, Rio Grande do Sul e de Brasília apresentarão os modelos locais de observatórios desenvolvidos nos respectivos estados e municípios.Os diretores de Produtos e Destinos, de Marketing, e de Mercados Internacionais da Embratur, Marco Lomanto, Sérgio Flores e Gilson Lira, respectivamente, também estarão presentes no encontro. Conselho Nacional de TurismoO Conselho Nacional de Turismo é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o ministro do Turismo na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades derivados. Composto por representantes do governo federal e dos diversos segmentos do turismo, o Conselho é hoje integrado por 70 instituições públicas e entidades privadas do setor em âmbito nacional. 

    • Clipping

      ABEOC - Embratur ganha prêmio internacionalDois projetos da Embratur foram premiados com Prata no festival El Ojo de Iberoamerica que acontece esta semana em Buenos Aires. O filme “Dance”, que concorreu na categoria Melhor Edição, fez parte da campanha publicitária internacional lançada pelo Instituto há exato um mês antes do início da Copa.O filme convidou os turistas a desfrutarem dos múltiplos destinos culturais e naturais, assim como da alegria, da hospitalidade e da paixão do povo brasileiro pela dança e pelo futebol.“A campanha foi planejada para chegar a 1,3 bilhão de pessoas, e foi vista na televisão, na internet, nas redes sociais e nas vias públicas em 14 países (EUA, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México, Alemanha, Reino Unido, Portugal, Espanha, Itália, Canadá, Holanda, França)”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto.O projeto “Encuentros no Brasil”, apoiado pela Embratur, foi premiado na categoria Mídia. A iniciativa, promoveu a vinda ao Brasil de seis dos principais artistas da música latino-americana, como o uruguaio Jorge Drexler, vencedor do Oscar 2005 de melhor canção original no filme Diários de Motocicleta, do cineasta Walter Salles; a cantora chilena Francisca Valenzuela; e o argentino Kevin Johansen entre eles.“A ideia foi promover o turismo e a cultura local nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, onde foram gravados videoclipes e uma série para TV com os bastidores da viagem de todos os convidados. O conteúdo, dividido em 12 episódios de 30 minutos cada, foi exibido pela HBO em 53 países da América Latina, Central e Caribe”, explicou Vicente Neto.Cada convidado participou de dois episódios: no primeiro, gravou um clipe em paisagens brasileiras; no segundo, vivenciou experiências turísticas. As canções inéditas, inspiradas no Brasil, foram compostas especialmente para a ação. “Foi a primeira vez que um projeto de branded content brasileiro teve exibição de blockbuster, com seis horas de programação inédita, além de reprises, em todo o continente americano”, complementou o diretor de Marketing da Embratur, Sérgio Flores.Álbum eletrônicoEm parceria com a gravadora Trama, a Embratur, por meio das agências beGIANT Advertainment e Neogama/BBH lançaram, em agosto, um álbum eletrônico com canções criadas para o programa de TV “Encuentros en Brasil”. A ação faz parte de um pacote de iniciativas das estratégias do Instituto para divulgar o Brasil no exterior.Presentes em mais de 100 serviços de distribuição de conteúdo, como iTunes, Deezer, Spotify, Amazon e Rdio, as músicas compiladas foram compostas por cinco dos sete artistas que estrelaram a primeira temporada da série.“A iniciativa já foi um sucesso, agora com o lançamento das canções criadas exclusivamente para o ‘Encuentros en Brasil’, em diversas plataformas, o público atingido será ainda maior, consequentemente, o Brasil terá uma maior exposição em todo o mundo”, afirmou o presidente, Vicente Neto.Saiba mais: http://goo.gl/GHEdX8

    • Artigos Brasil investe em mídia digital para promover o turismo internacional

      O Brasil vem passando por um amplo processo de exposição midiática gerado pela captação, promoção e realização dos megaeventos. Apesar de atrair um público cada vez mais eclético, pelos diversos perfis de interesse dos eventos esportivos, religiosos, culturais e científicos, as tendências mundiais do segmento turístico vêm sendo insistentemente comprovadas.Uma delas é a crescente utilização das mídias digitais para o planejamento, compra e compartilhamento da experiência de viajar, no caso, do turista estrangeiro que visita o país. Na Europa, por exemplo, 32% dos usuários de internet realizaram compras on-line de viagens de férias neste ano, segundo dados da Eurostat. Há cinco anos, esse índice era de 21%. Ainda segundo a consultoria, 75% das pessoas entre 16 e 74 anos da Comunidade Econômica Europeia usam a internet e, desse total, 59% realizaram algum tipo de compra on-line neste ano.Nesse contexto, é relevante citar que a estratégia e a decisão de investimento nas mídias digitais, inclusive nas ações de promoção do Brasil como destino turístico internacional, ganham, a cada dia, maior relevância no processo de planejamento das organizações públicas e privadas. E com o objetivo de melhorar o bom desempenho, a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) vem ampliando suas ações de comunicação digital nos últimos anos, por meio do lançamento de aplicativos, de publicidade e de produtos e serviços de relações públicas.Um exemplo desse tipo de ação é a plataforma Sunny Days que ficou com o troféu de bronze na categoria melhor uso de mídia interativa, na etapa nacional do prêmio Ampro Globes Award. Criada com base na ideia de que a incidência do sol está diretamente ligada ao bom-humor, a ferramenta calculava quantos dias de sol a pessoa viveu no último ano e a convidava para visitar o Brasil e viver mais dias de sol e felicidade. Os resultados não podiam ser melhores: o site ficou no ar de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014 e em um mês alcançou a marca de 27 mil visualizações, além de ter sido acessado em 90 países diferentes, com destaque para Estados Unidos, França e Reino Unido.O acesso ao Visit Brasil, portal de promoção do Brasil como destino turístico, por sua vez, aumentou 189% no Instagram entre julho e agosto deste ano, quando foram divulgadas fotos de cartões postais de cidades brasileiras feitas pelo russo Murad Osmann. O www.visitbrasil.com, rede social administrada pelo Instituto, divulga o País no exterior e conta, atualmente, com 6.438 “curtidas”.Após a ação, a média de curtidas nas fotos do perfil Visit Brasil subiu de 200 para 600. O fotógrafo russo publicou seis fotos do Brasil. Ao todo, foram mais de 1,2 milhão de interações nas imagens que destacaram os destinos brasileiros. Murad citou o Visit em todas as publicações, além de utilizar as hashtags #visitbrasil e #lovebrazil. Passamos de 2.108 seguidores em julho para 6.438 após a ação.Durante a ação, Murad divulgou o Maracanã, a Praia de Copacabana, o Cristo Redentor, o Rio Amazonas e as Cataratas do Iguaçu. O perfil do fotógrafo possui atualmente mais de 1,6 milhão de seguidores. Sua média é de 150 mil curtidas por foto, tendo algumas imagens batendo a casa dos 200 mil.Aproveitando a Copa do Mundo no Brasil, a Embratur se uniu ao Google para lançar uma campanha inovadora e promover três novos aplicativos nos principais países para o turismo brasileiro. O sucesso da campanha, que utilizava a abrangência e interação do YouTube, trouxe à Embratur um aumento de cinco vezes no volume de downloads dos aplicativos.A campanha se baseou em pesquisas do Google que demostraram que, nos primeiros cinco meses deste ano, a busca por assuntos relacionados ao Brasil foi 20% maior se comparado com o mesmo período de 2013, e dentre estas buscas, 27% foram feitas a partir de aparelhos móveis. Juntando estes fatos, Google e Embratur realizaram de 23 de junho a 23 de julho uma campanha inédita de divulgação dos aplicativos idealizados pelo Instituto para levar ao mundo informações sobre os destinos turísticos brasileiros.Os aplicativos Fellow Trip, Brasil Quest e Brasil Experience Mobile buscavam promover a Marca Brasil e construir uma relação ainda maior com os usuários de cada país. Como foco da campanha, estavam Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Argentina, mercados escolhidos pela quantidade de turistas destes países que já procuravam o Brasil antes da Copa do Mundo.Para a campanha, que visava o download dos aplicativos, foi utilizado, de forma inédita por um anunciante brasileiro, o formato YouTube Mobile App Promotion, que funciona em aparelhos móveis disponibilizando um link direto para que o usuário faça o download do app do cliente após a apresentação de um vídeo. Juntamente com este tipo de formato foi veiculado um vídeo de anúncio de engajamento na Rede de Display do Google voltado para mobile.O Fellow Trip, aplicativo para smartphones voltado para montagem de roteiro de acordo com o perfil do usuário, permitiu, por meio de parceria com o TripAdvisor, ver os reviews de pessoas que já estiveram em locais turísticos, além de compartilhar os roteiros criados por outros usuários.No Brasil Experience Mobile, aplicativo para smartphones, o usuário pode criar sua própria experiência: uma sequência de até 4 fotos com ritmos brasileiros como trilha sonora. Além disso, o viajante pode receber sugestões de roteiro para explorar nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, bem como os atrativos próximos à sua localização ou buscar experiências por meio de palavras-chave e categorias de interesse.Com o crescimento do número de pessoas com acesso à internet e do uso de smartphones e tablets, praticamente incorporado ao dia a dia das pessoas, temos a possibilidade de ampliar nossas ações de comunicação digital, buscando contato de maneira mais direta com diversos públicos interessados em conhecer o Brasil, nossa cultura, nossa gastronomia e nosso povo.Vicente Neto é turismólogo e presidente da Embratur. 

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