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  • Embratur e Ministério do Turismo presentes na reunião da Anseditur

    Embratur e Ministério do Turismo presentes na reunião da Anseditur

    Anseditur elege novo presidente e discute o desenvolvimento de municípios turísticos frente às políticas públicas para a nova gestão 2015/2017. Na manhã de hoje (31), o ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente da Embratur, Vicente Neto, estiveram presentes na abertura da Assembleia Geral Ordinária da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), em Brasília. Na reunião, Cristiano Rodrigues, secretário da Agência de Turismo de Palmas, foi eleito por aclamação o novo presidente da Associação. Além da eleição, integrantes analisaram perspectivas de trabalhos e de desenvolvimento dos municípios turísticos frente às políticas públicas para a nova gestão 2015/2017.  O ministro do Turismo, Vinicius Lages, lembrou que a economia do turismo no País corresponde a 3,7% do PIB brasileiro. “Estamos vendo o fortalecimento do setor. O turismo é, hoje, o sexto item da pauta de exportações com geração de quase US$ 7 bilhões em divisas só no ano passado”, afirmou. “Queremos o turismo com uma força ainda maior na agenda econômica do País. O Brasil está agora com uma grande janela olímpica de oportunidades e sei que além dos destinos indutores, todos os municípios podem se aproveitar disso muito bem, inclusive nos locais onde a tocha olímpica irá passar”, ressaltou ele.  “As alianças que estão sendo construídas em prol do setor são essenciais para o crescimento e desenvolvimento do mesmo. O ministro tem colocado o turismo na pauta prioritária do governo”, disse Vicente Neto. “A Anseditur tem apontado para nós o caminho que deve ser trilhado e nos tem trazido esse retorno. Isso é muito importante para ampliar nossos horizontes. Parabéns pelo trabalho e pela organização da Anseditur”, concluiu ele.  O até então presidente da Anseditur e secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, destacou durante abertura a parceria com o Ministério do Turismo e Embratur no fortalecimento da entidade. “O momento agora é de fortalecimento da entidade e representa a integração entre os destinos turísticos brasileiros, oportunizando suas participações nas elaborações de políticas públicas nacionais”, reforçou ele. Desde o dia 6 de novembro de 2014, na cidade de Gramado, foi aprovada a mudança do Estatuto da Anseditur onde todos os municípios turísticos brasileiros podem ser associados da entidade.   Cristiano Rodrigues - novo presidente da AnsediturCristiano Rodrigues desde 2000 atua no turismo e uma das metas estipuladas para nova gestão é o fortalecimento institucional da entidade junto ao Ministério do Turismo e da Embratur, dando continuidade às  ações dos presidentes anteriores.De acordo com a Anseditur, o novo presidente também tem como objetivo ampliar o quadro de associados da entidade para dar mais representatividade aos municípios turísticos brasileiros, centralizar e estabelecer a sede da entidade na capital federal dando estrutura para que os associados tenham ponto de apoio institucional na melhoria dos seus municípios. Para o vice-presidente da entidade e secretário de Balneário de Camboriú (SC), Ademar Schneider, o mais importante é a representatividade de todas as regiões do Brasil e a motivação de construir o turismo nacional.  

  • Embratur promove turismo de luxo na França

    Embratur promove turismo de luxo na França

    Com foco nos cruzeiros de luxo, workshop capacitou 20 agentes especializados no segmento Para apoiar a comercialização dos segmentos turísticos no Brasil e potencializar a vinda de turistas franceses, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou, no último dia 24 de março, um workshop exclusivo de Brasil para capacitar os 20 melhores agentes de viagens da operadora Compagnie du Ponant, cuja clientela gasta em média de 5 mil euros em viagem pessoal. “Promover o Brasil por meio dos segmentos e nichos é uma estratégia do Instituto para diversificar a oferta turística no mercado internacional”, explica Vicente Neto, presidente da Embratur A operadora comercializa cruzeiros de luxo e possui roteiros que passarão pelo Brasil em 2016. Durante o evento foram apresentados os destinos brasileiros promovidos pela Embratur. “Foi uma oportunidade exclusiva de mostrar o leque de destinos brasileiros para cruzeiros de luxo e reforçar a capacidade do País para atender com qualidade as demandas de turistas desse perfil. Os agentes se mostraram interessados pelo destino e pela diversidade cultural que o Brasil pode oferecer além das praias e natureza mundialmente famosas”, explicou Bruno Giovanni dos Reis, coordenador de Mercados Europeus da Embratur. Segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo 2014 – Ano base 2013 – do Ministério do Turismo (MTur), a França é o terceiro entre os países do continente europeu que mais emitem turistas para o Brasil, tendo enviado mais de 224mil visitantes em 2013.     

  • ITB Berlim 2015: Expectativa de negócio superior a R$ 32 milhões

    ITB Berlim 2015: Expectativa de negócio superior a R$ 32 milhões

    Mais de dois mil contatos foram feitos entre o trade nacional e os compradores internacionais durante cinco dias de realização da feira A participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) na 49ª ITB Belim, na Alemanha (04 a 08 de março último) contou com a presença de setenta coexpositores entre parceiros institucionais e privados, e como resultado disso, a expectativa de negócios feitos durante a feira foi superior a R$ 32 milhões para os próximos 12 meses. Durante os três primeiros dias que são destinados aos profissionais do setor, integrantes do trade brasileiro realizaram reuniões com compradores internacionais em um espaço da Embratur, no estande do Brasil. “Em poucos dias, os coexpositores realizaram 2.283 contatos. A feira ITB é uma plataforma que possibilita uma grande aproximação com contatos diferenciados para estabelecimento de parcerias e de realização de negócios”, disse Vicente Neto, presidente do Instituto que esteve presente na ITB, acompanhado pelo ex-jogador Cafu. A feira contou ainda com a presença do ministro de Turismo, Vinicius Lages. Os resultados das reuniões de negócios superaram em 20 vezes o investimento total feito pela Embratur na ITB Berlim. “É um retorno muito positivo, inúmeras parcerias foram concretizadas, conseguimos fortalecer a inserção de novos produtos e apoiar a comercialização do Brasil”, ressaltou o presidente da Embratur. O Instituto levou para feira a diversificação de produtos turísticos dos segmentos de Ecoturismo e Aventura, LGBT, Cultura e Sol e Praia. O estande do Brasil contou com atrações culturais, interação com o público por meio das ferramentas de comunicação digital, agenda com imprensa internacional e ação com blogueiros para promoção do Brasil. O destaque foi a aproximação do Brasil por meio da Embratur com a operadores de turismo interessados na comercialização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. “Aproveitamos bem o momento em que vive o Brasil demonstrando a grande diversidade brasileira, enfatizando a excelência em sediar megaeventos, inserindo o País como destino de negócios e eventos no mundo”, finalizou Vicente Neto.

  • Atenção: ultimo dia de inscrição para participar da FIEXPO 2015

    Atenção: ultimo dia de inscrição para participar da FIEXPO 2015

    Feira internacional acontece no início de junho em Lima, no Peru O trade interessado em participar como coexpositor do estande da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) na FIEXPO (Feria Internacional Del Mercado de Reuniones e Incentivos de America Latina y el Caribe), que acontecerá de 01 a 03 de junho em Lima, no Peru, pode se inscrever até amanhã (27 de março).  O evento é voltado à promoção da infraestrutura e oferta de serviços relacionados ao segmento de negócios, eventos e incentivos na América do Sul e Central, Caribe e México. Reúne os principais destinos dos territórios relacionados e por isso é considerada uma mostra consistente, capaz de demonstrar o potencial e a capacidade da região para a execução de eventos internacionais. O formato da FIEXPO é caracterizado por encontros pré-agendados.  Os expositores contarão com, no mínimo, seis reuniões diárias com compradores internacionais considerados profissionais qualificados. Poderão, também, agendar suas próprias reuniões com representantes de associações profissionais internacionais que organizam congressos de caráter itinerante e periódico. Ou seja, a feira é uma importante oportunidade de captar eventos.  Como se inscrever  Para participar da feira é necessário enviar e-mail para: inscricao.feiras@embratur.gov.br , ter o registro de cadastro atualizado no Cadastur, além de ficha de inscrição preenchida e assinada. Para o preenchimento das vagas, as inscrições dependerão da análise e da aprovação das áreas técnicas competentes da Embratur e da disponibilidade de postos de trabalho nos estandes do Brasil.

  • Bem-vindos vizinhos

    Bem-vindos vizinhos

    Uruguaios descobrem novos destinos brasileiros e invadirão o País nos feriados de 2015 Cada vez mais apaixonados pelo Brasil, os uruguaios têm escolhido novos destinos brasileiros para visitar e aproveitar os feriados de 2015. Dados da operadora BNTour, do Uruguai, divulgados pelo jornal El Observador, mostram que a venda de pacotes para passar a Semana Santa no Brasil cresceu 20% em comparação com o ano de 2014, sendo a maioria para destinos do Norte e do Nordeste brasileiro. A quantidade de feriados em 2015 potencializa a vinda de uruguaios, já que, segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo – 2014 do Ministério do Turismo (Mtur), a maioria viaja a lazer para o Brasil (75%), fica quase oito noites no País e gasta uma média de US$ 74,16/dia. Já a escolha por novos destinos do Brasil é fruto do intenso trabalho que vem sendo feito pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e demais órgãos de turismo governamentais para divulgar a diversidade brasileira. “Somos um destino tradicional para o Uruguai, que é hoje o 5º país que mais emite turistas para o Brasil, mas eles normalmente não passavam de Santa Catarina. Hoje, com ações promocionais divulgando novos produtos turísticos, articulações para ampliar a malha aérea, e melhoria das nossas estradas, os uruguaios passam a buscar novos destinos, nas cinco regiões do País, utilizando diversas formas de acesso”, explica Vicente Neto, presidente da Embratur. Foco no mercado – A preferência dos uruguaios pelo Brasil também foi confirmada na pesquisa realizada pela revista “Búsqueda”, em 2014. O estudo revelou que 42% dos nossos vizinhos do sul consideram o Brasil o país mais amigo dos uruguaios, enquanto outros países da América Latina ficaram em posição bem abaixo na pesquisa, como o caso da Argentina (15%), Venezuela (8%), Chile (3%) e Paraguai (3%). Dados do Mtur mostram que, dos quase 300 mil turistas uruguaios recebidos em 2013 (número que corresponde a 10% da população do Uruguai), a maioria (87,3%) já veio para o País outras vezes e 99,2% revelaram ter a intenção de retornar. Essa preferência dos uruguaios pelo destino Brasil traz a necessidade de diversificar a oferta brasileira. Para isso, a Embratur está trabalhando um calendário especial de ações no Uruguai, com realizações de workshops com o trade turístico, press trips com jornalistas de veículos influentes, campanhas publicitárias e ações digitais durante todo o ano de 2015, já que a maior parte dos uruguaios utilizou a internet como fonte de informação (49,1%) para planejar a viagem, segundo Anuário do Mtur.

  • Embratur participa do Fórum Panrotas

    Embratur participa do Fórum Panrotas

    Evento discute as tendências e os desafios para o setor de turismo no Brasil e no mundoO presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, participou na manha de hoje da abertura do 13º Fórum Panrotas  - Tendências do Turismo -, em São Paulo. O fórum, que debate os rumos do setor turístico, reuniu formadores de opinião, secretários estaduais e municipais de Turismo e profissionais do trade nacional e internacional. O ministro do Turismo, Vinicius Lages, teve uma participação diferente na abertura do evento. No lugar das tradicionais palestras, Lages foi entrevistado pela secretária estadual de Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, que lhe perguntou sobre a imagem do Brasil como destino turístico depois da Copa do Mundo. Lages falou sobre a importância que a Copa teve na promoção do Brasil e lembrou que o País tem outra grande janela de exposição com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016. "Vamos receber atletas de 205 países e mais de 30 mil jornalistas de todo o mundo, temos que aproveitar essa oportunidade para alavancar de vez a imagem do Brasil como um destino  turístico. Quem vier, irá se surpreender", afirmou o ministro.A Embratur, em parceria com o Ministério do Esporte,  está preparando uma segunda fase do Goal to Brasil,  para divulgar os destinos e produtos turísticos brasileiros no exterior visando as Olimpíadas de 2016. "As ações preparadas pelo Instituto irão reunir promoção turística e rodadas de negócio, reafirmando a vocação econômica do setor turístico", disse o presidente da Embratur, Vicente Neto.Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), em 2014, o número de viajantes internacionais cresceu 4,7% em relação ao ano anterior e ultrapassou a marca de 1,1 bilhão de chegadas. Para este ano, a OMT projeta crescimento entre 3% e 4%. As Américas tiveram o maior crescimento percentual, chegando a 7%. "Esses dados mostram que a estratégia da Embratur, de concentrar suas ações nos países vizinhos, está no caminho certo", ressalta Neto.Dados do Ministério do Turismo mostram ainda que o turismo interno brasileiro também está aquecido. Em 2014, foram 206 milhões de viagens pelo Brasil. Pesquisa da FGV em parceria com o Ministério aponta que 80,2% dos brasileiros que viajarão neste ano, pretendem conhecer melhor o próprio País. O Fórum Panrotas continua nesta quarta-feira com debates sobre os desafios e novos caminhos para a comercialização de viagens on-line e off-line, os novos modelos de negócios, tendências na área de comunicação, marketing e empreendedorismo. "Queremos fazer um evento de sucesso, no qual os participantes possam estar em contato com opiniões e informações sobre as principais tendências do setor", enfatizou Guillermo Alcorta, presidente do Panrotas. Nesta edição do Fórum, a Bahia é o destino patrono do evento. O assessor especial da presidência da Embratur, Walter Ferreira, e  diretor de Produtos e Destinos, Marco Lomanto, também participam do Fórum Panrotas.  

    • Clipping

      PANROTAS - Cinco outras cidades receberão jogos durante Rio 2016Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo. Estas serão as cinco cidades que receberão, junto com Rio de Janeiro, partidas de futebol durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O martelo foi batido ontem durante reunião do Comitê Olímpico da Fifa.Para o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vicente Neto (foto), a ampliação da Olimpíada para mais cinco destinos brasileiros fortalece a divulgação da variedade de opções de atrativos turísticos do País e reforça a capacidade do Brasil de receber turistas em suas cinco regiões.“É enriquecedor para os Jogos Olímpicos, e também para a promoção do Brasil, ampliar o leque de destinos a serem visitados pelos turistas durante o evento esportivo. Todas as cidades escolhidas já comprovaram, durante a Copa, que são extremamente capazes de receber bem um grande número de visitantes. Além disso, elas são ricas culturalmente e com uma gama imensa de produtos turísticos tipicamente brasileiros”, explica Neto.Saiba mais: http://bit.ly/1BxSN9j

    • Notícias Seis cidades confirmadas como sede do futebol olímpico

      Ao todo, sete estádios serão usados para receber os jogos de futebol masculino e femininoEstá confirmado. Além do Rio de Janeiro, outras cinco cidades brasileiras serão palco dos jogos olímpicos de 2016 recebendo as partidas de futebol masculino e feminino. Os 58 jogos serão disputados em Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Estádio Mané Garrincha), Manaus (Arena Amazônia), Rio de Janeiro (Maracanã e Estádio Olímpico), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Corinthians), completando seis cidades e sete estádios.O anuncio oficial foi feito nesta segunda-feira (16) em Zurique, na Suíça, após reunião do Comitê Olímpico da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Para o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, a ampliação da Olimpíada para mais cinco destinos brasileiros fortalece a divulgação da variedade de opções de atrativos turísticos do País e reforça a capacidade do Brasil de receber turistas em suas cinco regiões.“É enriquecedor para os Jogos Olímpicos, e também para a promoção do Brasil,  ampliar o leque de destinos a serem visitados pelos turistas durante o evento esportivo. Todas as cidades escolhidas  já comprovaram, durante a Copa, que são extremamente capazes de receber bem um grande número de visitantes. Além disso, elas são ricas culturalmente e com uma gama imensa de produtos turísticos tipicamente brasileiros”, explica Neto.As cidades escolhidas já sediaram jogos de futebol na Copa do Mundo FIFA de 2014. A expectativa é que o sucesso do mundial de futebol se repita e que mais estrangeiros descubram e se encantem pela hospitalidade do povo brasileiro e reforcem o Brasil como um importante destino turístico.O futebol na Olímpiada - Ao todo, 16 seleções vão disputar o campeonato masculino e 12, o feminino. Até agora, o Brasil está classificado como país anfitrião nas duas modalidades, junto com a Argentina para o torneio masculino, e a Colômbia para o feminino. As demais vagas serão definidas por meio de torneios classificatórios continentais até abril de 2016.A competição olímpica masculina começa no dia 4 de agosto com final no dia 20 de agosto no Maracanã. Os times serão divididos em 4 chaves e contarão com jogadores de até 23 ano.Já no torneio feminino, a competição começa no dia 3 de agosto e as campeãs serão conhecidas no dia 19 de agosto, no Maracanã. As 12 seleções serão divididas em três grupos e não há restrição de idade para as jogadoras.  

    • Artigos Cultura indígena, mais uma manifestação da diversidade do Brasil

      No ano passado, durante o período da Copa do Mundo FIFA, os estrangeiros que vieram conhecer o Brasil passearam por mais de 400 cidades, além dos 12 locais que serviram de sede para o mundial de futebol. Desde que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) vem usando os grandes eventos esportivos para promover o País como destino turístico, a realização da Copa foi a que teve maior repercussão mundial. Mas temos ainda pela frente dois eventos importantes para essa estratégia, a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em setembro desse ano, e os Jogos Olímpicos, em 2016.Menos conhecido que as Olimpíadas, a competição dos povos indígenas nos dará a oportunidade de mostrar para o mundo mais uma característica já conhecida do povo brasileiro: nossa grande diversidade cultural e, para quem gosta de viajar, destinos poucos conhecidos, que podem ser explorados nas áreas de ecoturismo e aventura. Com participação prevista de 2.300 indígenas e delegações de pelo menos 25 países, total confirmado até o momento, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas acontecerão de 15 a 27 de setembro em Palmas, em Tocantins, Estado localizado a cerca de 800 quilômetros ao norte de Brasília, capital do Brasil.Entre turistas brasileiros e visitantes internacionais, são esperadas 10 mil pessoas em Palmas durante os jogos. A realização da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas segue uma recomendação de lideranças indígenas de diversos países feita durante a Conferência Rio+20, que aconteceu em 2012 no Rio de Janeiro. Um dos motivos que contribuiu para a escolha do Brasil como sede do primeiro evento foi o fato de representantes de 16 países terem participado, em novembro de 2013, dos XII Jogos dos Povos Indígenas, em Cuiabá (MT). Antes dos jogos, acontecerá o Festival Internacional Artístico das Culturas Indígenas, entre os 15 e 17 de setembro.Arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, canoagem, corrida de tora, natação, futebol, lutas corporais exikunahati (futebol de cabeça) estão entre as modalidades previstas para os jogos indígenas. Tendo como lema que, em 2015, somos todos indígenas, a competição contará com a presença de povos da Austrália, Japão, Noruega, Rússia, China e Filipinas, além dos indígenas das Américas. O sucesso desse evento, coordenado pelo Comitê Intertribal, Prefeitura de Palmas e Ministério do Esporte, com o apoio da Embratur, se converterá em importante promoção internacional do País, com resultados positivos para a imagem do Brasil e tem grande perspectiva de inserção de destinos turísticos do Estado do Tocantins e de outras regiões brasileiras, em especial nos segmentos de ecoturismo e turismo de aventura.Vicente Neto, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo)

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