Destaque

  • Embratur será premiada pelo incentivo ao turismo nacional

    Embratur será premiada pelo incentivo ao turismo nacional

    Instituto receberá prêmio em evento na capital paulista que reunirá as personalidades do setor de turismo No próximo dia 22 de setembro, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) receberá na categoria Incentivo ao Turismo Nacional, o prêmio “Os Dez Mais do Turismo”, no Terraço Itália, em São Paulo. A premiação está em sua 29ª edição e é promovida pelo Grupo Travel News, presente no mercado há 30 anos. Alguns quesitos foram fundamentais na hora de premiar a Embratur, como alta performance nas atividades desenvolvidas, ações e campanhas bem sucedidas com foco na divulgação dos destinos brasileiros, qualidade dos serviços, gestão inovadora, além de otimização e sucesso nas realizações. “O prêmio é de grande importância e revela que nossas campanhas estão alcançando visibilidade no mercado internacional, promovendo nossos destinos turísticos de forma eficiente e sendo bem avaliado pelas personalidades do setor”, destaca a presidente interina da Embratur, Kátia Bitencourt. A escolha dos premiados, como acontece todos os anos, se dá por meio de júri formado por jornalistas que avaliam os melhores profissionais dos setores público e privado, além de destinos, roteiros, serviços ou produtos que tiveram destaque no ano anterior, levando em consideração, no caso dos profissionais, a capacidade empreendedora, perfil de gestor, desenvoltura para gerenciar recursos humanos e financeiros e outros. Quando se trata de produtos, serviços, roteiros ou destinos e órgãos representativos, a avaliação se estende à inovação, globalização  e diferenciais em relação aos concorrentes ou grupos semelhantes.São esperados para a premiação cerca de 150 pessoas, entre convidados, homenageados, autoridades, profissionais do setor, além da imprensa nacional e internacional. Prêmio – O prêmio é uma realização da Revista Brasil Travel News com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) Nacional, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Associação Brasileira das Operadores de Turismo (Braztoa), São Paulo Convention & Visitors Bureau, entre outros. São 27 as categorias premiadas: personalidade do ano; secretário de Turismo do ano; incentivo ao turismo; atração turística nacional; atração turística internacional; companhia aérea nacional; companhia aérea internacional; destino nacional; destino internacional; executivo da aviação; executivo da hotelaria nacional; executivo do trade turístico; espaço para eventos; resort; rede hoteleira; hotel nacional; hotel internacional; hotel de luxo; locadora; operadora nacional; operadora internacional; órgão oficial de turismo nacional; órgão oficial de turismo internacional; assistência em viagem; evento do ano; praia; e homenagem especial. Serviço: 29ª Edição da Premiação os Dez Mais do Turismo Data: 22 de setembro de 2014Horário: 19h30 às 22h30Local: Terraço Itália – São Paulo

  • Embratur e Google fazem campanha para aplicativos que promovem Brasil pelo mundo

    Embratur e Google fazem campanha para aplicativos que promovem Brasil pelo mundo

    Ação aumentou em cinco vezes o volume de downloads das ferramentas de promoçãoAproveitando a Copa do Mundo no Brasil, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) se uniu ao Google para lançar campanha inovadora e promover seus três novos aplicativos nos principais países para o turismo brasileiro. “O sucesso da campanha, que utilizava a abrangência e interação do YouTube, trouxe à Embratur um aumento de cinco vezes no volume de downloads dos aplicativos”, contabilizou o presidente da Embratur, Vicente Neto.A campanha se baseou em pesquisas do Google que demostraram que nos primeiros 5 meses deste ano, a busca por assuntos relacionados ao Brasil foi 20% maior se comparado com o mesmo período de 2013, e dentre estas buscas, 27% foram feitas a partir de aparelhos móveis. Juntando estes fatos, Google e Embratur realizaram de 23 de junho a 23 de julho uma campanha inédita de divulgação dos aplicativos idealizados pelo Instituto para levar ao mundo informações sobre os destinos turísticos brasileiros.“Os aplicativos Fellow Trip, Brasil Quest e Brasil Experience Mobile buscavam promover a Marca Brasil e construir uma relação ainda maior com os usuários de cada país”, explicou Neto. Ainda de acordo com o presidente, como foco da campanha, estavam Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Argentina, mercados escolhidos pela quantidade de turistas destes países que já procuram o Brasil antes e durante a Copa do Mundo.Para a campanha, que visava o download dos aplicativos, foi utilizado, de forma inédita por um anunciante brasileiro, o formato YouTube Mobile App Promotion, que funciona em aparelhos móveis disponibilizando um link direto para que o usuário faça o download do app do cliente após a apresentação de um vídeo. Juntamente com este tipo de formato, foi veiculado um vídeo de anúncio de engajamento na Rede de Display do Google voltado para mobile.Sobre os aplicativosFellow Trip: aplicativo para smartphones voltado para montagem de roteiro de acordo com o perfil do usuário. É possível também, através de uma parceria com o TripAdvisor, ver os reviews de pessoas que já estiveram naquele local, além de compartilhar os roteiros criados com outros usuários.Brasil Experience Mobile: aplicativo para smartphones em que o usuário pode criar sua própria experiência: uma sequência de até 4 fotos com ritmos brasileiros como trilha sonora. Além disso, o viajante pode receber sugestões de roteiro para explorar nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, bem como os atrativos próximos à sua localização ou buscar experiências por meio de palavras-chave e categorias de interesse.Brasil Quest: game virtual em que os atrativos turísticos e monumentos icônicos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo servem de cenário para que Yep, um extraterrestre de um planeta triste venha a descobrir a energia e alegria existentes no Brasil. Para alcançar seu objetivo, deve superar diversos obstáculos.

  • Embratur se prepara para o Brasil Sensacional Olímpico

    Embratur se prepara para o Brasil Sensacional Olímpico

    Presidente do Instituto, Vicente Neto, participou do Seminário Internacional de Oportunidades Pós-Copa para o Distrito Federal e anunciou a nova ação para promoção do Brasil como sede dos Jogos Olímpicos 2016O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, participou nesta quinta-feira (11) do encerramento do Seminário Internacional de Oportunidades Pós-Copa para o Distrito Federal. Neto apresentou as ações desenvolvidas de promoção do País nos mercados considerados prioritários para o Instituto, antes da realização do evento.Para o próximo período, que é de preparação para divulgação do País como sede dos Jogos Olímpicos 2016, o presidente anunciou a nova campanha promocional do Instituto: o Brasil Sensacional Olímpico. “Apresentamos ontem (10/09) o projeto ao ministro do Turismo, Vinicius Lages, e, a partir de outubro, iniciaremos as ações em países prioritários. As atividades serão baseadas no Goal To Brasil e terão o esporte como viés do turismo”, informou Vicente Neto.De acordo com o presidente, é possível afirmar que a Copa do Mundo FIFA 2014, realizada no Brasil, foi um sucesso e que o País foi inserido na rota de grandes eventos. “Não só pela presença de 1 milhão de visitantes, mas porque o Mundial aconteceu com tranquilidade nos aeroportos brasileiros, com eficiência para quem usou ônibus e metrô, com segurança dentro e fora das arenas, com a colorida confraternização dos torcedores, com a comemoração nas ruas e nos bares, com um grande número de gols e com um futebol alegre dentro de campo”, destacou.Ações de promoção do BrasilEm 2010, durante a Copa do Mundo FIFA na África do Sul, a Embratur lançou a ação “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”. Nos jogos Olímpicos de Londres, o público estrangeiro conheceu o Brasil por meio da campanha “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”. Em 2012, o Instituto deu início às campanhas publicitárias e press trips e, em 2013, foi a vez da campanha “Sorte Sua”, logo após o sorteio dos grupos da Copa.Também foi idealizado o Goal To Brasil entre os anos de 2012 e 2014. Realizado em 17 países, o projeto diversificou a oferta dos produtos turísticos brasileiros no exterior. “Foram mais de 162 milhões de dólares gerados em negócios durante cinco eventos da 2ª fase do Goal To Brasil, com a presença de 1,7 mil profissionais de turismo, 526 jornalistas e mais de 900 matérias publicadas”, detalhou o presidente.O secretário-adjunto de Imprensa Nacional da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Fernando Thompson, participou do Seminário e apresentou um balanço da realização do Mundial. Para ele, "a Copa foi um grande sucesso e o Brasil provou que é capaz de sediar grandes eventos".Além de Thompson, estiveram presentes no encerramento do evento o secretário-adjunto de Turismo e Projetos Especiais do DF, Luís Otávio Neves; o coordenador-geral da preparação da Copa 2014 em Brasília, Ricardo Bitencourt, e o assessor da Assessoria Extraordinária de Coordenação dos Grandes Eventos Esportivos do Ministério do Esporte, Celso Trindade.     

  • Seminário discute os impactos e perspectivas dos grandes eventos

    Seminário discute os impactos e perspectivas dos grandes eventos

    São Luís (MA) planeja ações para ampliar participação no turismo nacional Discutir as Políticas de Turismo e as ações aplicadas nos grandes eventos realizados no Brasil, esses são os objetivos do Seminário “Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo - Impactos e Perspectivas dos Grandes Eventos no País”, que começou hoje no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, fará uma Conferência na sexta-feira (12), às 14h, sobre as Ações de Divulgação do Brasil no Exterior para os Grandes Eventos, bem como as políticas criadas para a realização da Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio em 2016. “A Embratur possui ações e ferramentas importantes para a divulgação do País como destino turístico. Quando se trata do Maranhão, já investimos cerca de R$ 4 milhões na promoção do destino turístico do Estado entre os anos de 2011 e 2014”, destaca.Durante o encontro, que tem público estimado de 350 pessoas, será discutido o saldo deixado pelo Mundial e o que está sendo planejado para as Olimpíadas de 2016 e como esse legado pode ser utilizado pelos municípios não sede.            O seminário é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Os participantes terão oportunidade de desenvolver um planejamento estratégico do turismo no município por meio de experiências de cidades-sedes de grandes eventos.           Programação – Na manhã desta quinta-feira, o assessor especial da presidência da Embratur, Walter Ferreira, também fez uma palestra onde expôs a estratégia de divulgação e promoção desenvolvida pelo Instituto para a Copa do Mundo 2014.A programação do evento conta, ainda, com a palestra do professor e consultor em turismo Mario Petrocchi, que falará sobre as “Tendências do Mercado do Turismo de São Luís”, além de mesas-redondas, grupos de trabalhos temáticos, oficinas e minicursos.Serão temas das mesas-redondas, a importância e a capacitação da profissão do turismólogo e sua inserção no mercado de trabalho; os roteiros culturais de São Luís e os desafios e ações as cidades-sedes e não sedes. Ao final das atividades, os grupos de trabalhos vão elaborar cartas com propostas que serão entregues ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e ao próximo governador do Estado. As cartas subsidiarão a construção do Planejamento Estratégico da cidade. Serviço:11/09:8h: Credenciamento9h: Mesa de Abertura10h: Conferência: Tendências do Mercado do Turismo em São Luís – Profº Mário Petrocchi14h30: Palestra : Desafios do Turismo de São Luís – Lula Fylho – Secretário Municipal de Turismo de São Luís16h: Mesa Redonda: Roteiros Culturais – Socorro Araújo – Sec. De Turismo e Cultura de São José de Ribamar; Francisco Gonçalves – Presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís, Ester Marques – Assessora de Comunicação/UFMA.17: Encontro com o autor Mário Petrocchi 12/09:8h: Oficinas10h: Mesa Redonda; Desafios e Ações das Cidades Sedes e Não Sedes – Pedro Galvão – Sec. De Estado de Tur. Do Pará; Adenauer Góes – Sec. De Estado de Tur. Do Pará, Lula Fylho – Sec. Municipal de Turismo de São Luís, Jura Filho – Sec. De Estado de Tur. Do Ma.  e Socorro Araújo – Secretária de Turismo e Cultura de São José de Ribamar e Coordenadora da Instância do Pólo São Luís14h: Conferência Magna: “Impactos e Perspectivas dos Grandes Eventos no País” – Vicente Neto Presidente do EMBRATUR.15h30: Grupos Temáticos (Trade)15h30: Mesa Redonda( para estudantes): O turismólogo: Inserção no Mercado de Trabalho: Aline Vasconcelos, Sabrina Martins, Dayana Barbosa, Elda Damasceno e Gabriela Vasconcelos.17h: Plenária Final18h: Apresentação Cultural 13/09:Visitas Guiadas por Adesão 

  • Embratur convida 140 profissionais estrangeiros para fazerem negócios na ABAV

    Embratur convida 140 profissionais estrangeiros para fazerem negócios na ABAV

    Agentes de viagens de 11 países da América do Sul e Estados Unidos participarão de rodadas de negócios com profissionais brasileiros O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, recebeu na tarde de hoje (10), o presidente da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Antônio Azevedo. O tema do encontro foi acertar os últimos detalhes do “Programa Compradores Convidados - Caravana Brasil Internacional”, fruto da parceria entre Embratur e Abav para a 42ª Abav Expo. “O evento é considerado um dos mais importantes para o turismo do Brasil. Além disso, proporciona muitas oportunidades de geração de novos negócios com profissionais internacionais, interessados em comercializar produtos e destinos brasileiros no exterior”, comentou Vicente. Para a edição de 2014, foram convidados 140 profissionais de turismo provenientes de 11 países da América do Sul e Estados Unidos. “Com o apoio dos Comitês Descubra Brasil no continente sulamericano, e dos executivos dos Escritórios Brasileiros de Turismo, o objetivo da ação é proporcionar o relacionamento dos agentes de viagens internacionais com agentes e instituições do turismo local por meio de encontros de negócios”, explicou Vicente Neto.“É importante ressaltar que essas viagens para operadores de turismo internacionais têm se constituído importantes ferramentas da Embratur à promoção do Brasil nos países prioritários, definidos no Plano Aquarela, na medida em que proporcionam aos convidados grande interação com os profissionais locais. Além disso, amplia o relacionamento com a cadeia produtiva internacional, fundamental no processo de promoção e comercialização do produto turístico brasileiro”, explica Vicente Neto, presidente da Embratur.Abav Expo 2014 A 42ª Abav Expo será realizada de 24 a 28 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e promoverá o encontro de 3,5 mil marcas expositoras com público profissional estimado em 40 mil visitantes. “O evento será aberto ao público consumidor nos dias 27 e 28 (sábado e domingo), quando pacotes de viagens estarão à venda com descontos e preços promocionais negociados com exclusividade para o Feirão Abav”, explicou Azevedo. Vicente Neto ressaltou que além da realização do programa de compradores internacionais, a Embratur estará presente no evento com uma extensa agenda de trabalho, que inclui contatos institucionais, reuniões com profissionais internacionais, além de palestras sobre temas que envolvam a promoção turística no exterior. “Mais uma vez será possível comprovar a importância da sinergia entre as iniciativas pública e privada para o desenvolvimento do turismo no Brasil”, finalizou o presidente da Embratur 

  • Embratur lança novo canal para blogueiros compartilhar experiências do Brasil

    Embratur lança novo canal para blogueiros compartilhar experiências do Brasil

    O blog Brazil Travel Journal conta com conteúdos exclusivos de gastronomia, cultura e, especialmente, dicas de destinos turísticos brasileiros A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) conta, a partir de hoje, com nova ferramenta que facilitará a vida de visitantes ao Brasil. O blog Brazil Travel Journal, que está hospedado no site Visit Brasil, é um espaço para que os usuários possam ler histórias reais e experiências vividas em diferentes atrativos turísticos do País. De acordo com o diretor de Marketing da Embratur, Sérgio Flores, a novidade é a interação e a participação de usuários que poderão compartilhar seus posts. “Além disso, o blog vai receber textos exclusivos de blogueiros que visitam o Brasil durante todo o ano. O objetivo é deixar o conteúdo mais dinâmico e participativo”, destacou o diretor. Os textos irão apresentar a cultura, a gastronomia e os destinos turísticos brasileiros. “A ideia é mostrar um turista estrangeiro vivendo experiências como se fosse um brasileiro, mostrando as particularidades de cada cidade”, completou Flores. A estratégia de blogueiros contará com nomes internacionais e nacionais. Os textos serão escritos em inglês, como modo de manter uma boa média de atualização do blog e alcançar maior número de visitantes estrangeiros. Primeira experiência Para dar início ao projeto, a primeira postagem é do blogueiro norte-americano Gareth Leonard. Gareth iniciou suas viagens pela América Latina, onde passou os últimos cinco anos registrando as belezas do continente. No Brasil, ele passou por 13 cidades: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Natal, região do Pantanal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Além de oferecer um bom conteúdo, o novo canal está integrado às ferramentas já existentes no site Visit Brasil (www.visitbrasil.com), contendo links rápidos de acesso. O endereço do blog é: http://www.visitbrasil.com/blog.

    • Clipping

      JORNAL DO TURSIMO - Embratur e Google fazem campanha para aplicativos que promovem BrasilAção aumentou em cinco vezes o volume de downloads das ferramentas de promoção.Aproveitando a Copa do Mundo no Brasil, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) se uniu ao Google para lançar campanha inovadora e promover seus três novos aplicativos nos principais países para o turismo brasileiro. “O sucesso da campanha, que utilizava a abrangência e interação do YouTube, trouxe à Embratur um aumento de cinco vezes no volume de downloads dos aplicativos”, contabilizou o presidente da Embratur, Vicente Neto.A campanha se baseou em pesquisas do Google que demostraram que nos primeiros 5 meses deste ano, a busca por assuntos relacionados ao Brasil foi 20% maior se comparado com o mesmo período de 2013, e dentre estas buscas, 27% foram feitas a partir de aparelhos móveis. Juntando estes fatos, Google e Embratur realizaram de 23 de junho a 23 de julho uma campanha inédita de divulgação dos aplicativos idealizados pelo Instituto para levar ao mundo informações sobre os destinos turísticos brasileiros.“Os aplicativos Fellow Trip, Brasil Quest e Brasil Experience Mobile buscavam promover a Marca Brasil e construir uma relação ainda maior com os usuários de cada país”, explicou Neto. Ainda de acordo com o presidente, como foco da campanha, estavam Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Argentina, mercados escolhidos pela quantidade de turistas destes países que já procuram o Brasil antes e durante a Copa do Mundo.Para a campanha, que visava o download dos aplicativos, foi utilizado, de forma inédita por um anunciante brasileiro, o formato YouTube Mobile App Promotion, que funciona em aparelhos móveis disponibilizando um link direto para que o usuário faça o download do app do cliente após a apresentação de um vídeo. Juntamente com este tipo de formato, foi veiculado um vídeo de anúncio de engajamento na Rede de Display do Google voltado para mobile.Sobre os aplicativosFellow Trip: aplicativo para smartphones voltado para montagem de roteiro de acordo com o perfil do usuário. É possível também, através de uma parceria com o TripAdvisor, ver os reviews de pessoas que já estiveram naquele local, além de compartilhar os roteiros criados com outros usuários.Brasil Experience Mobile: aplicativo para smartphones em que o usuário pode criar sua própria experiência: uma sequência de até 4 fotos com ritmos brasileiros como trilha sonora. Além disso, o viajante pode receber sugestões de roteiro para explorar nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, bem como os atrativos próximos à sua localização ou buscar experiências por meio de palavras-chave e categorias de interesse.Brasil Quest: game virtual em que os atrativos turísticos e monumentos icônicos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo servem de cenário para que Yep, um extraterrestre de um planeta triste venha a descobrir a energia e alegria existentes no Brasil. Para alcançar seu objetivo, deve superar diversos obstáculos.Saiba mais:  http://bit.ly/1q7eDuB

    • Artigos Turismo religioso: vivenciando a fé e diferentes culturas

      Vicente Neto, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)Berço de três grandes religiões, Jerusalém recebe anualmente milhões de turistas internacionais, boa parte deles interessados em conhecer locais importantes para judeus, cristãos e muçulmanos. Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Roma, a Cidade do Vaticano, centro do catolicismo, recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano, principalmente católicos de todo o mundo. País com grande diversidade cultural, o Brasil é também um lugar com uma grande diversidade religiosa, que vai das crenças afro-brasileiras às orientais, protestantes, cristãs, evangélicas ou pentecostais.Classificado na categoria cultural, o turismo religioso movimenta mais de 60 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo estudos de especialistas e, no Brasil, em 2012, quase 4 milhões de viagens domésticas tiveram motivação religiosa. Pessoas que se deslocaram para conhecer um local sagrado, seja uma igreja, como a católica Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo; um templo, como o Tempo do Ecumenismo Irrestrito, ligado à LBV (Legião da Boa Vontade), em Brasília;  a Catedral da Fé, em Belo Horizonte, da Igreja Universal do Reino de Deus; a Mesquita Al-Khatab, terceiro ponto turístico mais procurado de Foz do Iguaçu (PR), visitada não só por muçulmanos; ou o Memorial Chico Xavier, em Uberaba (MG), para os espíritas, cuja construção deve ser concluída em 2015.Independente da definição de turismo religioso, sobre a qual há divergências teóricas, esse é um segmento que movimenta a economia e faz circular a renda, seja no deslocamento de brasileiros seja no de visitantes de outros países, que vêm ao Brasil conhecer locais considerados sagrados. As pessoas que vão para essas localidades precisam de hospedagem (simples ou mais sofisticadas), vão a restaurantes e lanchonetes para se alimentar, consomem artesanato e outros produtos. Anualmente, segundo dados da World Religious Travel Association, o segmento de turismo religioso movimenta US$ 18 bilhões e atrai cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.A pessoa que, pela fé ou outro motivo, visita um santuário vivencia uma realidade, uma experiência ligada ao local e, ao mesmo tempo, consome produtos e serviços. Mas há ainda o acesso ao turismo artístico, arquitetônico e gastronômico. E, com isso, o turismo religioso é também um indutor do lançamento de cidades como uma área de visitação, melhorando a qualidade de vida da própria localidade e sua população, quando planejado e estruturado de maneira adequada. É o caso, por exemplo, da região onde viveu Irmã Dulce na Bahia, canonizada em 2011 pela Igreja Católica, ou do Templo de Salomão, no bairro do Brás em São Paulo, onde fica a sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus.Conhecer as manifestações religiosas de um povo é conhecer também um pouco mais de sua cultura. Durante a Copa Mundo de 2014, no Brasil, grupos de missionários evangélicos de diversas nacionalidades convidaram turistas a participarem de cultos trilíngues e demais atividades religiosas realizadas nas igrejas evangélicas locais. Em algumas cidades-sede, como Brasília e São Paulo, igrejas católicas celebraram missas em quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano. Os visitantes de origem muçulmana, por sua vez, tiveram acesso a um guia eletrônico em inglês com diversas informações, entre elas a indicação da direção da cidade sagrada de Meca nas cidades-sede.Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo em 2011 mostra que o Brasil tem 96 destinos religiosos distribuídos por 344 cidades. Em outubro, dois grandes eventos religiosos da Igreja Católica irão movimentar milhares de fiéis. Mais de 200 mil pessoas são esperadas, nos dias 11 e 12, em Aparecida do Norte, cidade em São Paulo, que recebe, anualmente, mais de 10 milhões de visitantes. No mesmo final de semana, o Círio de Nazaré em Belém (PA), deverá contar com a participação de 2 milhões de pessoas, incluindo uma romaria fluvial no dia 11. Em 2013, segundo dados do governo do Pará, o Círio gerou uma renda de aproximadamente US$ 28 milhões para a economia do Estado.Atividades socioeconômicas relacionadas ao turismo religiosoAgências de viagens de turismo religiosoAgências de viagens em geralTransporte aéreo e rodoviárioSistemas de hospedagem, incluindo casas de aluguel para temporadaArtesanato de artigos religiososIndústria de itens religiososComércio local em geral, incluindo serviço de alimentaçãoServiços de apoio (aluguel de carros, diversão etc)Fonte: SILVEIRA, Emerson, Turismo Religioso no Brasil, in Turismo em Análise, vol. 18,  maio/2007Acesse o link e leia o artigo publicado originalmente no portal do The Huffington Post: http://www.huffingtonpost.co.uk/vicente-neto/religious-tourism-experie_b_5802680.html  

    • Notícias

      Instituto receberá prêmio em evento na capital paulista que reunirá as personalidades do setor de turismo No próximo dia 22 de setembro, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) receberá na categoria Incentivo ao Turismo Nacional, o prêmio “Os Dez Mais do Turismo”, no Terraço Itália, em São Paulo. A premiação está em sua 29ª edição e é promovida pelo Grupo Travel News, presente no mercado há 30 anos. Alguns quesitos foram fundamentais na hora de premiar a Embratur, como alta performance nas atividades desenvolvidas, ações e campanhas bem sucedidas com foco na divulgação dos destinos brasileiros, qualidade dos serviços, gestão inovadora, além de otimização e sucesso nas realizações. “O prêmio é de grande importância e revela que nossas campanhas estão alcançando visibilidade no mercado internacional, promovendo nossos destinos turísticos de forma eficiente e sendo bem avaliado pelas personalidades do setor”, destaca a presidente interina da Embratur, Kátia Bitencourt. A escolha dos premiados, como acontece todos os anos, se dá por meio de júri formado por jornalistas que avaliam os melhores profissionais dos setores público e privado, além de destinos, roteiros, serviços ou produtos que tiveram destaque no ano anterior, levando em consideração, no caso dos profissionais, a capacidade empreendedora, perfil de gestor, desenvoltura para gerenciar recursos humanos e financeiros e outros. Quando se trata de produtos, serviços, roteiros ou destinos e órgãos representativos, a avaliação se estende à inovação, globalização  e diferenciais em relação aos concorrentes ou grupos semelhantes.São esperados para a premiação cerca de 150 pessoas, entre convidados, homenageados, autoridades, profissionais do setor, além da imprensa nacional e internacional. Prêmio – O prêmio é uma realização da Revista Brasil Travel News com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) Nacional, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Associação Brasileira das Operadores de Turismo (Braztoa), São Paulo Convention & Visitors Bureau, entre outros. São 27 as categorias premiadas: personalidade do ano; secretário de Turismo do ano; incentivo ao turismo; atração turística nacional; atração turística internacional; companhia aérea nacional; companhia aérea internacional; destino nacional; destino internacional; executivo da aviação; executivo da hotelaria nacional; executivo do trade turístico; espaço para eventos; resort; rede hoteleira; hotel nacional; hotel internacional; hotel de luxo; locadora; operadora nacional; operadora internacional; órgão oficial de turismo nacional; órgão oficial de turismo internacional; assistência em viagem; evento do ano; praia; e homenagem especial. Serviço: 29ª Edição da Premiação os Dez Mais do Turismo Data: 22 de setembro de 2014Horário: 19h30 às 22h30Local: Terraço Itália – São Paulo

Vídeos

Turistas estrangeiros gastam mais de US$ 1,5 bilhão no Brasil em junho e julho