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  • Embratur comemora aumento de contratações temporárias

    Embratur comemora aumento de contratações temporárias

    Pesquisa realizada pela CNC projeta a criação de 35 mil postos de trabalho temporários no setor de Turismo, durante o verãoPesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê a criação de 35,5 mil postos de trabalho temporários no setor de turismo em todo o País, no verão de 2015. O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, comemora o resultado, destacando o favorecimento do setor no País.“De acordo com a CNC, o verão é responsável pela geração de 72% da oferta anual de vagas temporárias no turismo brasileiro. Os dados mostram a importância do Turismo para o fortalecimento da economia do Brasil”, destaca Neto.Segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira (27), o aumento da oferta representa crescimento de 1,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a confederação projeta um aumento de 3,6% na média do salário oferecido aos trabalhadores.O segmento do setor que mais deve abrir postos de trabalho é o de alimentação fora do lar, que inclui bares e restaurantes, e é responsável por mais da metade (53,4%) das vagas criadas, o que equivale a 18,9 mil postos. Em seguida, está o setor de hospedagem (pousadas, hotéis e similares), com 30,7% do total de empregos no turismo, no período, gerando 10,9 mil vagas.Já os que deverão oferecer maiores remunerações são os de transportes (R$ 1.561), serviços culturais (R$ 1.395) e de hospedagem (R$ 1.065). Bares e restaurantes deverão ofertar salário médio de R$ 971. O estudo feito pela CNC traça um perfil da mão de obra no setor de turismo segundo a faixa etária e o grau de instrução, lista os profissionais mais demandados e demonstra como está a ocupação no turismo segundo as regiões geográficas.A pesquisa também traça o perfil do trabalhador no turismo. De acordo com a CNC, o Nordeste ultrapassou a região Sul do país e concentra 15,8% dos empregados no turismo brasileiro, contra 15,1% de seis anos atrás. A região Sudeste ainda concentra mais da metade dos trabalhadores do setor (58,0%). Os dados são de 2013. 

  • Número de voos para o Brasil tem alta de 30,7% em quatro anos

    Número de voos para o Brasil tem alta de 30,7% em quatro anos

    Estados Unidos foi o país com maior número de voos para o nosso País em 2014 e voos que partem da Ásia e Oceania registraram aumento de 87,32%Os Estados Unidos, segunda maior delegação nas Olimpíadas de 2012, foi o país com maior número de voos para o Brasil em 2014. O visitante norte-americano tem a sua disposição 14.573 voos por ano para o Brasil, país que sediará os próximos Jogos Olímpicos, em 2016. De acordo com levantamento da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a oferta de voos internacionais para o Brasil registrou aumento de 30,97% em 2014, em comparação com 2010, período de realização das duas últimas Copa do Mundo.“Os dados mostram oportunidade de crescimento para o turismo internacional brasileiro, com foco nas Olimpíadas de 2016. A aviação é um elemento essencial para a atração de turistas e o Brasil é um destino de longa distância para a maior parte dos principais emissores de turistas no mundo, por isso a importância de se fazer avaliações, pois nos trazem um norte da situação geral”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto.Todos os continentes apresentaram crescimento no período. Além da América do Norte, outro continente com forte incremento na oferta da malha aérea para o País foi a Ásia/Oceania. Entre 2010 e 2014, a região aumentou em 87,32% o número de voos, grande parte em consequência do início da rota diária entre Dubai e Rio de Janeiro operada pela Emirates, a partir de janeiro de 2012.A América Latina continua sendo o continente com maior quantitativo de voos com destino para o Brasil. O número passou de 26.624 em 2010, para 34.107 voos em 2014, representando incremento de 28,10% na malha aérea com nosso País. Na região, ganham destaque Cuba, Equador e República Dominicana, que antes não tinham ligação aérea com o Brasil e passaram a operar voos para o país. No período, Colômbia, Barbados, Panamá e Chile mais do que dobraram a quantidade de voos para o Brasil. Além disso, com 13.817 voos em 2014, a Argentina continua sendo o país da América Latina com maior oferta de voos com destino ao Brasil.

  • Embratur leva estratégia de atuação para Espanha

    Embratur leva estratégia de atuação para Espanha

    Pela 11ª vez consecutiva, o Instituto levará as novidades dos destinos turísticos brasileiros para a FITUR MadriDestinos e produtos brasileiros estarão expostos na 35ª edição da Feira Internacional de Turismo de Madri (FITUR), entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que vai levar 34 coexpositores, entre representantes de estados e do trade turístico, terá como destaque os segmentos Sol e Praia, Cultura, Ecoturismo e Aventura.“Desde 2003, a Embratur participa da feira em Madri, que é um dos mais importantes instrumentos de promoção do Brasil como destino turístico, além de ser uma excelente oportunidade para fortalecer a Marca Brasil no mercado espanhol”, afirmou o presidente da Embratur, Vicente Neto.Entre as ações previstas no estande brasileiro, estão promoção de encontros comerciais entre operadores de emissivo e receptivo; reuniões dos representantes do Instituto com operadores de turismo e companhias aéreas que atuam na Espanha; atividades interativas para público final de marketing digital, atrações culturais e degustação da gastronomia brasileira. Além disso, haverá distribuição de material promocional e brindes.De acordo com a organização do evento, a FITUR vai concentrar a oferta de 9.107 empresas de 165 países e a presença de cerca de 200 mil visitantes de todo o mundo, dos quais 120 mil são profissionais do setor.Atualmente, 38 voos semanais ligam a Espanha ao Brasil, que operam com saídas de Madri e Barcelona. Em 2013, 169.751 mil espanhóis visitaram o País.Game na FeiraDurante a feira, ficará disponível para o público o game “Brasil Quest”, lançado pela Embratur. O jogo tem como inspiração os atrativos turísticos de 12 cidades brasileiras, que aparecem no formato de ilustração ao fundo, enquanto o usuário joga.“O Brasil Quest foi criado para diversificar as formas de promoção turística internacional. O Instituto busca dar uma atenção especial para os meios digitais, que, cada vez mais, são as principais fontes de informação para os turistas estrangeiros. Em 2013, 37% dos visitantes internacionais que vieram ao Brasil buscaram informações na internet”, avalia o presidente. 

  • Gastos de visitantes internacionais em 2014 somaram Us$ 6,914 bilhões, novo recorde

    Gastos de visitantes internacionais em 2014 somaram Us$ 6,914 bilhões, novo recorde

    Impulsionados pelos gastos realizados durante a Copa do Mundo FIFA 2014, as despesas de estrangeiros que vem a turismo no Brasil chegaram a US$ 6,914 bilhões no ano passado, o maior volume nos últimos dez anos, conforme dados divulgados hoje pelo Banco Central. Em dezembro, essas despesas somaram US$ 524 milhões. Na comparação com o desempenho de 2013, o resultado do ano passado representou um crescimento de 3%.Na comparação com outros produtos e serviços que trazem dólares para a economia brasileira, a entrada de divisas com turismo perde apenas para minério de ferro, soja triturada, óleos brutos de petróleo, açúcar em cana e farelo, e resíduos da extração de óleo de soja, conforme dados da balança comercial de 2014, divulgados no começo de janeiro pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.O saldo de quase US$ 7 bilhões no ano passado deixado no País pelos visitantes internacionais gerou, por exemplo, uma receita maior que a exportação de carne de frango (US$ 6,892 bilhões), café cru em grãos (US$ 6,041 bilhões) e automóveis de passageiros (US$ 3,195 bilhões). “Esses números comprovam a importância do turismo para a economia brasileira, gerando empregos e mais renda para a população”, afirmou o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto.Em dez anos, desde 2005, a entrada de divisas por meio do turismo registrou alta de 79%, segundo os dados do Banco Central. Junho e julho do ano passado, meses em que a Copa do Mundo de futebol foi disputada no Brasil, registram gastos mensais recordes dos turistas estrangeiros no Brasil: US$ 797 milhões e US$ 789 milhões, respectivamente. Mais de 1 milhão de visitantes internacionais estiveram no Brasil durante o período da Copa.​ “Os resultados de 2014, confirmam que a cadeia produtiva do turismo nacional e internacional tem amplo potencial para continuar crescendo e se tornar um segmento cada vez mais importante para o desenvolvimento do País. Estamos no caminho  certo e sabemos que, daqui para frente vamos chegar a números ainda melhores até os Jogos Olímpicos de 2016”, conclui Neto. 

  • Embratur lança game no Facebook

    Embratur lança game no Facebook

    O jogo interativo permite que os usuários criem sua própria república A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) lançou o “The Republic of Me”, um game que permite ao usuário do Facebook criar seu próprio país, de acordo com sua preferência e perfil. “O jogo tem o objetivo de gerar interação e engajamento do público na rede social. O Instituto busca dar uma atenção especial para os meios digitais, que, cada vez mais, são as principais fontes de informação para os turistas estrangeiros. Em 2013, 37% dos visitantes internacionais que vieram ao Brasil buscaram informações na internet”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto. Ao acessar a página do Visit Brasil no Facebook, cada participante poderá escolher o símbolo da bandeira, além de selecionar amigos para serem secretários das áreas mais importantes da sua nação, conforme as características mais marcantes de cada amigo, como happy hour, gastronomia e diversão. “Em tom bem descontraído, os usuários podem criar leis e personalizar a moeda de sua república com uma foto de seu rosto, por exemplo”, completou o diretor de Marketing da Embratur, Sérgio Flores. O jogador indica também o principal entretenimento na área do esporte, evento ou música, elegendo a “paixão nacional” do povo. Além disso, tem a opção de criar suas próprias leis e de nomear qual capital brasileira irá receber sua embaixada. No final do game, é gerado um vídeo que pode ser compartilhado no Facebook e que mostra a nação de cada participante. O jogo já está disponível no link: http://on.fb.me/1KCxJH2.

    • Clipping

      MERCADOS E EVENTOS - Embratur: turista de negócios gasta quatro vezes maisO gasto médio diário do turista estrangeiro que visita o Brasil a negócios ou para participar de eventos é de US$ 329,39 por dia, o que representa quatro vezes mais do que o visitante a lazer, que é de US$ 73,77. Os dados foram aferidos na pesquisa “Impacto Econômico Dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil” desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Embratur. A pesquisa foi realizada em 19 eventos internacionais nas cinco regiões do País, entre os meses de abril e setembro deste ano, e ouviu 1.726 participantes.“Com uma permanência média de sete noites, a maioria dos entrevistados informou que pretende retornar – 38,6% em no máximo dois anos. A imagem do país é positiva para 74% e mais, 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro. Essa base quantitativa é muito importante para a Embratur”, destacou o presidente do órgão, Vicente Neto.O estudo mostra que a cidade mais visitada por turistas estrangeiros de Negócios e Eventos é o Rio de Janeiro, com 33,4%, em seguida vem São Paulo (16,4%), Manaus (6%), Foz do Iguaçu (5,8%), Belém (4,4%), Salvador (4,3%). Dos entrevistados, 67,2% estiveram no Brasil pela primeira vez e 60,4% dos que já visitaram o País estiveram aqui por motivo de Negócios e Eventos. As cidades mais visitadas na viagem anterior foram Rio de Janeiro (27,5%), São Paulo (21,6%), Florianópolis (4,9%), Salvador (4,6%) e Foz do Iguaçu (3,6%). “Os turistas que visitaram a cidade de realização do evento pela primeira vez somam 86,7%”, afirmou Neto.Sobre a cidade-sede do evento, 74% dos entrevistados disseram que a imagem é positiva. Sobre a receptividade dos atendentes locais e das pessoas, 92,6% avaliaram como muito boa ou boa.Em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados divulgados em maio pela ICCA , entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54. O ranking divulgado mostra que o país permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas. Veja abaixo o perfil do turista de Negócios e Eventos que visita o Brasil:- 20% são da América do Norte;- 16,2% são da América do Sul;- 23% são da Europa;- 58,6% são homens;- 41,4% são mulheres;- 54,4% dos turistas têm entre 25 e 44 anos;- 97,4% têm nível superior;- 41,9 % têm renda acima de US$ 4.000. Saiba mais: http://zip.net/bcqwwP

    • Notícias

      Pesquisa realizada pela CNC projeta a criação de 35 mil postos de trabalho temporários no setor de Turismo, durante o verãoPesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê a criação de 35,5 mil postos de trabalho temporários no setor de turismo em todo o País, no verão de 2015. O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, comemora o resultado, destacando o favorecimento do setor no País.“De acordo com a CNC, o verão é responsável pela geração de 72% da oferta anual de vagas temporárias no turismo brasileiro. Os dados mostram a importância do Turismo para o fortalecimento da economia do Brasil”, destaca Neto.Segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira (27), o aumento da oferta representa crescimento de 1,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a confederação projeta um aumento de 3,6% na média do salário oferecido aos trabalhadores.O segmento do setor que mais deve abrir postos de trabalho é o de alimentação fora do lar, que inclui bares e restaurantes, e é responsável por mais da metade (53,4%) das vagas criadas, o que equivale a 18,9 mil postos. Em seguida, está o setor de hospedagem (pousadas, hotéis e similares), com 30,7% do total de empregos no turismo, no período, gerando 10,9 mil vagas.Já os que deverão oferecer maiores remunerações são os de transportes (R$ 1.561), serviços culturais (R$ 1.395) e de hospedagem (R$ 1.065). Bares e restaurantes deverão ofertar salário médio de R$ 971. O estudo feito pela CNC traça um perfil da mão de obra no setor de turismo segundo a faixa etária e o grau de instrução, lista os profissionais mais demandados e demonstra como está a ocupação no turismo segundo as regiões geográficas.A pesquisa também traça o perfil do trabalhador no turismo. De acordo com a CNC, o Nordeste ultrapassou a região Sul do país e concentra 15,8% dos empregados no turismo brasileiro, contra 15,1% de seis anos atrás. A região Sudeste ainda concentra mais da metade dos trabalhadores do setor (58,0%). Os dados são de 2013. 

    • Artigos Venha conhecer e se divertir no maior Carnaval do mundo

      Embora o Carnaval seja comemorado também em outros países, em especial aqueles onde a Igreja Católica tem mais tradição, foi no Brasil que essa festa popular encontrou sua maior expressão, ajudando a construir uma cultura nacional. Com quatro dias de duração, a festa do Carnaval acontece 40 dias antes da Páscoa, neste ano a partir de 14 de fevereiro, e termina na quarta-feira de cinzas, o primeiro da Quaresma no calendário cristão ocidental. Embora seja visto por alguns como um acontecimento profano, é um momento de muita diversão e alegria para todos que participam.As comemorações estão espalhadas por todo o País, desde cidades maiores a pequenos vilarejos, mas as festas de maior destaque estão no Rio de Janeiro, com o tradicional desfile das escolas de samba; em São Paulo, cujos primeiros registros são de 1604; em Salvador (Bahia), onde os blocos de matrizes africanas, indígenas, afoxés, samba e reggae levam milhares de pessoas às ruas; e em Recife e Olinda, cidades pernambucanas onde o frevo é o destaque para acompanhar o maior bloco carnavalesco do mundo e os coloridos bonecos gigantes de Olinda, com mais de dois metros de altura. No Rio de Janeiro, cidade de belas praias, uma das características do Carnaval é o envolvimento de moradores das comunidades mais pobres, que fazem essa festa um dos principais acontecimentos do ano. Em dois dias de desfile, as 12 escolas principais passam pelo Sambódromo, uma bonita festa colorida, inúmeros carros alegóricos e passistas fantasiados. E com participação de brasileiros de todos os cantos do País e de todas as classes sociais, além de visitantes de diversas partes do mundo. Mas a diversão também está nos blocos de rua _são mais de 400 no Rio_, onde grupos de amigos, famílias e desconhecidos aproveitam para brincar. Além disso, clubes da cidade costumam organizar eventos mais fechados.Na época do Carnaval, o samba passa ser praticamente a música oficial do Rio de Janeiro (e de outras cidades brasileiras). Numa definição simples, o samba é uma das expressões culturais do Brasil, criado pelos descendentes dos negros que vieram da África escravizados nos séculos XVI e XVII.  Com um ritmo contagiante, o samba, termo de origem africana, é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos, tamborim) e acompanhado por violão e cavaquinho.  E para quem quiser aprender, as quadras das escolas cariocas são um excelente local de visita.Já em Pernambuco, o Galo da Madrugada, criado em 1978 e considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, costuma arrastar mais de 1 milhão de pessoas pelas ruas de Recife, com uma excelente orquestra de frevo e muita diversão, que começa pela manhã e não tem hora para acabar. A menos de 10 quilômetros, a festa se completa em Olinda, onde uma das principais atrações, além das diversas ladeiras dessa cidade-patrimônio da humanidade, são as dezenas de bonecos gigantes, os quais o mais conhecido é O Homem da Meia Noite.Mais ao sul, na Bahia, o Carnaval de Salvador, onde alguns dizem que o samba nasceu, a festa costuma durar mais que os quatro dias tradicionais. E aqui, atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. E as opções de diversão são muitas: nos blocos de rua; nos camarotes organizados por artistas; nas arquibancadas; ou em clubes. Durante o período de Carnaval, mais de 2 milhões de foliões participam da festa. Um dos pontos fortes é o chamado arrastão, no qual trios elétricos comandados por artistas locais, partindo de pontos diferentes, se encontram num ponto da orla da cidade.Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o palco do samba em São Paulo, na região Sudeste do Brasil, acontece no Sambódromo do Anhembi. O desfile do Grupo Especial das escolas de samba acontece na sexta-feira, um dia antes da data oficial de início do Carnaval, e no sábado. A cada ano, mais de 100 mil pessoas acompanham esse desfile, além de outras que se divertem nos clubes e blocos de rua da cidade.Em 2014, segundo pesquisa do Ministério do Turismo, o Carnaval atraiu cerca de 6,6 milhões de turistas, entre brasileiros e estrangeiros, e acrescentou R$ 6,1 bilhões à economia brasileira. De acordo com as estimativas, o Rio de Janeiro foi o estado que mais atraiu turistas durante os dias de festa, especialmente a capital, Búzios, Cabo Frio, Petrópolis, Angra dos Reis e Paraty. A projeção é que 1,2 milhão de turistas tenham visitado a região, o que representou um movimento de R$ 1,1 bilhão na economia.O segundo local mais visitado, conforme a pesquisa, foi São Paulo e seus arredores (Santos, Guarujá, Ubatuba e Ilha Bela), com 960 mil turistas e um acréscimo de R$ 885 milhões na economia. E na terceira posição está Recife e adjacências (Olinda, Cabo e Porto de Galinhas) com 850 mil turistas e R$ 787 milhões. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Evento, o Carnaval em Salvador atraiu 550 mil pessoas, com receita de R$ 1 bilhão. No total, os eventos ligados à essa festa popular geram cerca de 250 mil empregos diretos e indiretos.Como diz uma música do compositor baiano Dorival Caymmi, “o samba da minha terra deixa a gente mole, quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole. Quem não gosta do samba bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé”.Vicente Neto, presidente da Embratur

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