Destaque

  • "Encuentros en Brasil" recebe mais um prêmio internacional

    Festival realizado em Courchevel, na França, premia projeto apoiado pela EmbraturO Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) recebeu mais um prêmio nesta quarta-feira (17), durante o Cristal Festival, um dos mais importantes eventos de comunicação do mundo. Realizado na estação de esqui Courchevel, nos Alpes Franceses, o Festival concedeu ao case “Encuentros en Brasil” o troféu Safira (equivalente a Prata), na categoria de Brand Entertainment & Content , no quesito Best Use or Integration of Music.  Esse é o segundo prêmio internacional que a Embratur recebe este ano pelo “Encuentros en Brasil”, que também foi agraciado na categoria Media, em outro importante festival de propaganda, o El Ojo de Iberoamerica, realizado em Buenos Aires. “Esse prêmio é mais um reconhecimento da eficiência desse projeto, que promoveu juntos o turismo e a cultura nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo. Mesmo após o Mundial, o “Encuentros em Brasil” ainda é lembrado e serve como um case de referência”, destaca o presidente da Embratur, Vicente Neto. Sobre o “Encuentros en Brasil” Criado pela Embratur em conjunto com as agências beGIANT Advertainment e Neogama/BBH, o projeto trouxe seis renomados artistas latino-americanos ao Brasil. Os cantores viveram experiências turísticas, escreveram uma música sobre o País e gravaram um videoclipe em paisagens brasileiras. Os bastidores da viagem foram transformados em uma série de TV, composta por 12 episódios de 30 minutos e exibida em 53 países pela HBO.  O “Encuentros en Brasil” também envolve um álbum com as canções inéditas sobre o País – distribuído em serviços de música como iTunes, GooglePlay, Spotify e Deezer –, um aplicativo mobile e 12 diários de viagem para a web. Cristal Festival Com foco em criatividade e inovação, o evento acontece neste ano, de 16 a 20 de dezembro e recebe cases, palestrantes e espectadores de todo o mundo. O festival também conta com categorias como PR, Digital & Mobile, Design e Marketing Innovation. Assista aos filmes da série “Encuentros en Brasi”l no canal do Youtube da Embratur.

  • Turismo de Porto Alegre ganha com a Copa do Mundo

    Turismo de Porto Alegre ganha com a Copa do Mundo

    Estudo realizado pela secretaria de Turismo da cidade revela que satisfação dos turistas com a hospitalidade chegou a 98% durante o mundialO presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, recebeu ontem (16), o presidente da Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo das Capitais) e secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, que na ocasião, apresentou publicações com balanços da movimentação turística na cidade e o impacto da Copa do Mundo 2014 para o setor.“A Copa do Mundo 2014 foi um desafio para todas as cidades-sede dos jogos e Porto Alegre se preparou para esse evento planetário, recebeu milhares de turistas do mundo inteiro e passou no teste”, comentou o presidente da Embratur, Vicente Neto.O secretário de Turismo destacou que a melhor resposta do trabalho realizado está no índice de satisfação dos turistas com a hospitalidade (98%), gastronomia (91,7%), hospedagem e diversão noturna (88%), atrativos e informações turísticas (89%), transporte e mobilidade urbana (84%). “Os pousos internacionais aumentaram 73,76% e a ocupação hoteleira chegou a 91%”, complementou.Ainda segundo o estudo da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, a cidade recebeu 160 mil turistas internacionais e 200 mil visitantes nacionais. Entre os vindos de outros países, 96,5% pretendem voltar à cidade.

  • Brasília será promovida como sede do Fórum Mundial da Água

    Brasília será promovida como sede do Fórum Mundial da Água

    Brasil será o primeiro país da América Latina a sediar o Fórum que debaterá alternativas para o aproveitamento racional e sustentável do recurso hídrico A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a Setur-DF (Secretaria de Turismo do Distrito Federal), a ANA (Agência Nacional de Águas) e a Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), estiveram reunidas hoje (16), para tratar da promoção do Brasil como sede do 8º Fórum Mundial da Água em 2018, previsto para acontecer em Brasília (DF). “Desde o ano passado, o Instituto apoia a captação do evento, que promete atrair 35 mil pessoas de 147 países. O Brasil será o primeiro país da América Latina a sediar o Fórum que debaterá alternativas para o aproveitamento racional e sustentável do recurso hídrico”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto. A estimativa da Secretaria de Turismo é que a receita do Distrito Federal tenha um impacto direto de R$ 61 milhões em gastos com alimentação, hospedagem, compras e outras despesas. A próxima edição acontecerá no período de 12 a 17 de abril de 2015, em Daegu, na Coreia do Sul, e o Brasil deverá fazer a promoção do País como sede do fórum seguinte, em Brasília. “Será a oportunidade de apresentar os atrativos do País e motivar os participantes a confirmarem a viagem para o Brasil”, explicou Neto. O secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, ressaltou que além da agenda oficial, a participação do Brasil nas últimas edições do Fórum tem se destacado pelo Pavilhão Brasil no evento. “O pavilhão é um importante espaço para a realização de negócios e de apresentação internacional dos atrativos turísticos do País”, disse. Já o superintendente de Implementação de Programas e Projetos da ANA, Ricardo Medeiros de Andrade, defendeu que a proposta para o Pavilhão Brasil na edição de 2015 amplie a divulgação da experiência do Brasil e de suas instituições. “Para tanto, o espaço terá 600 m2, auditório com capacidade para 50 pessoas, centro de mídia, o Espaço Brasília 2018, além de uma área para apresentações culturais. Toda a concepção adotará o conceito ambiental sustentável, com material certificado, distribuição de materiais digitais”, finalizou. Detalhando ainda mais o Pavilhão Brasil, o diretor-presidente da Adasa, Vinícius de Sá e Benevides, complementou dizendo que o estande terá como inspiração a cidade de Brasília e apresentará as principais características da capital, com destaque para os azulejos de Athos Bulcão, presentes na Igreja Nossa Senhora de Fátima, os vitrais projetados por Marianne Peretti, da Catedral Metropolitana, os blocos presentes nas fachadas do Teatro Nacional Cláudio Santoro e o mapa do Plano Piloto. Também participaram do encontro, a chefe de Gabinete da Embratur, Kátia Bitencourt e o chefe de Gabinete da Ana, Horácio Figueiredo. Fórum Mundial da Água O evento é promovido a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água e contribui para aumentar a importância desse tema na agenda política internacional. Durante o Fórum, os participantes procuram soluções para problemas relacionados à água e ao saneamento, contribuindo para a formulação de políticas públicas de uso racional dos recursos hídricos. Já foram realizadas seis edições do Fórum. A última, que aconteceu em 2012, em Marseille, na França, a participação do Brasil teve um destaque especial. O País mobilizou quase 70 instituições entre governamentais, não governamentais e privadas. Brasília, a cidade-sede A cidade que receberá o 8º Fórum localiza-se em uma região singular na qual as águas superficiais nascentes desta área atravessam o continente até encontrar o Oceano Atlântico no extremo norte do País, na foz do rio Tocantins, percorrendo 2.150 km e, na outra vertente, as águas superficiais seguem para o sul, percorrendo 3.300 km até desaguarem no estuário do Rio da Prata, entre a Argentina e o Uruguai. Dessa região, nasce, ainda, alguns tributários do rio São Francisco, que tem 2.814 km de extensão e banha algumas das áreas críticas do País em termo de escassez de água.

  • Embratur participa de chat no TripAdvisor

    Embratur participa de chat no TripAdvisor

    A convite do TripAdvisor, o Instituto participou do #TripAdvisorChat, conversa interativa no Twitter com participantes de todo o mundo para falar sobre Manaus (AM), destino brasileiro que está na lista dos  “Top 10 - Destinos Emergentes” Convidada pelo Trip Advisor, considerado um dos maiores sites de viagens e turismo do planeta, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou ontem (10), de um bate-papo em tempo real com pessoas de todo o mundo interessadas em saber sobre destinos turísticos internacionais. O tema principal do chat foi “Top 10 - Destinos Emergentes”, lista anunciada pelo próprio Trip Advisor, na semana passada, onde Manaus (AM), aparece em 9º lugar, representando o Brasil. O chat foi criado por meio do perfil do @TripAdvisor dentro da plataforma do Twitter utilizando a hashtag: #TripAdvisorChat. A Embratur participou com seu perfil de promoção internacional, o @VisitBrasil, com objetivo de responder questões relacionadas ao destino Manaus.“Fomos convidados pelo Trip Advisor e é primeira vez que a Embratur participa de uma ação como essa. É uma iniciativa inovadora e interessante executada pela Comunicação Digital da Diretoria de Marketing do Instituto”, disse o presidente da Embratur, Vicente Neto.  Durante cerca de uma hora, Manaus foi citado diretamente em 155 tweets no total. Os assuntos mais replicados foram: Teatro Amazonas; Manaus é um destino em ascensão e a excelente gastronomia de Manaus. Porto de Galinhas, em Pernambuco, também foi citado pelos internautas. Dentre os comentários analisados, predominaram as reações positivas aos conteúdos sobre o destino Manaus.  Os participantes mostraram interesse em conhecer o estado do Amazonas, escreveram sobre a beleza e elogiaram a cidade parabenizando a ação do Trip Advisor.  “É uma forma moderna e interativa de promover o País. O foco é estabelecer uma conversa descontraída entre os vários participantes como veículos internacionais de comunicação, Embratur, Trip Advisor e outros envolvidos do setor de turismo ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, falar de nossos atrativos, dar dicas e esclarecer dúvidas sobre os destinos”, explicou o presidente.  

  • Embratur abre inscrições para participação em feiras

    Embratur abre inscrições para participação em feiras

    Empresas e entidades públicas e privadas podem promover seus produtos com a participação nos estandes brasileiros em quatro feiras internacionais de turismo que acontecem no primeiro trimestre de 2015 A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) abre as inscrições a partir de hoje (09), para participação de co-expositores nas quatro primeiras feiras contempladas na Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro para 2015. “A oportunidade é para as empresas e entidades públicas e privadas interessadas em divulgar seus produtos e destinos no exterior, participando com um módulo, gratuito, nos estandes brasileiros”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto. Os eventos acontecem nos meses de janeiro e março e marcam o início da promoção do Brasil no exterior no próximo ano. As inscrições estarão abertas até a próxima terça-feira (16 de dezembro). As inscrições são para Fitur, que acontece em Madri (Espanha), entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro; ANATO, realizada em Bogotá (Colômbia), no período de 25 e 27 de fevereiro; BTL, em Lisboa (Portugal), de 25 de fevereiro até 1º de maio; e por fim, a ITB, que será em Berlim (Alemanha), que vai de 4 a 8 de março.  “As feiras internacionais são consideradas vitrines dos produtos turísticos brasileiros. É importante a participação dos que desejam manter a visibilidade de seus atrativos e expandir negócios no exterior, considerando que é um excelente momento para fazer contatos comerciais”, disse o presidente.   O estande do Brasil é um espaço elaborado para proporcionar as melhores condições de trabalho aos profissionais participantes das feiras, além de ressaltar a essência do Brasil por meio da realização de ações paralelas, tais como palestras, coquetéis, apresentações de produtos, destinos e atrações culturais. O proponente deve preencher a Ficha de Inscrição disponível no portal Visit Brasil www.visitbrasil.com na área de Trade (link na barra superior do site), seção de Materiais de Apoio/Impressos. É necessário realizar um cadastro para ter acesso à área de Trade do Portal. O pedido de inscrição deve ser feito por meio do preenchimento, assinatura e envio da ficha de inscrição para o endereço inscricao.feiras@embratur.gov.br. Somente serão aceitas fichas de inscrição assinadas e enviadas juntamente com CADASTUR válido. Para o preenchimento das vagas, as inscrições dependerão da análise e da aprovação das áreas técnicas competentes. AGENDA DE FEIRAS Para acesso à Agenda de Feiras da Embratur e mais informações sobre cada uma, os interessados podem acessar o site institucional da autarquia: www.embratur.gov.br, na aba “Agenda de Eventos”. Ou ainda no site promocional www.visitbrasil.com na aba “Trade” (fazer login para acesso) e depois clicar em Agenda > mês a mês.

  • Embratur discute tendências do setor de eventos no Brasil

    Embratur discute tendências do setor de eventos no Brasil

    Evento conta com presença de 21 estados brasileiros, rodada de negócios, oficinas, palestras e painéis sobre análise de dados atualizados do setor de turismo de eventosDesde ontem (07), membros de Conventions & Visitors Bureau da América Latina, executivos, empresários, profissionais do setor de eventos e turismo, entidades governamentais e privadas, estão reunidos no 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – Eventos Brasil 2014, que tem como objetivo discutir inovações e tendências na captação de eventos e oportunidades do setor. O congresso realizado pela ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) termina hoje (8), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.“A participação da Embratur nesse evento teve fundamental importância estratégica, uma vez que o Brasil assume um papel de liderança na América Latina no setor de turismo de eventos e promove sua posição no ranking de eventos da ICCA (International Congress, Convention & Association), figurando entre os 10 destinos que mais realizam eventos internacionais no mundo”, explicou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marco Lomanto, presente no evento.“Essa é uma iniciativa de grande relevância para o turismo, sobretudo no que diz respeito ao segmento de Negócios, Eventos e Incentivo. Acredito que esta ocasião corrobora com o crescente destaque que o Brasil vem alcançando enquanto destino sede de grandes eventos internacionais”, completou Lomanto na abertura do evento.Captação de eventos para o PaísA Embratur possui um programa exclusivo para apoiar a Captação e Promoção de Eventos, que atua em sinergia com diversos parceiros o que reflete diretamente no posicionamento que o País vem alcançando entre as lideranças mundiais do segmento de eventos. “Por consequência desses resultados, o número de turistas, de ingresso de divisas e cidades brasileiras com infraestrutura para recebimento de um público de alto nível, do segmento MICE (Meetings, Incentive, Congress and Events), tem crescido e se fortalecido anualmente”, disse o diretor.A indústria de eventos movimentou no Brasil R$ 209,2 bilhões no ano passado, valor equivalente a 4,32% do PIB (Produto Interno Brasileiro). Na comparação com 2001, quando a renda anual da indústria de eventos foi de R$ 37 bilhões, houve um crescimento de 465%. Os dados são de uma pesquisa contratada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa) em parceria ABEOC Brasil.Realizada pelo Observatório de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, o estudo mostra que em 2013 o Brasil sediou 590 mil eventos, 95 deles nacionais e metade realizados nos Estados da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), a mais populosa do país. No total, esses eventos contaram com a participação de 202,2 milhões de pessoas, que gastaram, em média, R$ 161,80 por dia, somando gastos anuais de R$ 99,3 bilhões.De 2003 a 2013, o Brasil cresceu cerca de 150% em número de cidades brasileiras que receberam eventos internacionais. Passando de 22 para 55 cidades brasileiras com capacidade para receber eventos que variam de pequeno, médio e grande porte. Em dez anos, o número de congressos e convenções de negócios internacionais realizados no Brasil cresceu 408%. Entre 2003 e 2013, o total de eventos internacionais passou de 62 para 315, conforme os dados do ICCA. 

    • Clipping

      JORNAL DE TURISMO - Embratur abre inscrições para participação em feirasA Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) abriu as inscrições para participação de co-expositores nas quatro primeiras feiras contempladas na Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro para 2015. “A oportunidade é para as empresas e entidades públicas e privadas interessadas em divulgar seus produtos e destinos no exterior, participando com um módulo, gratuito, nos estandes brasileiros”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto. Os eventos acontecem nos meses de janeiro e março e marcam o início da promoção do Brasil no exterior no próximo ano. As inscrições estarão abertas até a próxima terça-feira (16 de dezembro).As inscrições são para Fitur, que acontece em Madri (Espanha), entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro; ANATO, realizada em Bogotá (Colômbia), no período de 25 e 27 de fevereiro; BTL, em Lisboa (Portugal), de 25 de fevereiro até 1º de maio; e por fim, a ITB, que será em Berlim (Alemanha), que vai de 4 a 8 de março.“As feiras internacionais são consideradas vitrines dos produtos turísticos brasileiros. É importante a participação dos que desejam manter a visibilidade de seus atrativos e expandir negócios no exterior, considerando que é um excelente momento para fazer contatos comerciais”, disse o presidente.O estande do Brasil é um espaço elaborado para proporcionar as melhores condições de trabalho aos profissionais participantes das feiras, além de ressaltar a essência do Brasil por meio da realização de ações paralelas, tais como palestras, coquetéis, apresentações de produtos, destinos e atrações culturais.O proponente deve preencher a Ficha de Inscrição disponível no portal Visit Brasil www.visitbrasil.com  na área de Trade (link na barra superior do site), seção de Materiais de Apoio/Impressos. É necessário realizar um cadastro para ter acesso à área de Trade do Portal. O pedido de inscrição deve ser feito por meio do preenchimento, assinatura e envio da ficha de inscrição para o endereço inscricao.feiras@embratur.gov.br .Somente serão aceitas fichas de inscrição assinadas e enviadas juntamente com CADASTUR válido. Para o preenchimento das vagas, as inscrições dependerão da análise e da aprovação das áreas técnicas competentes.AGENDA DE FEIRASPara acesso à Agenda de Feiras da Embratur e mais informações sobre cada uma, os interessados podem acessar o site institucional da autarquia: www.embratur.gov.br , na aba “Agenda de Eventos”. Ou ainda no site promocional www.visitbrasil.com  na aba “Trade” (fazer login para acesso) e depois clicar em Agenda > mês a mês.Saiba mais:  http://goo.gl/ZO6dae

    • Notícias

      Festival realizado em Courchevel, na França, premia projeto apoiado pela EmbraturO Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) recebeu mais um prêmio nesta quarta-feira (17), durante o Cristal Festival, um dos mais importantes eventos de comunicação do mundo. Realizado na estação de esqui Courchevel, nos Alpes Franceses, o Festival concedeu ao case “Encuentros en Brasil” o troféu Safira (equivalente a Prata), na categoria de Brand Entertainment & Content , no quesito Best Use or Integration of Music.  Esse é o segundo prêmio internacional que a Embratur recebe este ano pelo “Encuentros en Brasil”, que também foi agraciado na categoria Media, em outro importante festival de propaganda, o El Ojo de Iberoamerica, realizado em Buenos Aires. “Esse prêmio é mais um reconhecimento da eficiência desse projeto, que promoveu juntos o turismo e a cultura nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo. Mesmo após o Mundial, o “Encuentros em Brasil” ainda é lembrado e serve como um case de referência”, destaca o presidente da Embratur, Vicente Neto. Sobre o “Encuentros en Brasil” Criado pela Embratur em conjunto com as agências beGIANT Advertainment e Neogama/BBH, o projeto trouxe seis renomados artistas latino-americanos ao Brasil. Os cantores viveram experiências turísticas, escreveram uma música sobre o País e gravaram um videoclipe em paisagens brasileiras. Os bastidores da viagem foram transformados em uma série de TV, composta por 12 episódios de 30 minutos e exibida em 53 países pela HBO.  O “Encuentros en Brasil” também envolve um álbum com as canções inéditas sobre o País – distribuído em serviços de música como iTunes, GooglePlay, Spotify e Deezer –, um aplicativo mobile e 12 diários de viagem para a web. Cristal Festival Com foco em criatividade e inovação, o evento acontece neste ano, de 16 a 20 de dezembro e recebe cases, palestrantes e espectadores de todo o mundo. O festival também conta com categorias como PR, Digital & Mobile, Design e Marketing Innovation. Assista aos filmes da série “Encuentros en Brasi”l no canal do Youtube da Embratur.

    • Artigos Brasil investe em mídia digital para promover o turismo internacional

      O Brasil vem passando por um amplo processo de exposição midiática gerado pela captação, promoção e realização dos megaeventos. Apesar de atrair um público cada vez mais eclético, pelos diversos perfis de interesse dos eventos esportivos, religiosos, culturais e científicos, as tendências mundiais do segmento turístico vêm sendo insistentemente comprovadas.Uma delas é a crescente utilização das mídias digitais para o planejamento, compra e compartilhamento da experiência de viajar, no caso, do turista estrangeiro que visita o país. Na Europa, por exemplo, 32% dos usuários de internet realizaram compras on-line de viagens de férias neste ano, segundo dados da Eurostat. Há cinco anos, esse índice era de 21%. Ainda segundo a consultoria, 75% das pessoas entre 16 e 74 anos da Comunidade Econômica Europeia usam a internet e, desse total, 59% realizaram algum tipo de compra on-line neste ano.Nesse contexto, é relevante citar que a estratégia e a decisão de investimento nas mídias digitais, inclusive nas ações de promoção do Brasil como destino turístico internacional, ganham, a cada dia, maior relevância no processo de planejamento das organizações públicas e privadas. E com o objetivo de melhorar o bom desempenho, a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) vem ampliando suas ações de comunicação digital nos últimos anos, por meio do lançamento de aplicativos, de publicidade e de produtos e serviços de relações públicas.Um exemplo desse tipo de ação é a plataforma Sunny Days que ficou com o troféu de bronze na categoria melhor uso de mídia interativa, na etapa nacional do prêmio Ampro Globes Award. Criada com base na ideia de que a incidência do sol está diretamente ligada ao bom-humor, a ferramenta calculava quantos dias de sol a pessoa viveu no último ano e a convidava para visitar o Brasil e viver mais dias de sol e felicidade. Os resultados não podiam ser melhores: o site ficou no ar de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014 e em um mês alcançou a marca de 27 mil visualizações, além de ter sido acessado em 90 países diferentes, com destaque para Estados Unidos, França e Reino Unido.O acesso ao Visit Brasil, portal de promoção do Brasil como destino turístico, por sua vez, aumentou 189% no Instagram entre julho e agosto deste ano, quando foram divulgadas fotos de cartões postais de cidades brasileiras feitas pelo russo Murad Osmann. O www.visitbrasil.com, rede social administrada pelo Instituto, divulga o País no exterior e conta, atualmente, com 6.438 “curtidas”.Após a ação, a média de curtidas nas fotos do perfil Visit Brasil subiu de 200 para 600. O fotógrafo russo publicou seis fotos do Brasil. Ao todo, foram mais de 1,2 milhão de interações nas imagens que destacaram os destinos brasileiros. Murad citou o Visit em todas as publicações, além de utilizar as hashtags #visitbrasil e #lovebrazil. Passamos de 2.108 seguidores em julho para 6.438 após a ação.Durante a ação, Murad divulgou o Maracanã, a Praia de Copacabana, o Cristo Redentor, o Rio Amazonas e as Cataratas do Iguaçu. O perfil do fotógrafo possui atualmente mais de 1,6 milhão de seguidores. Sua média é de 150 mil curtidas por foto, tendo algumas imagens batendo a casa dos 200 mil.Aproveitando a Copa do Mundo no Brasil, a Embratur se uniu ao Google para lançar uma campanha inovadora e promover três novos aplicativos nos principais países para o turismo brasileiro. O sucesso da campanha, que utilizava a abrangência e interação do YouTube, trouxe à Embratur um aumento de cinco vezes no volume de downloads dos aplicativos.A campanha se baseou em pesquisas do Google que demostraram que, nos primeiros cinco meses deste ano, a busca por assuntos relacionados ao Brasil foi 20% maior se comparado com o mesmo período de 2013, e dentre estas buscas, 27% foram feitas a partir de aparelhos móveis. Juntando estes fatos, Google e Embratur realizaram de 23 de junho a 23 de julho uma campanha inédita de divulgação dos aplicativos idealizados pelo Instituto para levar ao mundo informações sobre os destinos turísticos brasileiros.Os aplicativos Fellow Trip, Brasil Quest e Brasil Experience Mobile buscavam promover a Marca Brasil e construir uma relação ainda maior com os usuários de cada país. Como foco da campanha, estavam Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Argentina, mercados escolhidos pela quantidade de turistas destes países que já procuravam o Brasil antes da Copa do Mundo.Para a campanha, que visava o download dos aplicativos, foi utilizado, de forma inédita por um anunciante brasileiro, o formato YouTube Mobile App Promotion, que funciona em aparelhos móveis disponibilizando um link direto para que o usuário faça o download do app do cliente após a apresentação de um vídeo. Juntamente com este tipo de formato foi veiculado um vídeo de anúncio de engajamento na Rede de Display do Google voltado para mobile.O Fellow Trip, aplicativo para smartphones voltado para montagem de roteiro de acordo com o perfil do usuário, permitiu, por meio de parceria com o TripAdvisor, ver os reviews de pessoas que já estiveram em locais turísticos, além de compartilhar os roteiros criados por outros usuários.No Brasil Experience Mobile, aplicativo para smartphones, o usuário pode criar sua própria experiência: uma sequência de até 4 fotos com ritmos brasileiros como trilha sonora. Além disso, o viajante pode receber sugestões de roteiro para explorar nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, bem como os atrativos próximos à sua localização ou buscar experiências por meio de palavras-chave e categorias de interesse.Com o crescimento do número de pessoas com acesso à internet e do uso de smartphones e tablets, praticamente incorporado ao dia a dia das pessoas, temos a possibilidade de ampliar nossas ações de comunicação digital, buscando contato de maneira mais direta com diversos públicos interessados em conhecer o Brasil, nossa cultura, nossa gastronomia e nosso povo.Vicente Neto é turismólogo e presidente da Embratur. 

Vídeos

Always